Curso Avulso

Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

Começar agora

o curso Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 3303 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores da Educação Infantil

Sobre o curso

Neste curso, você, educador, conhecerá o que se espera que as crianças aprendam na Educação Infantil e o que legitima a avaliação nessa etapa. Além disso, verá como se desenvolve a avaliação; quais são os aspectos a considerar e o que não pode faltar em uma avaliação. A formação oferece caminhos  que orientam a prática avaliativa na EI e apoiam o professor em suas práticas e reflexões sobre o tema.  O cursista vai entrar em contato com mitos e verdades sobre avaliação nessa etapa e terá acesso a instrumentos que o auxiliarão para fazer observação, registro e acompanhamento dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. 

As autoras também trazem dicas para enfrentar um dos grandes desafios dos(as) professores(as) da Educação Infantil: como fazer a gestão do tempo e eleger momentos do cotidiano que são propícios à avaliação. Elas ainda discutem se é possível engajar crianças pequenas nos processos avaliativos e como as novas tecnologias podem servir para facilitar e qualificar os registros docentes.   

Por meio de vídeos, estudos de caso, leituras dirigidas e dinâmicas, o cursista é levado a refletir sobre suas ações na escola e a aprimorar seus processos de observação, registro e avaliação.   

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: 

  • entender conceitos e terminologias que norteiam a avaliação na Educação Infantil; 
  • eleger critérios para apoiar o acompanhamento das aprendizagens e desenvolvimento das crianças;  
  • utilizar a escuta atenta e a observação como estratégias no dia a dia, bem como ferramentas do planejamento docente; 
  • aprender a elaborar instrumentos de observação e registro e saber usá-los na avaliação contínua e processual; 
  • conhecer recursos tecnológicos para coletar e organizar evidências; 
  • refletir sobre a ação docente e replanejar respeitando os interesses infantis. 

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, o que inclui propostas como produzir uma pauta de observação de um planejamento a partir dos objetivos de aprendizagem, montando e observando um circuito motor com materiais diversos para crianças bem pequenas.
  • Videoaulas Vídeos das formadoras para comentar aspectos relevantes, ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

Nilcileni Brambilla

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, tem experiência como professora, diretora e coordenadora técnico-pedagógica na Secretaria de Educação. Atua como formadora, produz e revisa material audiovisual e didático-pedagógico para profissionais da Educação Infantil. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Secretaria de Educação de Venda Nova do Imigrante (ES), na formação de formadores de professores e de gestores escolares e no registro da proposta curricular municipal para a Educação Infantil com foco na gestão educacional. Em 2020, foi produtora das trilhas de aprendizagem para crianças pequenas da Carinos Brasil. É formadora de professores, gestores e equipe técnica de secretarias pela Avante. Criou e adaptou planos de atividades para o contexto remoto, foi revisora técnica e produziu cursos autoinstrucionais sobre o Material Educacional da Educação Infantil da Nova Escola para os estados de São Paulo e Ceará. É mentora e formadora do Time de Formadores de Nova Escola.

Tamira Torres

Especialista em coordenação pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora em rede pública há mais de 16 anos, atuando desde o berçário à modalidade EJA e em programas de recuperação. Atualmente é professora efetiva da rede pública do município de São José dos Campos (SP). Foi coordenadora pedagógica de escolas de Educação Infantil, fez parte da equipe técnica da coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cidadania, foi gestora de parceria das creches conveniadas e atualmente é formadora de professores na Escola de Formação de Educadores do mesmo município. Foi redatora do Currículo Paulista, fez parte do time de autores da ZAPCarinos. Integra o Time de Autores dos planos de aula e o Time de Formadores da Associação Nova Escola. Atualmente é presidente do Cacs-Fundeb e vice-presidente do CME de São José dos Campos. É produtora de conteúdo digital e formadora de professores alfabetizadores. Possui formação em coaching integral sistêmico.

Parceria:

  • Chamex

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo