Curso Online

Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Valor: R$ 232,20

Quero Comprar

6x de R$ 38,70

  • 40 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Fundamental 1

Sobre o curso

Olá, cursista!

 

Os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de texto ou leitura. Para os alunos, são envolventes, desafiadores, uma prática social bem-vinda na escola e uma forma de adquirirem habilidades e competências na Língua Portuguesa.   

 

Na primeira parte deste curso, vamos refletir sobre a importância dos jogos no desenvolvimento infantil e o papel do professor na escolha dos materiais e em suas intervenções. Veja exemplos de diversos jogos e brincadeiras com palavras que podem enriquecer as aulas, como os que abordam o desenvolvimento da consciência fonológica, a compreensão do funcionamento do sistema alfabético, a consolidação das correspondências grafofônicas, e a aprendizagem de ortografia contextual.   

 

Na segunda parte do curso, o assunto são os jogos de linguagem e como o faz de conta – prática tão associada à Educação Infantil – pode aparecer também nas turmas de até 5º ano. Será que o professor pode abordar outros componentes curriculares aplicando essas atividades em sala de aula? E como aumentar o nível de dificuldade dos jogos conforme os estudantes avançam? Venha discutir conosco!    

 

Encontre explicações em vídeos, textos e sugestões de livros que as especialistas selecionaram para que você tenha base teórica e exemplos práticos que colaboram com a aprendizagem das crianças, sempre levando em conta as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   

 

Objetivos de aprendizagem  

 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:  

 

- Compreender a importância do uso de jogos na alfabetização das crianças; - Relacionar jogos aos objetivos de aprendizagem a que se propõem;

- Analisar, selecionar e criar jogos que colaborem com aprendizagens das crianças sobre aspectos da linguagem e que utilizem a linguagem para argumentar, comunicar etc.

 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
    Etapa 1
  • A escolha dos jogos como recurso didático: ludicidade, ensino e aprendizagem
    Etapa 2
  • Planejamento das aulas e o papel do professor
    Etapa 3
  • Desdobramentos dos jogos
    Etapa 4
  • Tipos de jogos
    Etapa 5
  • Jogos de Regras: análise fonológica e sistema alfabético
    Etapa 6
  • Jogos de Regras: correspondências grafofônicas, leitura e ortografia
    Etapa 7
  • Jogos com a língua e sobre a língua
    Etapa 8
  • Brincadeira de Faz de Conta
    Etapa 9
  • Avaliação e acompanhamento
    Etapa 10
  • Perguntas e respostas
    Etapa 11
  • Sistematização
    Etapa 12
  • Avaliação Final
    Etapa 13
  • Ferramentas e materiais para download
    Etapa 14
  • Para continuar estudando
    Etapa 15
  • Pesquisa de Satisfação
    Etapa 16
  • Conclusão e certificado
    Etapa 17

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Maria Grembecki

Maria Grembecki

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Trabalhou como professora de Educação infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental entre 1996 e 2008. Cursou especialização em alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Realizou formação de professores e coordenadores e também participou da produção de diversos materiais em educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Educação e Coordenadora da Escola de Educadores.

Sheila Cristina da Silva Barros

Sheila Cristina da Silva Barros

Professora das Redes Municipais de Ensino de Recife e Jaboatão dos Guararapes (PE), atuando no ciclo de alfabetização do município de Jaboatão e como professora mediadora no processo de formação de professores e professoras pela Rede de Ensino de Recife. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), com especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011).

Telma Ferraz Leal

Telma Ferraz Leal

Pesquisadora produtividade do CNPq, atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Educação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: R$ 232,20

Quero Comprar

6x de R$ 38,70