Curso Avulso

Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

  • 30 horas
  • 4 meses para concluir
  • 19623 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Combo - BNCC na Educação Infantil", de 50h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores da Educação Infantil, em início de carreira e estudantes de pedagogia

Sobre o curso

Neste curso gratuito, vamos refletir sobre como promover o encontro entre o livro e a criança-leitora e realizar uma escuta atenta durante as atividades de leitura. 

 

Também vamos falar sobre as características e os objetivos de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, individual, em capítulos, rodas de apreciação etc.) e sobre como planejar essas atividades. 

 

Este curso vai apoiar professores da Educação Infantil que desejam atualizar seus conhecimentos sobre atividades de leitura, e professores em início de carreira e estudantes de pedagogia que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

 

 

 

 

 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O lugar da literatura na Educação Infantil
  • Crianças como leitoras
  • Perguntas e respostas
  • Aula exclusiva: Práticas de leitura na Educação Infantil
  • Na prática
  • Sistematização
  • Atividade Final
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar pela internet todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelos formadores para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso, tira-dúvidas e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos em sala de aula para que você possa refletir e aplicar os novos saberes no planejamento e na realização de atividades de leitura com as turmas.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos e planos de aula, além de indicações de livros, vídeos, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Denise Guilherme

Idealizadora da Taba, empresa de curadoria de livros infantis e juvenis, e professora do curso de pós-graduação Literatura para crianças e jovens, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo (SP). Denise foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil, e é mestre em Educação com mais de 20 anos de experiência na área. Ela também atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações e empresas, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna, entre outras.

Maria de Lurdes M Martins

Professora de Educação Infantil na rede municipal de Santos (SP) e colaboradora da Revista Emília. Pedagoga, Maria participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. É ex-aluna do curso de pós-graduação Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo