Curso Avulso

Fechamento e Planejamento – ideias para a transição entre 2020 e 2021!

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 1034 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Gestores escolares e professores de escolas de Ensino Fundamental.

Sobre o curso

A transição entre os anos de 2020 e 2021 é mais desafiadora do que costumam ser as passagens entre um ano e outro. É necessário levantar, registrar e analisar o que foi possível fazer no ano passado. E, principalmente, pensar em como planejar este ano, mesmo em meio às incertezas que ainda persistem.

 

Para colaborar com os gestores, este curso traz estratégias e ferramentas para organizar a avaliação das ações de professores e alunos. Também apresenta sugestões para a priorização do currículo, com informações específicas para cada ano do Fundamental. 

 

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Conhecer estratégias e ferramentas para organizar a avaliação;
  • Conhecer recursos e ferramentas que apoiem no planejamento de 2021;
  • Entender critérios de priorização do currículo. 

O que você vai aprender

  • Boas vindas!
  • Orientações para a transição entre 2020 e 2021
  • Estruturas para organizar a avaliação
  • O que são e como utilizar rubricas
  • Como sistematizar os dados levantados
  • Como priorizar o currículo
  • Como usar a priorização no planejamento
  • Planejamento 2021 - Entendendo as prioridades do Ensino Fundamental 1
  • Planejamento 2021 - Entendendo as prioridades do Ensino Fundamental 2
  • Sistematização
  • Ferramentas e Materiais para Download
  • Para continuar estudando
  • Avaliação
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Aulas com professores, que apresentam: - ferramentas e estratégias de registro e avaliação; - mapas de foco e planilhas para a priorização; - respostas para dúvidas sobre a transição entre os anos 2020 e 2021.
  • Vídeos gravados, com orientações sobre: - o que priorizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano); - o que priorizar nos anos finais do Ensino Fundamental (Matemática, Português, História, Geografia, Ciências);

Sobre os autores

Kátia Chiaradia

Kátia Chiaradia é licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. De 2020 a 2021 foi pesquisadora de Pós-Doutorado na UERJ, onde estudou prioritariamente a BNCC e o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental. Também em 2020, trabalhou na frente de priorização curricular das redes estaduais e municipais parceiras Formar-Lemann. É formadora docente da Nova Escola e autora de material pedagógico de literatura, sempre com foco na BNCC e na garantia do direito à literatura.

Rodrigo Fonseca

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é consultor pedagógico em instituições de ensino, com atenção especial às dimensões curriculares de metodologia, planejamento e avaliação do trabalho docente. É professor desde 1999, lecionando nos anos finais do ensinos fundamental, nos ensinos médio e superior, e em cursos pré-vestibulares. É autor das Coleções Hélios e Prometeus, materiais didáticos apostilados da Editora Pandora.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Fechamento e Planejamento – ideias para a transição entre 2020 e 2021!

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo