Curso Avulso

Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 11426 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em início de carreira e estudantes de pedagogia

Sobre o curso

Neste curso gratuito, você vai conhecer as aprendizagens prioritárias para a alfabetização e o letramento matemático. 

 

Também terá acesso a materiais teóricos e práticos que lhe permitirão entender como a priorização curricular pode ser feita com as crianças e aprender a pensar em boas intervenções visando uma melhor condução das atividades em sala, além de selecionar adaptações pertinentes a sua turma.

 

Este curso vai apoiar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que desejam atualizar seus conhecimentos sobre alfabetização e letramento matemático, professores em início de carreira e estudantes de pedagogia que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelas formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso e para contextualizar e sensibilizar sobre as práticas de priorização curricular, tira-dúvidas com as autoras e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, atividades e exemplos práticos para refletir e aplicar os novos saberes sobre a realização de uma proposta de priorização curricular e o planejamento de situações didáticas que contemplem as habilidades prioritárias para cada etapa de ensino.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Kátia Chiaradia

Kátia Chiaradia é licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. De 2020 a 2021 foi pesquisadora de Pós-Doutorado na UERJ, onde estudou prioritariamente a BNCC e o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental. Também em 2020, trabalhou na frente de priorização curricular das redes estaduais e municipais parceiras Formar-Lemann. É formadora docente da Nova Escola e autora de material pedagógico de literatura, sempre com foco na BNCC e na garantia do direito à literatura.

Roberta Braga Manes da Silva

Pedagoga, pós-graduada em Gestão Pedagógica: Formação de Equipes Docentes de Alta Performance e mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede particular de ensino. Roberta lecionou na Graduação de Pedagogia da Faculdade Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura (CHAFIC), nas disciplinas de Projetos Sociais e Pedagógicos, Avaliação Educacional e Currículo. Atuou como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como coordenadora pedagógica na rede pública de ensino por 12 anos. Coordenou também, por 2 anos, o Ensino Médio de uma escola da rede particular. Realizou a formação de professores do município de Nova Odessa (SP) na implementação do Programa Ler e Escrever. Foi autora na disciplina de Currículo para Graduação em Pedagogia da FAM Online e revisora de material da pós-graduação da SGS. Atuou como professora-autora dos planos de aula de Ciências da Associação Nova Escola e hoje faz parte do Time de Formadores da NE.

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo