Educação Infantil

Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   10 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Ana Tatit, Maristela Loureiro,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A proposta desse curso é contribuir para a ampliação do repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira e sensibilizar os educadores a expandir os valores da nossa cultura por meio de práticas criativas e reflexivas. Além de apresentar as canções, as duas professoras-autoras deste curso compartilham experiências que tiveram ao levá-las para a sala de aula com seus alunos. O repertório escolhido possibilita desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre movimento, palavra e música para potencializar o desenvolvimento integral da criança nos diversos aspectos da sua formação: emocionais, físicos, cognitivos, sociais e motores.

Por Ana Tatit, Maristela Loureiro,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A proposta desse curso é contribuir para a ampliação do repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira e sensibilizar os educadores a expandir os valores da nossa cultura por meio de práticas criativas e reflexivas. Além de apresentar as canções, as duas professoras-autoras deste curso compartilham experiências que tiveram ao levá-las para a sala de aula com seus alunos. O repertório escolhido possibilita desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre movimento, palavra e música para potencializar o desenvolvimento integral da criança nos diversos aspectos da sua formação: emocionais, físicos, cognitivos, sociais e motores.
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 As professoras Maristela Loureiro e Ana Tatit se apresentam a partir de uma canção de boas-vindas.
  • Etapa 2 Entenda o que são as brincadeiras cantadas da tradição oral e como elas trabalham aspectos importantes para o desenvolvimento das crianças.
  • Etapa 3 Aprenda as brincadeiras Pezico e Pezaco, Vamos Passear e Belilisco, veja como brincar e o que deve ser observado com a sua turma. Analise também depoimentos de professores que desenvolveram as brincadeiras com as crianças e o quais seus principais aprendizados.
  • Etapa 4 Conheça as brincadeiras Cinco macaquinhos, Lavadeira e Piriquito, entenda como brincar e o que deve ser observado com a sua turma. Analise também depoimentos de professores que desenvolveram as brincadeiras com as crianças e o quais seus principais aprendizados.
  • Etapa 5 Veja as brincadeiras De abóbora Faz Melão, Olaria e Mazu, aprenda a brincar e o que deve ser observado com a sua turma. Analise também depoimentos de professores que desenvolveram as brincadeiras com as crianças e o quais seus principais aprendizados.
  • Etapa 6 Aprenda as brincadeiras Chá, Rap do Zé e Monjolo, veja como brincar e o que deve ser observado com a sua turma. Analise também depoimentos de professores que desenvolveram as brincadeiras com as crianças e o quais seus principais aprendizados.
  • Etapa 7 Elabore uma análise escrita após as reflexões despertadas pelo curso e responda a um teste que revisa o que foi estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 8 Confira alguns livros, vídeos e filmes para se aprofundar no tema do curso.
  • Etapa 9 Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre os autores

Ana Tatit

Ana Tatit

Mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP) e licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP). Trabalhou na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) e atuou no Programa Escola Que Vale, com formação de professores. Atualmente, Ana Tatit ministra aulas no Instituto Singularidades e coordena o curso de Pós-Graduação “A Arte de Ensinar Arte-Expressões Singulares”, nas quatro linguagens artísticas: música, dança, teatro e artes visuais. Atua também como professora no curso de Educação Artística da FASM-SP. É autora do livro 300 Propostas de Artes Visuais, publicado pelas Edições Loyola, e da coleção Brinco e Canto, da Editora Melhoramentos.

Maristela Loureiro

Maristela Loureiro

Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP) e especialista em Capacitação Docente em Música Brasileira (Universidade Anhembi-Morumbi). Atualmente, Maristela Loureiro é professora nos cursos de Educação Artística e Licenciatura em Música da Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP) e supervisora de Estágio de Docência. Também atua como professora de flauta doce, Prática de Ensino, Fundamentos da Educação Musical, Metodologia de Pesquisa e orientação de TCC. Atua como flautista em grupos de Música de Câmara. É autora, juntamente com Ana Tatit, da coleção Brinco e Canto, da Editora Melhoramentos, com quatro livros publicados: Brincadeiras cantadas de cá e de lá; Desafios Musicais; Para os pequenos; e Festas e danças brasileiras. Também produziu, com Sonia Albano de Lima e Niomar de Souza Pereira, a obra Manifestações e Práticas Folclóricas no Cenário Musical, pela editora Musa.  Fundadora e diretora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) - Associação Marly Cury.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.