Webinar

Avaliação formativa: para ensinar e para aprender melhor

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste webinar:

Curso gratuito

Começar agora

o curso Avaliação formativa: para ensinar e para aprender melhor

  • 4 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Todos os Professores do Ensino Fundamental e Gestores da Educação Básica.

Sobre o curso

No âmbito educacional, a avaliação é um conceito que ganha diferentes significados de acordo com a forma como é praticada. No cotidiano das escolas, por exemplo, a avaliação é tradicionalmente usada e compreendida de forma discrepante com o que as teorias educacionais descreveriam como uma boa prática. Nesse sentido, podemos listar dois exemplos de práticas nocivas aliadas aos processos avaliativos: a confusão entre os termos avaliação e prova, e a ideia de que a avaliação serve apenas para “dar nota” aos alunos.

 

Porém, muitas vezes os professores não sabem como mudar suas práticas avaliativas, principalmente por três motivos: as teorias são discrepantes entre si; as teorias dão poucos indícios de como podem ser associadas à prática; e a avaliação é um processo sensível que causa insegurança e medo de mudanças. É preciso muito apoio para auxiliar na concretização dessas mudanças.

 

Durante o webinar, os participantes poderão compreender que um processo avaliativo coerente deve utilizar todas as funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa – sendo esta última (a somativa) o instrumento avaliativo mais conhecido dos educadores e usado também para diagnóstico das turmas.

 

Considerando esse fato, conclui-se que a avaliação formativa é a menos praticada pelos professores, embora seja a mais importante para os alunos, uma vez que um bom processo de avaliação formativa ajuda professores e alunos a entrar em um consenso. E é sobre esse tipo de avaliação que apresentaremos mais detalhes ao longo do curso.

 

O conteúdo será apresentado por Katia Stocco Smole, especialista com vasta atuação na formação de professores e formulação de propostas relacionadas à avaliação. Durante a apresentação, a autora debaterá os aspectos práticos e teóricos dos diferentes tipos de avaliação e analisará práticas que servirão como base para apresentar caminhos possíveis aos participantes do curso.

 

O material também conta com a participação da professora convidada Denise Maria de Oliveira, que oferece exemplos práticos de como ela trabalha a avaliação formativa em suas turmas de Matemática no Ensino Médio. Ao longo de sua fala, ela oferece dicas de instrumentos avaliativos que podem ser usados em outros componentes curriculares e outras etapas de ensino.

 

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

 

Espera-se que, ao final deste webinar, os educadores participantes sejam capazes de: 

 

  • Compreender os diferentes tipos de avaliação;
  • Refletir criticamente sobre suas práticas avaliativas;
  • Aplicar instrumentos avaliativos diversos com clareza em relação os objetivos de aprendizagem;
  • Organizar seu calendário de avaliação a partir das necessidades de cada turma, com espaços na rotina que permitam a coleta de evidências sobre o aprendizado;
  • Utilizar os resultados das avaliações para replanejar suas aulas.

Como você aprende

  • Na prática Textos, vídeos, planos de aula, entrevistas, referências bibliográficas e ferramentas avaliativas para usar no seu dia a dia.
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares.

Sobre os convidados

Denise Maria de Oliveira

Denise Maria de Oliveira

Bacharelada e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pós-graduada em Administração Escolar pela UCAM. Desde 2013, atua no Colégio Estadual Chico Anysio, escola pioneira na implementação de uma prática pedagógica centrada no desenvolvimento das competências socioemocionais, onde desenvolve projetos que desmistificam a Matemática.

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na área de ensino de Ciências e Matemática. Mestre em didática pela mesma Universidade e especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Foi diretora do Grupo Mathema, voltado à formação de professores de Matemática, e assessora pedagógica do projeto de Planos de Aula da NOVA ESCOLA. 

Parceria:

  • Fundação Lemann

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Avaliação formativa: para ensinar e para aprender melhor

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo