Curso

Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   2 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Apoiador:

Por Mara Mansani, Maria José Nóbrega,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

O distanciamento social mudou a rotina de alunos e educadores de uma hora para outra. O esquema de aulas remotas trouxe desafios, especialmente para educadores que trabalham com turmas de alfabetização, onde as intervenções e os trabalhos em grupo são fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. 

Na primeira parte deste curso, você verá algumas reflexões sobre a alfabetização para entender melhor as diferenças entre as aulas presenciais e as remotas nessa fase e perceber como o vínculo entre família e escola é mais importante do que nunca. Na segunda parte, vamos mostrar propostas para aulas à distância, com passo a passo para realização de atividades em casa.

Participação especial

Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fundadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale) na mesma instituição. É uma das maiores especialistas em alfabetização e letramento do Brasil, autora de diversos livros e ganhadora do Prêmio Jabuti.

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas
  • Etapa 2 A diferença entre propostas de alfabetização presenciais e remotas
  • Etapa 3 Diagnóstico e acompanhamento
  • Etapa 4 Expectativas com relação aos objetivos de aprendizagem e planejamento considerando a BNCC
  • Etapa 5 Gêneros textuais potentes para ensinar remotamente
  • Etapa 6 Relação entre família e escola durante o isolamento social
  • Etapa 7 Planejamento da rotina de atividades para as crianças fazerem em casa
  • Etapa 8 Alfabetização de turmas multisseriadas de forma remota
  • Etapa 9 Propostas para aulas remotas de alfabetização
  • Etapa 10 Propostas para aulas remotas de alfabetização

Sobre os autores

Mara Mansani

Mara Mansani

Formada em Magistério em nível Médio e  Normal Superior. Mara Mansani é professora há 32 anos. Já lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente professora efetiva da Rede Estadual de Educação de SP, em Sorocaba/SP e da Rede Municipal de Salto de Pirapora/SP. Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro: Muda o Mundo, Raimundo. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga. Formadora de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, com destaque da alfabetização. Colunista semanal do Blog de Alfabetização da Revista Nova Escola. Membro do Comitê Consultivo da Iniciativa “Profissão Docente”, do Todos pela Educação. 2018 e 2019. Coordenadora do Núcleo Sorocaba da Rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann, 2018 e 2019

Maria José Nóbrega

Maria José Nóbrega

Maria José Nobrega, formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao Ministério da Educação, à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos e professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.

Sobre os APOIADORES: