Curso Avulso

Planejando o ano letivo: organização do currículo da escola

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Planejando o ano letivo: organização do currículo da escola

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 2284 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

Uma das consequências do ano atípico que a Educação enfrentou em 2020 foi a impossibilidade de trabalhar todos os conteúdos e habilidades que haviam sido planejados no início do ano letivo. Por conta disso, a flexibilização dos currículos foi permitida. O mesmo deve ocorrer neste ano. Mas como organizar os currículos? O que priorizar? Muitas escolas fizeram a priorização de maneira intuitiva no ano passado e têm, agora, a oportunidade de estruturar melhor esse processo. Este curso traz sugestões de estratégias para realizar esse trabalho essencial para o planejamento das ações das escolas. 

 

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Entender a necessidade de flexibilizar o currículo; 
  • Compreender o que são mapas de foco e como eles podem ajudar na priorização de habilidades; 
  • Conhecer sugestões do que priorizar em todos os anos do Ensino Fundamental.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Como organizar o currículo em 2021?
  • O que são mapas de foco?
  • Como usar a priorização no planejamento?
  • Planejando em 2021 - o que priorizar no Fundamental I
  • Planejando em 2021 - O que priorizar no Fundamental II
  • Sistematização
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Avaliação
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Aulas com professores, que apresentam: A importância de organizar o currículo para planejar as ações da escola; Mapas de foco; Respostas a dúvidas sobre como definir habilidades focais.
  • Vídeos gravados, com orientações sobre: O que priorizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano); O que priorizar nos anos finais do Ensino Fundamental (Matemática, Português, História, Geografia e Ciências).

Sobre o autor

Sonia Guaraldo

Consultora pedagógica e especialista em formação continuada pelo programa Formar, projeto da Fundação Lemann, mantenedora da Nova Escola. É mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em política de formação continuada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi diretora de escola e, entre 2008 e 2016, secretária de educação do município de Birigui, no interior de São Paulo.

Parceria:

  • Fundo verde

Apoio

  • Credit suisse

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Planejando o ano letivo: organização do currículo da escola

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo