COMBO VALE MAIS

Avaliação, Leitura e Jogos

Como fazer uma avaliação de qualidade, como planejar atividades de leitura e jogos na Educação Infantil

100% Grátis

Começar agora

o curso Avaliação, Leitura e Jogos

  • 3 cursos de até 10 horas cada um
  • 120 dias para conclusão
  • 895 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores de Educação Infantil

Sobre o curso

O Combo de Avaliação, Leitura e Jogos une três cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Jogos matemáticos na Educação Infantil

Neste curso, Evandro Tortora, professor de Educação Infantil na rede pública de Campinas, em São Paulo, e o professor Fernando Barnabé, diretor pedagógico de um centro de Educação Infantil, em Curitiba, vão mostrar como levar intencionalidade para jogos que todo mundo já conhece, como a memória e o boliche, apresentar novas sugestões como o Jogo da Melancia e, ainda, propor um caminho para você construir jogos a partir das ideias das próprias crianças

Curso 02: Educação Infantil - Como fazer uma avaliação de qualidade

Avaliar com qualidade na Educação Infantil requer boas práticas de observação dos bebês e das crianças no cotidiano da escola e a habilidade de convertê-las em uma documentação pedagógica que sirva de base para o processo de planejamento e replanejamento
Neste curso, você irá conhecer os principais instrumentos de documentação da aprendizagem infantil, como a escuta das crianças, as pautas de observação, os registros fotográficos, em vídeos e em áudios, e a construção do portfólio coletivo

Curso 03: Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Neste curso, vamos refletir sobre o lugar da literatura na Educação Infantil, como promover o encontro entre o livro e a criança-leitora e como realizar uma escuta atenta durante as atividades de leitura
A partir de relatos de experiência, a professora Lurdes Martins, da rede municipal de Santos (SP), e a formadora de professores Denise Guilherme apresentam as características e os objetivos de diferentes modalidades de leitura (em voz alta, individual, em capítulos, rodas de apreciação etc) e fazem sugestões de como planejar essas atividades

O que você vai aprender

  • Jogos matemáticos na Educação Infantil
    10 horas
  • Educação Infantil: Como fazer uma avaliação de qualidade
    10 horas
  • Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura
    30 horas

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais Complementares Reportagens, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, etc
  • Ferramentas Guias em PDF de indicações literárias preparadas por uma das autoras

Sobre os autores

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Fernando Barnabé

Professor de Matemática e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Formador de professores, autor e editor de materiais didáticos do ensinos Fundamental e Médio. Fernando é autor aprovado no PNLD 2021 para o Novo Ensino Médio. Ele é integrante do Time de Autores e Formadores da Nova Escola, onde também é assessor pedagógico dos planos de aula sobre Educação Financeira. Professor em escolas públicas e privadas em diferentes localidades do país, também atuou como professor na Faculdade de Educação da UFBA e como professor convidado na UFRB e em outras universidades privadas.

Franciele Busico Lima

Mestre em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos e em Comunicação Social/Rádio e Televisão pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá e, também, professora de Ensino Fundamental II (História e Geografia) e de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, na rede privada. Franciele Busico é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002 e está designada, atualmente, como diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I e é coordenadora pedagógica efetiva do Centro de Educação Infantil do CEU Vila Atlântica, na rede municipal de ensino de São Paulo.

Denise Guilherme

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Maria de Lurdes M Martins

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.

Parceria

  • Instituto Singularidades

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Avaliação, Leitura e Jogos

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo