Educação Infantil

Jogos matemáticos na Educação Infantil

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   10 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Evandro Tortora, Fernando Barnabé,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Você precisa de novas ideias para trabalhar com o letramento matemático das crianças? Você tem dificuldade em planejar atividades envolvendo jogos já conhecidos pela turma para trabalhar conceitos matemáticos? Neste curso, Evandro Tortora, professor de Educação Infantil na rede pública de Campinas, em São Paulo, e o professor Fernando Barnabé, diretor pedagógico de um centro de Educação Infantil, em Curitiba, vão mostrar como levar intencionalidade para jogos que todo mundo já conhece, como a memória e o boliche, apresentar novas sugestões como o Jogo da Melancia e, ainda, propor um caminho para você construir jogos a partir das ideias das próprias crianças. Tudo isso enfatizando o protagonismo das crianças e evidenciando objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular.

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 A matemática no cotidiano da Educação infantil
  • Etapa 3 A estratégia de uso dos jogos
  • Etapa 4 Resolução de problemas
  • Etapa 5 Alinhamento à BNCC e planejamento: antes do jogo
  • Etapa 6 Planejamento: durante e depois do jogo
  • Etapa 7 Perguntas e respostas
  • Etapa 8 Sistematização
  • Etapa 9 Teste diagnóstico
  • Etapa 10 Avaliação final

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.