Curso Avulso

[São Paulo] Material educacional de Educação Infantil alinhado ao Currículo Paulista: Como usá-lo para promover boas experiências

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

100% Grátis

  • 30 horas
  • Tempo indeterminado
  • 9708 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professor de Educação Infantil, Professor Coordenador de instituições de Educação Infantil, Diretor

Sobre o curso

Neste curso você aprenderá a utilizar o Material Educacional Nova Escola para planejar atividades alinhadas ao Currículo Paulista para a Educação Infantil. O curso está organizado em três unidades. Na primeira, você estudará o Material para conhecer as premissas pedagógicas que o norteiam e identificar como elas aparecem nas atividades propostas. Na segunda, você irá compreender aspectos do Material para fazer bom uso dele na sua prática de planejamento e atuação com as crianças. Para finalizar, na terceira unidade você irá reconhecer, nas práticas descritas no Material, as principais ações docentes que apoiam a aprendizagem das crianças, compreendendo como utilizá-las no dia a dia. Para começar o curso, clique em “Começar estudos”.

Objetivos de aprendizagem: Fazer bom uso do caderno do professor no planejamento das atividades e vivências significativas para bebês e crianças, considerando as premissas do Material Educacional Nova Escola.

O que você vai aprender

  • Entenda o percurso

Como você aprende

  • Mobilização dos conhecimentos Nessa parte do módulo as discussões te levarão a refletir sobre o tema, mobilizando seus conhecimentos prévios e colocando em xeque suas práticas cotidianas.
  • Negociação dos sentidos Nessa parte do módulo as discussões te levarão a construir novos sentidos sobre o tema, sendo apresentados a referências que confrontam ou confirmam as concepções colocadas em xeque na mobilização dos conhecimentos.
  • Mão na massa Nessa parte do módulo as discussões te levarão a utilizar as referências apresentadas e o Material Educacional Nova Escola para construir novos conhecimentos, práticas ou procedimentos, visando a qualificação das práticas com o material educacional.
  • Sistematização Nessa parte do módulo as discussões te levarão a sistematizar suas aprendizagens conectando as referências apresentadas na negociação dos sentidos aos produtos gerados no mão na massa, lapidando e fortalecendo os saberes construídos.
  • Atividades práticas Por meio de tematização de práticas e de planejamentos, análise de imagem ou vídeos, estudo de casos, etc, você vai refletir e colocar a mão na massa utilizando o Caderno do Professor como apoio ao seu planejamento e como recurso para o seu fazer docente.
  • Vídeo-aulas Por meio de vídeos dos formadores, que também participaram da autoria do Material Educacional Nova Escola, você poderá receber devolutivas das atividades, comparar e refletir sobre as questões apresentadas e consolidar conhecimentos.
  • Acervo Nova Escola Por meio de materiais e recursos diversificados como podcasts, vídeos e textos do acervo na Nova Escola, bem como a indicação de leituras complementares, você poderá aprofundar suas reflexões e fazer uso do material educacional amparado por referências contemporâneas sobre a Educação Infantil.

Sobre os autores

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Bauru (SP). Evandro também tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site da Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Nilcileni Brambilla

Professora, diretora e coordenadora técnico-pedagógica na Secretaria de Educação, do Espírito Santo. Formadora, produtora e revisora de material audiovisual e didático-pedagógico para profissionais da Educação Infantil. Nilcilene é Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Secretaria de Educação de Venda Nova do Imigrante (ES), na formação de formadores de professores e de gestores escolares e no registro da proposta curricular municipal para a Educação Infantil com foco na gestão educacional. Em 2020, foi produtora das trilhas de aprendizagem para crianças pequenas da Carinos Brasil. É formadora de professores, gestores e equipe técnica de secretarias pela Avante. Criou e adaptou planos de atividades para o contexto remoto, foi revisora técnica e produziu cursos autoinstrucionais sobre o Material Educacional da Educação Infantil da Nova Escola para os estados de São Paulo e Ceará. É mentora e formadora do Time de Formadores de Nova Escola.

Vládia Freire

Mentora do Time de Autores dos planos de atividade da Educação Infantil Nova Escola. Pedagoga, licenciada para o magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com área de aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UFPB). Vládia também é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNINTER), mestre em Educação (UFRN)s, servidora pública em Campina Grande (PB), supervisora educacional e formadora de professores.

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo