Educação Infantil

Jogos matemáticos na Educação Infantil

Por Evandro Tortora

Por Fernando Barnabé

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: R$ 59,40
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC
Você precisa de novas ideias para trabalhar com o letramento matemático das crianças? Você tem dificuldade em planejar atividades envolvendo jogos já conhecidos pela turma para trabalhar conceitos matemáticos? Neste curso, Evandro Tortora, professor de Educação Infantil na rede pública de Campinas, em São Paulo, e o professor Fernando Barnabé, diretor pedagógico de um centro de Educação Infantil, em Curitiba, vão mostrar como levar intencionalidade para jogos que todo mundo já conhece, como a memória e o boliche, apresentar novas sugestões como o Jogo da Melancia e, ainda, propor um caminho para você construir jogos a partir das ideias das próprias crianças. Tudo isso enfatizando o protagonismo das crianças e evidenciando objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    Entender o papel da Matemática na Educação Infantil

  • Etapa 2

    Identificar como dar intencionalidade pedagógica para jogos que são conhecidos e trabalhados pelos professores.

  • Etapa 3

    Conhecer novas propostas de atividades.

  • Etapa 4

    Conseguir estruturar uma atividade com jogos de acordo com a BNCC.

  • Etapa 5

    Mais objetivos em breve!

Sobre os autores

Evandro Tortora é professor de Educação Infantil da rede municipal de Campinas, em São Paulo. É pedagogo e matemático e mestre em Educação para Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), onde cursa o doutorado. Faz parte do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA.

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.