Literatura; Educação Infantil; práticas de leitura; atividades de leitura; infância; mediação.

Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 16,55
  • Carga Horária:   30 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Denise Guilherme, Maria de Lurdes M Martins,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Descrição do curso

 

Olá, cursista!

 

O universo dos livros pode, e deve, ser apresentado às crianças desde pequenas. A leitura auxilia no desenvolvimento da oralidade, revela as diferenças entre a língua escrita e falada, amplia o vocabulário e desperta a capacidade de imaginação.

 

Neste curso, vamos refletir sobre o lugar da literatura na Educação Infantil, como promover o encontro entre o livro e a criança-leitora e como realizar uma escuta atenta durante as atividades de leitura.

 

A partir de relatos de experiência, a professora Lurdes Martins, da rede municipal de Santos (SP), e a formadora de professores Denise Guilherme apresentam as características e os objetivos de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, individual, em capítulos, rodas de apreciação etc) e fazem sugestões de como planejar essas atividades.

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

- Compreender os critérios para a escolha do acervo de livros.

- Planejar uma rotina de leitura.

- Conhecer modalidades de leitura.

 

O que você vai aprender

- O lugar da literatura na Educação Infantil: reflexões sobre concepções de infância, literatura e leitura; como escolher o acervo de livros (escolhas, repertório, diversidade).

- Crianças como leitoras: a mediação (encontro entre livro e leitor).

- Práticas de leitura na Educação Infantil: as modalidades de leitura em voz alta, individual, em capítulos, roda de apreciação, empréstimo de livros etc.

 

Como você vai aprender

  • Videoaula – Aulas, ao vivo e gravadas, com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.
  • Na prática– Vídeos de atividades de leituras com turmas das três faixas etárias indicadas na BNCC, que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.
  • Acervo Nova Escola– Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.
  • Materiais complementares– Reportagens, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.
  • Ferramentas– Guias em PDF de indicações literárias preparadas por uma das autoras.

Por Denise Guilherme, Maria de Lurdes M Martins,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Descrição do curso

 

Olá, cursista!

 

O universo dos livros pode, e deve, ser apresentado às crianças desde pequenas. A leitura auxilia no desenvolvimento da oralidade, revela as diferenças entre a língua escrita e falada, amplia o vocabulário e desperta a capacidade de imaginação.

 

Neste curso, vamos refletir sobre o lugar da literatura na Educação Infantil, como promover o encontro entre o livro e a criança-leitora e como realizar uma escuta atenta durante as atividades de leitura.

 

A partir de relatos de experiência, a professora Lurdes Martins, da rede municipal de Santos (SP), e a formadora de professores Denise Guilherme apresentam as características e os objetivos de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, individual, em capítulos, rodas de apreciação etc) e fazem sugestões de como planejar essas atividades.

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

- Compreender os critérios para a escolha do acervo de livros.

- Planejar uma rotina de leitura.

- Conhecer modalidades de leitura.

 

O que você vai aprender

- O lugar da literatura na Educação Infantil: reflexões sobre concepções de infância, literatura e leitura; como escolher o acervo de livros (escolhas, repertório, diversidade).

- Crianças como leitoras: a mediação (encontro entre livro e leitor).

- Práticas de leitura na Educação Infantil: as modalidades de leitura em voz alta, individual, em capítulos, roda de apreciação, empréstimo de livros etc.

 

Como você vai aprender

  • Videoaula – Aulas, ao vivo e gravadas, com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.
  • Na prática– Vídeos de atividades de leituras com turmas das três faixas etárias indicadas na BNCC, que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.
  • Acervo Nova Escola– Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.
  • Materiais complementares– Reportagens, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.
  • Ferramentas– Guias em PDF de indicações literárias preparadas por uma das autoras.
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Vamos começar?
  • Etapa 2 O lugar da literatura na Educação Infantil
  • Etapa 3 Crianças como leitoras
  • Etapa 4 Perguntas e respostas
  • Etapa 5 Aula exclusiva: modalidades de leitura na Educação Infantil
  • Etapa 6 Na prática
  • Etapa 7 Ferramentas
  • Etapa 8 Retomada
  • Etapa 9 Referências bibliográficas
  • Etapa 10 Atividade final

Sobre os autores

Denise Guilherme

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Maria de Lurdes M Martins

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.