Curso Avulso

Planejando o ano letivo: diagnóstico da escola

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Planejando o ano letivo: diagnóstico da escola

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 4313 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Coordenadores pedagógicos e diretores escolares de instituições de Ensino Fundamental

Sobre o curso

O início do ano letivo é marcado pela realização de avaliações diagnósticas da escola e dos estudantes. Em 2021, essa tarefa agrega novos desafios para diretores e coordenadores pedagógicos: avaliar considerando todas as dificuldades ocorridas em 2020 e a modalidade de ensino adotada no ano atual (remoto, presencial ou parcialmente presencial).

Por meio do compartilhamento de casos reais de gestoras de escolas públicas brasileiras e de discussões trazidas por especialistas, este curso apresenta reflexões sobre o tema e sugestões para o gestor mapear o que foi feito na escola em 2020 e orientar a equipe docente na realização de avaliações diagnósticas e processuais. 

Com o diagnóstico, os educadores podem trabalhar para que os estudantes continuem avançando a partir do ponto em que se encontram.

Comece agora mesmo e bons estudos!

 

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Entender o que deve ser levado em conta para o mapeamento das ações da escola; 
  • Conhecer estratégias para realizar avaliações diagnósticas e processuais;
  • Conhecer e entender como diferentes instrumentos avaliativos podem ser utilizados em cada modalidade de ensino.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Como fazer o mapeamento da escola
  • Avaliação diagnóstica - estratégias possíveis
  • Quais são os principais tipos de avaliação
  • Quais instrumentos avaliativos usar em cada modalidade de ensino
  • Como a avaliação processual pode ajudar no atual contexto
  • Sistematização
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Avaliação
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Aulas com professores, que apresentam: Dicas para a realização do mapeamento da escola; propostas de avaliações diagnósticas e processuais; Orientações sobre o uso de diversos instrumentos avaliativos nas diferentes modalidades de ensino.
  • Vídeos com relatos de experiências de gestoras;
  • Curadoria de reportagens do acervo da Nova Escola.

Sobre os autores

Sonia Guaraldo

Consultora pedagógica e especialista em formação continuada pelo programa Formar, projeto da Fundação Lemann, mantenedora da Nova Escola. É mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em política de formação continuada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi diretora de escola e, entre 2008 e 2016, secretária de educação do município de Birigui, no interior de São Paulo.

Valéria Marques

Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Entre 2010 e 2015, coordenou as avaliações externas e a formação continuada de professores da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Faz parte do time de consultores de Gestão Pública e é consultora especialista em avaliações do Formar, projeto da Fundação Lemann, mantenedora da Nova Escola.

Parceria:

  • Fundo verde

Apoio

  • Credit suisse

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Planejando o ano letivo: diagnóstico da escola

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo