Curso Avulso

Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 13990 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores da Educação Infantil, professores em início de carreira e estudantes de pedagogia

Sobre o curso

Neste curso gratuito, você conhecerá o que se espera que as crianças aprendam na Educação Infantil e o que legitima a avaliação nessa etapa. Além disso, verá como se desenvolve a avaliação, quais são os aspectos a considerar e o que não pode faltar. 

 

O cursista vai aprender a escolher os melhores momentos para avaliar a turma e como observar, registrar e acompanhar os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. 

 

Este curso vai apoiar professores da Educação Infantil que desejam atualizar seus conhecimentos sobre avaliação, professores em início de carreira e estudantes de pedagogia que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelas formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso e para contextualizar e sensibilizar os educadores sobre como observar, fazer registros e realizar uma análise crítica do trabalho docente, tira-dúvidas com as autoras e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes sobre como produzir uma pauta de observação de um circuito motor para crianças bem pequenas.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Nilcileni Brambilla

Professora, diretora e coordenadora técnico-pedagógica na Secretaria de Educação, do Espírito Santo. Formadora, produtora e revisora de material audiovisual e didático-pedagógico para profissionais da Educação Infantil. Nilcilene é Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Secretaria de Educação de Venda Nova do Imigrante (ES), na formação de formadores de professores e de gestores escolares e no registro da proposta curricular municipal para a Educação Infantil com foco na gestão educacional. Em 2020, foi produtora das trilhas de aprendizagem para crianças pequenas da Carinos Brasil. É formadora de professores, gestores e equipe técnica de secretarias pela Avante. Criou e adaptou planos de atividades para o contexto remoto, foi revisora técnica e produziu cursos autoinstrucionais sobre o Material Educacional da Educação Infantil da Nova Escola para os estados de São Paulo e Ceará. É mentora e formadora do Time de Formadores de Nova Escola.

Tamira Torres

Especialista em coordenação pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora há 20 anos, atuando desde o berçário à modalidade EJA e em programas de recuperação. Atualmente é professora efetiva da rede pública do município de São José dos Campos (SP). Foi coordenadora pedagógica de escolas de Educação Infantil, fez parte da equipe técnica da coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cidadania, foi gestora de parceria das creches conveniadas e atualmente é formadora de professores na Escola de Formação de Educadores do mesmo município. Foi redatora do Currículo Paulista, fez parte do time de autores da ZAPCarinos. Integra o Time de Autores dos planos de aula e o Time de Formadores da Associação Nova Escola. Atuou como presidente eleita do Cacs-Fundeb e vice-presidente do CME de São José dos Campos. É produtora de conteúdo digital e formadora de professores alfabetizadores. Possui formação em coaching integral sistêmico. É educadora certificada da Google for education.

Parceria:

  • Chamex

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Avaliação na Educação Infantil: considerando a singularidade das crianças

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo