TRILHA

Combo - BNCC na Educação Infantil

Faça atividades alinhadas à BNCC com os pequenos

Curso gratuito

Começar agora

o curso Combo - BNCC na Educação Infantil

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores da Educação Infantil

Sobre o curso

Como campos de experiências e direitos de aprendizagem devem participar da hora do planejamento? Como superar os modelos de "aulinhas" para a Educação Infantil?

 

Neste, curso você conhecerá experiências e sugestões que ajudam a realizar um planejamento alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e voltado aos interesses e à perspectiva das crianças que frequentam a Educação Infantil.

O que você vai aprender

Três cursos para implementar a BNCC com atividades, planos de aula e jogos

Entenda o documento e implemente a BNCC de forma prática

  • Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC
    10 horas
  • BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências
    10 horas
  • Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura
    30 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas, licenciado em Pedagogia e Matemática e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP  de Bauru/SP. Além da docência na Educação Infantil, tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site de Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Tamira de Souza

Tamira de Souza

Especialista em coordenação pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora em rede pública há mais de 16 anos, atuando desde o berçário à modalidade EJA e em programas de recuperação. Atualmente é professora efetiva da rede pública do município de São José dos Campos (SP). Foi coordenadora pedagógica de escolas de Educação Infantil, fez parte da equipe técnica da coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cidadania, foi gestora de parceria das creches conveniadas e atualmente é formadora de professores na Escola de Formação de Educadores do mesmo município. Foi redatora do Currículo Paulista, fez parte do time de autores da ZAPCarinos. Integra o Time de Autores dos planos de aula e o Time de Formadores da Associação Nova Escola. Atualmente é presidente do Cacs-Fundeb e vice-presidente do CME de São José dos Campos. É produtora de conteúdo digital e formadora de professores alfabetizadores. Possui formação em coaching integral sistêmico.

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz é psicóloga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University. É diretora da Escola de Educadores que trabalha com projetos na área da educação Infantil, é membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Educação do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Atua em projetos para Banco Itaú BBA, Banco Mundial, Fundação Lemann e Fundação Lucia e Pelerson Penido. Foi assessora Pedagógica do Projeto Planos de Aula – time Educação Infantil da Fundação Nova Escola e consultora em diversos projetos do Ministério da Educação, como o PróInfantil, Próinfância, Indicadores de qualidade, ferramenta de apoio à implementação da BNCC EI entre outros.

Denise Guilherme

Denise Guilherme

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Maria de Lurdes M Martins

Maria de Lurdes M Martins

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo