COMBO VALE MAIS

Alfabetização e Jogos

Conteúdos sobre alfabetização na prática, metodologias ativas e jogos!

100% Grátis

  • Até 40 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • 4815 cursistas
  • Curso com Certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Fundamental I

Sobre o curso

O Combo de Alfabetização e Jogos une três cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Alfabetização na prática: tudo é uma questão de método?

Como superar o desafio de alfabetizar todas as crianças da sua turma? Será que existe um método infalível ou o melhor mesmo é não ter método? Este curso, inspirado na reportagem de capa da revista Nova Escola de junho/julho de 2019, mostra que nem uma coisa, nem outra, é verdadeira.

A partir de referenciais teóricos e das experiências reais de uma professora da rede pública de São Paulo, a formadora Maria José Nóbrega traça os caminhos para uma prática eficaz e faz uma reflexão sobre as recentes mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Curso 02: Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa

Este curso tem a intenção de mostrar às professoras e professores a importância do planejamento intencional dos espaços na sala de referência das crianças de forma a garantir que elas, efetivamente, tenham contemplados os seus direitos de aprendizagem propostos na BNCC.

Primeiramente serão apresentados os direitos de aprendizagem da BNCC relacionando-os com a organização dos espaços de trabalho das crianças. Posteriormente, será apresentada a proposta de organização da sala por meio de ateliês.

Curso 03: Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de texto ou leitura. Para os alunos, são envolventes, desafiadores, uma prática social bem-vinda na escola e uma forma de adquirirem habilidades e competências na Língua Portuguesa.

Objetivos de aprendizagem:

- Conhecer uma experiência bem sucedida de alfabetização
- Entender qual o papel dos métodos nas políticas de alfabetização
- Refletir sobre as mudanças indicadas na BNCC
- Compreender a importância do uso de jogos na alfabetização das crianças; - Relacionar jogos aos objetivos de aprendizagem a que se propõem;
- Analisar, selecionar e criar jogos que colaborem com aprendizagens das crianças sobre aspectos da linguagem e que utilizem a linguagem para argumentar, comunicar etc.

O que você vai aprender

  • Alfabetização na prática: tudo é uma questão de método?
    30 horas
  • Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa
    30 horas
  • Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
    40 horas

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Maria José Nóbrega

Maria José Nobrega, formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao Ministério da Educação, à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos e professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.

Rosilene Nucci da Silva

Rosilene Nucci, professora de Ensino Fundamental 1 da EMEF M' Boi Mirim II, em São Paulo, e ex-formadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do Ministério da Educação (MEC).

Mara Mansani

Professora da rede estadual de Educação em Sorocaba (SP) e da rede municipal de Salto de Pirapora (SP). Colunista do blog de Alfabetização da Nova Escola. Membro do comitê consultivo da iniciativa “Profissão Docente”, da organização Todos pela Educação. Mara é formada em Magistério em nível Médio e Normal Superior. Ela já lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, a autora teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro Muda o mundo, Raimundo. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto "Escrevendo com Lengalenga". Em 2018 e 2019, foi formadora de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, com destaque na alfabetização. Nesse mesmo período, também coordenou o núcleo de Sorocaba da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann.

Maria Grembecki

Pedagoga, especialista em Alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz, colaboradora do Laboratório de Educação e coordenadora da Escola de Educadores. Maria formou-se em 2000 em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Entre 1996 e 2008, trabalhou como professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizou formação de professores e coordenadores e participou da produção de diversos materiais sobre educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura.

Sheila Cristina da Silva Barros

Professora das redes municipais de ensino de Recife e de Jaboatão dos Guararapes (PE). Sheila atua no ciclo de alfabetização do município de Jaboatão e como professora mediadora no processo de formação de professores pela rede de ensino de Recife. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), com especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011).

Telma Ferraz Leal

Pós-Doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) Telma é pesquisadora de produtividade do CNPq. Na UFPE, ela orienta dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem e desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Concluiu seu doutorado em Psicologia na mesma universidade.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Alfabetização e Jogos

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo