Ensino Fundamental I

Combo - BNCC no Ensino Fundamental I

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

Atividades para o Fundamental 1 Alinhadas à BNCC

Atividades para o Fundamental 1 Alinhadas à BNCC

Cibele Kimura, Isabel Cossalter,

Carga Horária: 4 horas

Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1

Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1

Fernando Barnabé,

Carga Horária: 10 horas

Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Maria Grembecki, Sheila Cristina da Silva Barros, Telma Ferraz Leal,

Carga Horária: 40 horas

  • Valor:   6x de R$ 37,12
  • Carga Horária:   54 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Já começou essa trilha?
Faça login aqui >

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a conhecer os conceitos que organizam a BNCC do Ensino Fundamental I, como aplicar jogos e planejar atividades que sejam atrativas, lúdicas e significativas para a construção do conhecimento do aluno.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- Atividades para o Fundamental 1 alinhadas à BNCC (4h);
- Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1 (10h);
- Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental (40h).

 
Com curso "Atividades para o Fundamental 1 alinhadas à BNCC" (4h), você aprenderá com as autoras as principais mudanças propostas pela BNCC para o Ensino Fundamental I, como integrar as competências e habilidades ao planejar uma atividade e analisar sugestões para avaliar materiais para garantir que estejam alinhados à BNCC.
 
Em "Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1" (10h), Fernando Barnabé vai apresentar sugestões de jogos matemáticos e o que deve ser considerado na hora da seleção e como ele pode ser um recurso eficiente e potencializador, capaz de desenvolver as habilidades propostas na BNCC.
 
Já com o curso "Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental" (40h), as autoras vão ensinar como os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Português para que você tenha base teórica e exemplos práticos que colaboram com a aprendizagem das crianças, sempre levando em conta as orientações da BNCC.
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial dos alunos.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Você conhecerá a proposta do curso e começará a conhecer os conceitos que organizam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos das redes.
  • Etapa 2 A professora Cibele Kimura compartilha uma atividade realizada com a sua turma que nos ajuda a compreender como as habilidades da BNCC podem aparecer nas aulas.
  • Etapa 3 A professora Isabel Cossalter apresenta sugestões para avaliar materiais e planejamentos já existentes para garantir que estejam alinhados à BNCC.
  • Etapa 4 As professoras respondem a dúvidas de todo o país a respeito da concepção de aulas adequadas aos novos currículos.
  • Etapa 5 Para receber seu certificado, responda a um questionário e elabore um plano de aula alinhado à BNCC.
  • Etapa 1 Vamos começar?
  • Etapa 2 Qual melhor conteúdo para trabalhar usando jogos nas aulas de Matemática?
  • Etapa 3 A escolha do jogo
  • Etapa 4 Jogos matemáticos na BNCC
  • Etapa 5 Jogo dos pontinhos e quem ganha mais
  • Etapa 6 Jogo: travessia do rio
  • Etapa 7 Painel de soluções
  • Etapa 8 Jogos atendendo a heterogeneidade de uma turma: jogo Stop de tabuada
  • Etapa 9 Jogo: multiplicando em quadrados
  • Etapa 10 A produção de jogos pelos alunos com base na Resolução de problemas
  • Etapa 1 Vamos começar?
  • Etapa 2 A escolha dos jogos como recurso didático: ludicidade, ensino e aprendizagem
  • Etapa 3 Planejamento das aulas e o papel do professor
  • Etapa 4 Desdobramentos dos jogos
  • Etapa 5 Tipos de jogos
  • Etapa 6 Jogos de Regras: análise fonológica e sistema alfabético
  • Etapa 7 Jogos de Regras: correspondências grafofônicas, leitura e ortografia
  • Etapa 8 Jogos com a língua e sobre a língua
  • Etapa 9 Brincadeira de Faz de Conta
  • Etapa 10 Avaliação e acompanhamento

Sobre os autores

Cibele Kimura

Cibele Kimura

Cibele Kimura é Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós graduada em Psicopedagogia. Exerceu a função de coordenadora pedagógica por quatro anos, atualmente leciona para uma turma de 2º ano do ensino fundamental em uma escola na Prefeitura Municipal de São Paulo, na qual trabalha há oito anos. Mentora do time de autores Nova Escola de Matemática e professora Autora dos time de autores de Português e Ciências.

Isabel Cossalter

Isabel Cossalter

Isabel Cossalter Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Minas Gerais, com pós-graduação em Psicologia da Educação pela PUC-SP e aprimoramento em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pelo Cefac - SP. Exerceu a função de professora do curso Infantil por 4 anos, professora polivalente do Fundamental I por 10 anos e  coordenadora pedagógica por 16 anos. Professora autora do time de autores Nova Escola de Matemática e Língua Portuguesa.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Maria Grembecki

Maria Grembecki

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Trabalhou como professora de Educação infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental entre 1996 e 2008. Cursou especialização em alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Realizou formação de professores e coordenadores e também participou da produção de diversos materiais em educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Educação e Coordenadora da Escola de Educadores.

Sheila Cristina da Silva Barros

Sheila Cristina da Silva Barros

Professora das Redes Municipais de Ensino de Recife e Jaboatão dos Guararapes (PE), atuando no ciclo de alfabetização do município de Jaboatão e como professora mediadora no processo de formação de professores e professoras pela Rede de Ensino de Recife. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), com especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011).

Telma Ferraz Leal

Telma Ferraz Leal

Pesquisadora produtividade do CNPq, atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Educação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires.