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Gestão Escolar

Planejamento à formações por meio de métodos ativos, além de dicas e ações para uma boa relação entre professores e famílias

100% Grátis

  • 5 cursos de até 40 horas cada
  • 120 dias para conclusão
  • 3938 cursistas
  • Curso com Certificado
  • Alinhado à BNCC

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A quem se destina

Gestores e Coordenadores

Sobre o curso

O Combo de Gestão Escolar une cinco cursos completos sobre o tema. Em cada um, você irá aprender:

Curso 01: Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores

No curso, serão abordados aspectos importantes de três estratégias formativas: como auxiliar o professor no planejamento de aulas (utilizando a perspectiva da metodologia de resolução de problemas), como promover a observação em sala de aula e como realizar a tematização da prática.

Curso 02: Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação

Neste curso, coordenadores pedagógicos refletem sobre a importância das formações e da escolha dos temas abordados nesses encontros, analisam experiências de outros profissionais e veem de que forma contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho coletivo.

Curso 03: Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Neste curso, você vai entender como o PPP revela os caminhos escolhidos pela escola para colocar em prática a BNCC e como eles podem ser geradores de mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária. Tudo isso por meio de um relato de experiência de uma diretora de escola pública de São Paulo que tem realizado esse trabalho de maneira colaborativa com a comunidade escolar.

Curso 04: Avaliação na Educação Básica - Como e porque fazer?

Nesse curso vamos discutir o papel importante da avaliação por meio de situações reais vividas por professores. Iremos mergulhar na prática para entender as intenções que direcionam as escolhas das estratégias avaliativas, do o que e do como ensinar e os resultados da aprendizagem.

Curso 05: Três ações para uma boa relação entre o professor e a família

Estabelecer uma comunicação construtiva, na qual os familiares sejam aliados na superação das dificuldades de aprendizagem e os professores parceiros no enfrentamento dos obstáculos da vida pessoal de cada aluno, não é fácil.

Neste curso você vai conhecer estratégias práticas de como ter uma relação produtiva com os pais com base em três estratégias essenciais: o acolhimento, a reunião de pais e a comunicação da aprendizagem.

O que você vai aprender

  • Coordenador Pedagógico: métodos ativos para a formação de professores
    30 horas
  • Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação
    30 horas
  • Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC
    10 horas
  • Avaliação na Educação Básica - Como e porque fazer?
    40 horas
  • Três ações para uma boa relação entre o professor e a família
    4 horas

Como você aprende

  • Vídeo aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
  • Materiais complementares Textos, vídeos, entrevistas, artigos e referências bibliográficas para embasamento das atividades desenvolvidas
  • Ferramentas Modelos de planejamento de aula (embasado na Metodologia de Resolução de Problemas), de pauta de observação de aula e de devolutiva (construtiva)

Sobre os autores

Ana Claudia Cossini Martins

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário do Norte Paulista, especialista em Ensino da Física pela UNICAMP e especialista em ensino da Matemática pela Universidade São Luís. É professora efetiva na rede pública desde 2004, atuou na rede pública e particular de 1998 a 2008. Atualmente é professora coordenadora de Física do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino Região de José Bonifácio, onde atua também como coordenadora do Grupo de Estudos Lesson Study desde 2014. Possui experiência em formação continuada de professores que ensinam matemática e física sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas e atividades experimentais. Atuo também na elaboração dos materiais didáticos São Paulo Faz Escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na disciplina de Física.

Aparecida Francisco da Silva

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1978), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), na área de Álgebra Comutativa. Atuou como docente na UEM (1982-1987) e na UNESP campus de São José do Rio Preto (1987 em diante). Atualmente é professora aposentada e voluntária do Departamento de Matemática da Unesp, campus de São José do Rio Preto, onde colabora com o Conselho de Curso de Matemática, desenvolvendo atividades no Laboratório de Matemática, em especial na coordenação de Grupo de Lesson Study com a Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio e Grupo de Estudos de Resolução de Problemas, em parceria com as diretorias de Ensino das Regiões de São José do Rio Preto e Votuporanga.

Helena Ruiz (ou Leninha)

É formada em Pedagogia e Arte, tem especialização em psicopedagogia e é mestranda em Educação. Atualmente é professora do curso de pós-graduação do Instituto Vera Cruz e formadora de professores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil em diferentes municípios. Foi Coordenadora Pedagógica de Escola de Educação Infantil e membro da Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos na divisão de Educação Infantil. 

Patrícia Moura dos Santos Claro

Tem pós-graduação em Gestão Escolar e trabalha há 10 anos na rede municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Atualmente é Orientadora Educacional na EMEF Mercedes Carnevalli Klein. Foi formadora alfabetizadora do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), alfabetizadora, multiplicadora de Ensino Híbrido e professora coordenadora na Educação Infantil.

Priscila Arce

Com experiência na docência e na coordenação pedagógica em escolas da rede pública, atualmente, Priscila é diretora da Emef Sebastião Francisco O Negro, na zona leste de São Paulo. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo estudado práticas de gestão democrática na rede municipal de São Paulo. Foi premiada com o Prêmio Paulo Freire e finalista do Prêmio Educador Nota 10. Entre 2017 e 2018, colaborou como autora do Blog da Direção, do site Gestão Escolar.

Sonia Guaraldo

Consultora pedagógica e especialista em formação continuada pelo programa Formar, projeto da Fundação Lemann, mantenedora da Nova Escola. É mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em política de formação continuada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi diretora de escola e, entre 2008 e 2016, secretária de educação do município de Birigui, no interior de São Paulo.

Janaina Barros

Coordenadora pedagógica da Rede Estadual da Bahia no CES Seabra, região da Chapada Diamantina (BA).

Também atuou como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação pelo Instituto Chapada. É formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, na mesma universidade, especializou-se em didática e currículo. Sua primeira experiência profissional foi como professora de uma classe multisseriada em uma comunidade quilombola. Atua como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Seabra desde 1999. Em 2013, foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão com um projeto sobre avaliação. Representou o Brasil em 2014 na ONU no REDUCA e foi finalista do Prêmio Espírito Público em 2018.

Angela Di Paolo Mota

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicanálise. Atualmente, Angela Mota é professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, em São Paulo, onde coordena a linha de pesquisa “Educação Infantil: articulações entre cuidar e educar (0 a 3 anos) e os campos de experiência (4 a 5 anos)”.

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  • Instituto Singularidades

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