Curso Avulso

Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 4264 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em início de carreira e estudantes de pedagogia

Sobre o curso

Neste curso gratuito, você vai conhecer as aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático. 

 

Também terá acesso a materiais teóricos e práticos que lhe permitirão entender como a priorização curricular pode ser feita com as crianças e aprender a pensar em boas intervenções visando uma melhor condução das atividades em sala, além de selecionar adaptações pertinentes a sua turma.

 

Este curso vai apoiar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que desejam atualizar seus conhecimentos sobre alfabetização e letramento matemático, professores em início de carreira e estudantes de pedagogia que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelas formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso e para contextualizar e sensibilizar sobre as práticas de priorização curricular, tira-dúvidas com as autoras e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, atividades e exemplos práticos para refletir e aplicar os novos saberes sobre a realização de uma proposta de priorização curricular e o planejamento de situações didáticas que contemplem as habilidades prioritárias para cada etapa de ensino.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Kátia Chiaradia

Doutora em literatura política de Monteiro Lobato na década de 1930, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora com a pesquisa “A BNCC e o campo de atuação Artístico-Literário: o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental”, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Kátia é licenciada em Letras pela Unicamp. Em 2018, atuou como consultora em um projeto da Organização dos Estados Ibero-americanos e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (OEI/INEP). Além disso, trabalhou na frente de priorização curricular das redes estaduais e municipais parceiras do projeto Formar-Lemann. É formadora docente das instituições Nova Escola e Porthema. É coautora das obras: Monteiro Lobato: livro a livro (público infantil), vencedor do prêmio Jabuti 2009; Monteiro Lobato: livro a livro (público adulto); Lobato na escola (Paulus, 2022); e Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; escalas de proficiência 1998/2008 (Inep, 2018). É autora de material pedagógico para professores e suplementos literários de Literatura Infantil e Infantojuvenil de diversas editoras, sempre com foco na BNCC e na garantia do direito à literatura.

Roberta Braga Manes da Silva

Pedagoga, pós-graduada em Gestão Pedagógica: Formação de Equipes Docentes de Alta Performance e mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede particular de ensino. Roberta lecionou na Graduação de Pedagogia da Faculdade Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura (CHAFIC), nas disciplinas de Projetos Sociais e Pedagógicos, Avaliação Educacional e Currículo. Atuou como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como coordenadora pedagógica na rede pública de ensino por 12 anos. Coordenou também, por 2 anos, o Ensino Médio de uma escola da rede particular. Realizou a formação de professores do município de Nova Odessa (SP) na implementação do Programa Ler e Escrever. Foi autora na disciplina de Currículo para Graduação em Pedagogia da FAM Online e revisora de material da pós-graduação da SGS. Atuou como professora-autora dos planos de aula de Ciências da Associação Nova Escola e hoje faz parte do Time de Formadores da NE.

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo