Curso

Trabalho com jogos: aproveitando o interesse dos alunos

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   2 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Apoiador:

Por Elisa Greenhalgh Vilalta, Fernando Barnabé,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Jogos são desafiadores e instigantes! Quando incorporados à prática da escola, os estudantes aprendem muito: precisam conhecer as regras, reconhecer a vez do adversário, saber perder, identificar as melhores estratégias e aprimorar sua atuação a cada partida. Mesmo enquanto as escolas estão fechadas, é possível incluir nas atividades enviadas para casa sugestões de jogos que colaboram com o ensino dos conteúdos e que divertem. 

Além de todos esses benefícios, os jogos podem ser uma oportunidade para que as famílias estejam envolvidas com um mesmo propósito. 

Neste curso, dois experientes educadores que mostram porque os jogos são bons recursos, de que forma os jogos digitais e analógicos podem ter espaço na rotina das propostas e exemplos para você também incluí-los na rotina. Esperamos por você!

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Reflexões sobre os jogos
  • Etapa 3 Jogos e atividades realizadas de forma remota
  • Etapa 4 Características e tipos de jogos
  • Etapa 5 Jogos lúdicos virtuais e não-virtuais
  • Etapa 6 Diálogos depois dos jogos
  • Etapa 7 Jogos pedagógicos na prática
  • Etapa 8 Jogos pedagógicos virtuais e não-virtuais
  • Etapa 9 Exemplos de jogos para os Ensino Fundamental
  • Etapa 10 O encaminhamento da aprendizagem

Sobre os autores

Elisa Greenhalgh Vilalta

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da NOVA ESCOLA. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Sobre os APOIADORES: