Curso Avulso
Práticas de Alfabetização para contexto presencial, remoto e híbrido
Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis
- 30 horas
- 4 meses para concluir
- 4925 cursistas
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
A quem se destina
Professores do Ensino Fundamental I
Sobre o curso
Olá cursista!
Como atender às demandas de alfabetização em diferentes contextos e desenvolver as habilidades essenciais dessa etapa? O que fazer com os resultados de avaliações diagnósticas que apontam acentuado desnível de aprendizagem entre os alunos? Como pensar no ciclo de alfabetização durante a transição nas primeiras etapas da Educação Básica? Como e quando fazer o acompanhamento dos alunos? Como receber os alunos do Ciclo de Alfabetização após tanto tempo de aulas remotas?
O curso Práticas de Alfabetização para contexto presencial, remoto e híbrido tem como objetivo responder a essas e outras questões que permeiam a realidade de professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia e o retorno gradual às escolas.
O nosso objetivo é tentar entender como o cenário da pandemia afetou o desenvolvimento emocional dos alunos e educadores; conhecer experiências coletadas na prática; e ver ferramentas e exemplos de propostas pedagógicas que podem auxiliar no diagnóstico e acompanhamento das turmas.
Voltado a todos os docentes que atuam em turmas nas quais os alunos estão em processo de aprendizagem do sistema de escrita, o programa leva em conta as premissas relacionadas à alfabetização indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta situações didáticas baseadas em exemplos do cotidiano escolar.
O conteúdo é assinado pela educadora Mara Mansani, que atua como alfabetizadora e formadora há mais de 30 anos. Ao longo das etapas, os participantes poderão conhecer o contexto atual da alfabetização na Educação Básica; entender como o cenário de pandemia afetou o desenvolvimento emocional dos alunos e educadores; conhecer experiências coletadas na prática; e ver ferramentas e exemplos de prática que podem auxiliar no diagnóstico e acompanhamento das turmas.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final deste curso, os educadores participantes sejam capazes de:
- identificar as habilidades prioritárias do Ciclo de Alfabetização;
- compreender como utilizar os resultados das avaliações diagnósticas como dados importantes para a construção das propostas com foco no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita;
- reconhecer estratégias para lidar com turmas acentuadamente heterogêneas;
- identificar diferentes modalidades organizativas e entender como utilizá-las a favor da aprendizagem;
- elaborar adaptações das atividades para os formatos de ensino presencial, remoto e híbrido.
Nos cursos da Nova Escola, você encontra materiais voltados para a prática de sala de aula, levamos em conta os parâmetros de alfabetização indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentamos situações didáticas baseadas em exemplos do cotidiano escolar.
O que você vai aprender
- Introdução
- Conheça o percurso formativo e a autora
Como você aprende
- Na prática O curso apresenta dados do cenário atual e oferece recomendações para o desenvolvimento das aprendizagens relacionadas ao sistema de escrita alfabética de crianças em diferentes contextos (presencial, remoto e híbrido).
- Materiais extras Exemplos de planejamento de aulas sobre alfabetização, além de sugestões de vídeos, livros, jogos e artigos sobre os temas.
- Acervo nova escola Reportagens, vídeos e cursos de Nova Escola sobre alfabetização.