COMBO VALE MAIS

Especial Jogos

Jogos de Língua Portuguesa, Matemática e História para dinâmicas em sala de aula

100% Grátis

Começar agora

o curso Especial Jogos

  • 4 cursos com até 40 horas cada
  • 120 dias para conclusão
  • 3236 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Fundamental I

Sobre o curso

O Combo de Especial Só Jogos une quatro cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de texto ou leitura. Para os alunos, são envolventes, desafiadores, uma prática social bem-vinda na escola e uma forma de adquirirem habilidades e competências na Língua Portuguesa

Curso 02: Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental I

Você vai aprender como fazer para um trabalho com jogos com base no planejamento de aula, proposto pelo professor Fernando Barnabé, que leva em conta as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Curso 03: Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental I

Neste segundo curso, o professor Fernando Barnabé traz novos exemplos de jogos para o ensino da matemática. Você vai entender o que deve ser considerado na escolha de um jogo e como ele pode ser um recurso eficiente e potencializador, capaz de desenvolver as habilidades propostas na BNCC e também vai conhecer as relações entre Matemática e outras áreas do conhecimento

Curso 04: Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC

O curso ajudará os educadores a planejar aulas de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC com um método de três etapas: contextualização (aproxima a habilidade ou competência da realidade da turma); problematização (insere práticas que utilizam fontes históricas para a análise dos alunos); e sistematização (o aluno aplica o que aprendeu e é avaliado).

A metodologia contempla pontos importantes da Base, como o trabalho com fontes e a “atitude historiadora”. Além disso, será explorado como avaliar se as práticas estão sendo eficazes

O que você vai aprender

  • Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
    40 horas
  • Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1
    10 horas
  • Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1
    10 horas
  • Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC
    30 horas
Certificados de 10h à 40h!
Começar agora

a trilhas Especial Jogos

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, etc
  • Ferramentas Textos e Jogos em PPT e PDF para aplicar em sala de aula

Sobre os autores

Maria Grembecki

Pedagoga, especialista em Alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz, colaboradora do Laboratório de Educação e coordenadora da Escola de Educadores. Maria formou-se em 2000 em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Entre 1996 e 2008, trabalhou como professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizou formação de professores e coordenadores e participou da produção de diversos materiais sobre educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura.

Sheila Cristina da Silva Barros

Professora das redes municipais de ensino de Recife e de Jaboatão dos Guararapes (PE). Sheila atua no ciclo de alfabetização do município de Jaboatão e como professora mediadora no processo de formação de professores pela rede de ensino de Recife. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), com especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011).

Telma Ferraz Leal

Pós-Doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) Telma é pesquisadora de produtividade do CNPq. Na UFPE, ela orienta dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem e desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Concluiu seu doutorado em Psicologia na mesma universidade.

Fabrício Ferreira

Professor da rede estadual de São Paulo, mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola e mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Fabrício foi professor formador do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ele também se especializou em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela Unesp e se licenciou em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (SP). Atua como professor dessa mesma instituição, nos cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia, e do Centro Universitário Unifafibe, no curso de Pedagogia.

Fernando Barnabé

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, autor de cursos e materiais de ensino, e formador de professores. Fernando é licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Atualmente, ele também é especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola.

Jair Ferreira

Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Especial Jogos

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo