COMBO VALE MAIS

Avaliação, Leitura e Jogos

Como fazer uma avaliação de qualidade, como planejar atividades de leitura e jogos na Educação Infantil

Valor: R$ 328,20 R$ 98,40

Quero Comprar

Até 6x de R$ 16,40

  • 3 cursos de até 10 horas cada um
  • 120 dias para conclusão
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou essa trilha? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Professores de Educação Infantil

Sobre o curso

O Combo de Avaliação, Leitura e Jogos une três cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Jogos matemáticos na Educação Infantil

Neste curso, Evandro Tortora, professor de Educação Infantil na rede pública de Campinas, em São Paulo, e o professor Fernando Barnabé, diretor pedagógico de um centro de Educação Infantil, em Curitiba, vão mostrar como levar intencionalidade para jogos que todo mundo já conhece, como a memória e o boliche, apresentar novas sugestões como o Jogo da Melancia e, ainda, propor um caminho para você construir jogos a partir das ideias das próprias crianças

Curso 02: Educação Infantil - Como fazer uma avaliação de qualidade

Avaliar com qualidade na Educação Infantil requer boas práticas de observação dos bebês e das crianças no cotidiano da escola e a habilidade de convertê-las em uma documentação pedagógica que sirva de base para o processo de planejamento e replanejamento
Neste curso, você irá conhecer os principais instrumentos de documentação da aprendizagem infantil, como a escuta das crianças, as pautas de observação, os registros fotográficos, em vídeos e em áudios, e a construção do portfólio coletivo

Curso 03: Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Neste curso, vamos refletir sobre o lugar da literatura na Educação Infantil, como promover o encontro entre o livro e a criança-leitora e como realizar uma escuta atenta durante as atividades de leitura
A partir de relatos de experiência, a professora Lurdes Martins, da rede municipal de Santos (SP), e a formadora de professores Denise Guilherme apresentam as características e os objetivos de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, individual, em capítulos, rodas de apreciação etc) e fazem sugestões de como planejar essas atividades

O que você vai aprender

  • Jogos matemáticos na Educação Infantil
    10 horas
  • Educação Infantil: Como fazer uma avaliação de qualidade
    10 horas
  • Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura
    30 horas

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais Complementares Reportagens, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, etc
  • Ferramentas Guias em PDF de indicações literárias preparadas por uma das autoras

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Franciele Busico Lima

Franciele Busico Lima

Mestre em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos e em Comunicação Social/Rádio e Televisão pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá e, também, professora de Ensino Fundamental II (História e Geografia) e de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, na rede privada. Franciele Busico é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002 e está designada, atualmente, como diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I e é coordenadora pedagógica efetiva do Centro de Educação Infantil do CEU Vila Atlântica, na rede municipal de ensino de São Paulo.

Denise Guilherme

Denise Guilherme

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Maria de Lurdes M Martins

Maria de Lurdes M Martins

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: R$ 328,20 R$ 98,40

Quero Comprar

Até 6x de R$ 16,40