Curso Avulso
Planejando o ano letivo: diagnóstico da escola
Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.
100% Grátis
- 10 horas
- 4 meses para concluir
- 4577 cursistas
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
A quem se destina
Coordenadores pedagógicos e diretores escolares de instituições de Ensino Fundamental
Sobre o curso
O início do ano letivo é marcado pela realização de avaliações diagnósticas da escola e dos estudantes. Em 2021, essa tarefa agrega novos desafios para diretores e coordenadores pedagógicos: avaliar considerando todas as dificuldades ocorridas em 2020 e a modalidade de ensino adotada no ano atual (remoto, presencial ou parcialmente presencial).
Por meio do compartilhamento de casos reais de gestoras de escolas públicas brasileiras e de discussões trazidas por especialistas, este curso apresenta reflexões sobre o tema e sugestões para o gestor mapear o que foi feito na escola em 2020 e orientar a equipe docente na realização de avaliações diagnósticas e processuais.
Com o diagnóstico, os educadores podem trabalhar para que os estudantes continuem avançando a partir do ponto em que se encontram.
Comece agora mesmo e bons estudos!
Os objetivos de aprendizagem deste curso são:
- Entender o que deve ser levado em conta para o mapeamento das ações da escola;
- Conhecer estratégias para realizar avaliações diagnósticas e processuais;
- Conhecer e entender como diferentes instrumentos avaliativos podem ser utilizados em cada modalidade de ensino.
O que você vai aprender
- Boas-vindas!
- Como fazer o mapeamento da escola
- Avaliação diagnóstica - estratégias possíveis
- Quais são os principais tipos de avaliação
- Quais instrumentos avaliativos usar em cada modalidade de ensino
- Como a avaliação processual pode ajudar no atual contexto
- Sistematização
- Ferramentas e materiais para download
- Para continuar estudando
- Avaliação
- Pesquisa de satisfação
- Conclusão e certificado
Como você aprende
- Aulas com professores, que apresentam: Dicas para a realização do mapeamento da escola; propostas de avaliações diagnósticas e processuais; Orientações sobre o uso de diversos instrumentos avaliativos nas diferentes modalidades de ensino.
- Vídeos com relatos de experiências de gestoras;
- Curadoria de reportagens do acervo da Nova Escola.