Matemática

Matemática na BNCC: Álgebra no Fundamental 1

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Esse curso faz parte da trilha de cursos “Intensivo de Matemática na BNCC”, de 20h e com 5 cursos. Aproveite preços especiais!

Saiba mais sobre a trilha

Por Sandra Amorin,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A álgebra é uma das unidades temáticas que, com a chegada da BNCC, passam a estar presentes desde o início do Ensino Fundamental. A novidade despertou inquietações entre os educadores que trabalham nesse segmento: como ensinar algo sobre o qual não tenho conhecimento? Do que trata a álgebra? Qual a intencionalidade de se trabalhar com esse tema logo no início da escolarização dos estudantes? Qual a importância deste conhecimento nessa fase? Neste curso, vamos discutir a inserção do pensamento algébrico nos anos iniciais e suas potencialidades para auxiliar na aprendizagem de conceitos mais elaborados, presentes na BNCC dos anos finais do Ensino Fundamental. 

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Compreender o significado do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC;
  • Familiarizar-se com ideas fundamentais da álgebra: a igualdade como equivalência, padrões, regularidades e generalizações.

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O que é pensamento algébrico?
  • Etapa 3 Padrões, regularidades e generalizações
  • Etapa 4 Igualdade e equivalência
  • Etapa 5 Exemplo de aula
  • Etapa 6 Sistematização
  • Etapa 7 Atividade Final
  • Etapa 8 Atividade extra (opcional)
  • Etapa 9 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 10 Conclusão e certificado

Sobre o autor

Sandra Amorin

Sandra Amorin

Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o corpo docente da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ministrando aulas no curso de Pedagogia, e também faz parte da equipe de formadores do Mathema. Colaborou com o Time de Autores dos planos de aula Nova Escola como especialista da área de álgebra. Além disso, atuou por mais 15 anos como professora de Matemática na rede estadual de São Paulo em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Sobre os APOIADORES: