Curso Avulso

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 15594 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em início de carreira e estudantes de pedagogia

Sobre o curso

Neste curso gratuito, o educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico e como esse processo deve ser pensado para se aprofundar no avanço da turma. 

 

Serão apresentadas boas práticas de como fazer isso no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho.

 

Este curso vai apoiar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que desejam atualizar seus conhecimentos sobre avaliação, professores em início de carreira e estudantes de pedagogia que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça os autores

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Vídeos de como uma professora coletou as evidências de aprendizagem com sua turma; conteúdos gravados pelos formadores para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso e para contextualizar e sensibilizar sobre as evidências de aprendizagem, tira-dúvidas com os autores e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes. Ao longo do curso, uma das atividades é planejar evidências de aprendizagem, colocá-las em práticas e entender o que fazer com a coleta de informações depois desse processo.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos e planos de aula, além de indicações de livros, vídeos, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Alessandra Novak

Doutoranda em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, docente das redes pública e privada de Santa Catarina e formadora de professores. Alessandra se formou em Ciências Biológicas pela Univille. Ela atua como docente há mais de 18 anos nas redes pública e privada em diferentes níveis de ensino em Santa Catarina. Desde 2016 dedica-se à Profissionalização Docente nas áreas de Planejamento Reverso, Metodologias Ativas e Avaliação. Professora Formadora no Programa de Especialização Docente (em parceria com a Universidade de Stanford) e integrante do Time de Formadores da Associação Nova Escola. Na pós-graduação em Educação, atua nas disciplinas Educação 5.0 e Metodologias e Ferramentas para Práticas Integradas Inovadoras.

Leonardo Anselmo Perez

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp, docente das redes pública e privada de São Paulo e formador de professores. Leonardo é licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Ciências pela USP São Carlos (SP). Ele é professor há mais de 14 anos na rede pública do Estado de São Paulo, em colégios particulares e em cursos pré-vestibulares de São Carlos. Trabalhou na rede SESI-SP por 6 anos como professor de Matemática do Ensino Fundamental e de Física do Ensino Médio. Atuou na Educação de Jovens e Adultos e ministrou aulas de Vivências de Educação Financeira. Foi docente no Ensino Superior em cursos de graduação em Administração e pós-graduação em Gestão de Negócios. Participa atualmente do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (PSIEM/Unicamp) e desenvolve projeto de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores no âmbito do Ensino Híbrido. Também é facilitador/bolsista nos cursos de graduação da Univesp e membro do Time de Formadores da Associação Nova Escola.

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo