Curso Avulso

Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

Começar agora

o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 1271 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sobre o curso

Neste curso, voltado para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, você vai conhecer as aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático, que foram considerados por muitos educadores como os  processos mais prejudicados pela falta de aulas presenciais nas escolas, e que impedem diretamente o avanço dos alunos em todos os componentes curriculares previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Para isso, você terá acesso a materiais teóricos e práticos que o auxiliarão nesses aspectos e lhe permitirão entender como a priorização curricular pode ser feita com suas turmas. Ao todo, são três unidades e seis módulos com textos, vídeos, áudios, imagens e atividades interativas sobre como realizar a priorização curricular em seu trabalho pedagógico e fazer boas intervenções visando uma melhor condução das atividades em sala.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, atividades e exemplos práticos para refletir e aplicar os novos saberes sobre a realização de uma proposta de priorização curricular, o planejamento de situações didáticas que contemplem as habilidades prioritárias para cada etapa de ensino, o uso de estratégias para auxiliar na recomposição de aprendizagens e no desenvolvimento contínuo de todos os alunos.
  • Videoaulas Vídeos das formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso. Você também terá acesso a um vídeo filmado em uma escola pública que mostrará a priorização curricular na prática de sala de aula.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, cursos e vídeos adicionais, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos se desejar.

Sobre os autores

Kátia Chiaradia

Licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora de Pós-Doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde estudou: “A BNCC e o campo de atuação Artístico-Literário: o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental”. Consultora em um projeto do OEI/INEP, envolvendo o desenvolvimento de análises e estudos técnicos, de natureza quantitativa e/ou qualitativa, que subsidiem o aprimoramento da qualidade e da validade de documentos e procedimentos envolvidos na realização de avaliações e exames da Educação Básica. Além disso, trabalhou na frente de priorização curricular das redes estaduais e municipais parceiras do projeto Formar-Lemann. É formadora docente das instituições Nova Escola e Porthema. É coautora das obras: Monteiro Lobato: livro a livro (público infantil), vencedor do prêmio Jabuti 2009; Monteiro Lobato: livro a livro (público adulto); Lobato na escola (Paulus, 2022); e Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; escalas de proficiência 1998/2008 (Inep, 2018). É autora de material pedagógico para professores e suplementos literários de Literatura Infantil e Infantojuvenil de diversas editoras, sempre com foco na BNCC e na garantia do direito à literatura.

Roberta Braga Manes da Silva

Possui Graduação em Pedagogia, Pós-graduação em Gestão Pedagógica: Formação de Equipes Docentes de Alta Performance e Mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com pesquisa focada nos temas educação, conscientização e politicidade, sob a orientação do Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella. Lecionou na Graduação de Pedagogia da Faculdade Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura (CHAFIC), nas disciplinas de Projetos Sociais e Pedagógicos, Avaliação Educacional e Currículo. Atuou como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como coordenadora pedagógica na rede pública de ensino por 12 anos. Coordenou também, por 2 anos, o Ensino Médio de uma escola da rede particular. Realizou a formação de professores do município de Nova Odessa (SP) na implementação do Programa Ler e Escrever. Foi autora na disciplina de Currículo para Graduação em Pedagogia da FAM Online e revisora de material da pós-graduação da SGS. Atuou como professora-autora dos planos de aula de Ciências da Associação Nova Escola e hoje faz parte do Time de Formadores da NE. Atualmente coordena a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede particular de ensino.

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo