Educação Infantil

Combo - BNCC na Educação Infantil

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC

Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC

Evandro Tortora, Tamira de Souza,

Carga Horária: 10 horas

BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências

BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências

Beatriz Ferraz,

Carga Horária: 10 horas

Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Denise Guilherme, Maria de Lurdes M Martins,

Carga Horária: 30 horas

  • Valor:   6x de R$ 37,79
  • Carga Horária:   50 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Já começou essa trilha?
Faça login aqui >

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a entender a BNCC e a planejar atividades que respeitem e valorizem a forma da criança se expressar e aprender nesse momento de sua vida.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC (10h);
- BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências (10h);
- Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura (30h).

 
No curso "Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC" (10h), nossos especialistas Evandro Tortora e Tamira de Souza, do Time de Autores dos planos de aula de NOVA ESCOLA, mostram as principais mudanças propostas pela BNCC para a Educação Infantil e sobre como considerar todos os itens apresentados pelo documento para avaliar as atividades que você já realiza e pensar em novas propostas.
 
Já em "BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências" (10h), Beatriz Ferraz vai ensinar a concepção de criança proposta pela BNCC, analisar práticas educativas que promovem os direitos das crianças. Também mostra estratégias de como planejar uma atividade alinhada à BNCC.
 
Por fim, o curso "Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura" (30h), as autoras reforçam o lugar da literatura na Educação Infantil, como montar um acervo de livros e planejar atividades de leitura. Também é apresentado um exemplo prático em sala de aula com vídeos completos das gravações da professora Lurdinha e suas turmas, docente da rede municipal de Santos (SP).
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial das crianças.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Estudo de caso de atividade sobre a rotina das crianças
  • Etapa 3 Como planejar usando a BNCC
  • Etapa 4 Perguntas e respostas
  • Etapa 5 Avaliação final
  • Etapa 6 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 7 Conclusão e certificado
  • Etapa 1 Teste diagnóstico I
  • Etapa 2 A criança potente na proposta da BNCC
  • Etapa 3 Atividades que valorizam a potencialidade e o protagonismo da criança
  • Etapa 4 Bate-papo com a autora
  • Etapa 5 Teste diagnóstico II
  • Etapa 6 Avaliação final
  • Etapa 7 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 8 Conclusão e certificado
  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O lugar da literatura na Educação Infantil
  • Etapa 3 Crianças como leitoras
  • Etapa 4 Perguntas e respostas
  • Etapa 5 Aula exclusiva: modalidades de leitura na Educação Infantil
  • Etapa 6 Na prática
  • Etapa 7 Sistematização
  • Etapa 8 Avaliação Final
  • Etapa 9 Ferramentas e materiais para download
  • Etapa 10 Para continuar estudando

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Tamira de Souza

Tamira de Souza

Tamira de Souza é professora, pedagoga e especialista em coordenação pedagógica. Formadora de professores e gestores da Educação Infantil na rede municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Redatora do currículo paulista de Educação Infantil. Faz parte do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA.

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz é psicóloga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University. É diretora da Escola de Educadores que trabalha com projetos na área da educação Infantil, é membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Educação do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Atua em projetos para Banco Itaú BBA, Banco Mundial, Fundação Lemann e Fundação Lucia e Pelerson Penido. Foi assessora Pedagógica do Projeto Planos de Aula – time Educação Infantil da Fundação Nova Escola e consultora em diversos projetos do Ministério da Educação, como o PróInfantil, Próinfância, Indicadores de qualidade, ferramenta de apoio à implementação da BNCC EI entre outros.

Denise Guilherme

Denise Guilherme

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Maria de Lurdes M Martins

Maria de Lurdes M Martins

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.