Língua Portuguesa

Oralidade: estratégias para a sala de aula

Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre o que irá aprender nesse curso:

  • Duração: 4 horas
  • Valor do curso: Incluso na assinatura
  • CERTIFICADO: DISPONÍVEL EM PDF
  • Material: Inclui material em PDF
  • Conteúdo Alinhado à BNCC

Por Marcelo Ganzela

O trabalho com a oralidade na sala de aula ainda está longe de ser uma realidade, apesar de seu reconhecimento ter acontecido ainda nos anos 1990 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aos docentes, faltam referências teóricas e práticas de como trabalhar com os gêneros orais, se compararmos com os materiais disponíveis para as práticas de letramentos. Este curso se propõe a levantar tais questões e apresentar sugestões de trabalhos com a oralidade no Ensino Fundamental.

O que você vai aprender

  • Etapa 1 - O professor Marcelo Ganzela, que te acompanhará no curso, se apresenta e explica como abordará o tema da compreensão e produção oral ao longo de sete etapas.
  • Etapa 2 - Entenda se a oralidade é algo espontâneo e o porquê de o trabalho com este conteúdo diminuir gradativamente a partir do Ensino Fundamental. Conheça também gêneros orais e como avaliá-los em qualquer faixa etária. Leia, ainda, uma entrevista com o especialista Bernard Schnewly.
  • Etapa 3 - Aprenda como personalizar o trabalho com oralidade respeitando as individualidades e desenvolvendo as capacidades dos alunos, além de quais os melhores gêneros para explorar na escola.
  • Etapa 4 - Conheça uma situação-problema envolvendo o trabalho com oralidade. Reflita sobre ele e discuta com outros colegas.
  • Etapa 5 - Explore uma sequência didática que trabalha o gênero oral de TED Talks, palestras curtas de cerca de 20 minutos.
  • Etapa 6 - Produza uma sequência didática para trabalhar os gêneros textuais da oralidade. Também responda às perguntas que revisam o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.
  • Etapa 7 - Veja a sugestão de outros cinco textos que te ajudarão a se aprofundar no trabalho com este tema.
  • Etapa 8 - Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado e divida-o com seus colegas.

Sobre o autor

Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Licenciado em Letras pela mesma instituição. É professor da Educação Básica há 16 anos, tendo atuado em salas de aula do Ensino Fundamental 2 e Médio. Atualmente, Marcelo Ganzela é coordenador do curso de Letras do Instituto Singularidades, em São Paulo, onde também ministra a disciplina de Didática da Literatura Infantojuvenil. Tem investigado o uso de metodologias ativas e a exploração de novos espaços de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.