Curso Avulso

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 3678 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

Neste curso vamos abordar as evidências de aprendizagem e a importância da sua construção para acompanhar a trajetória de cada estudante. Dentro de um contexto de defasagem, com o retorno das aulas presenciais, muitos professores têm se questionado: “como saber se meu aluno está avançando?”.

 

O educador entenderá a importância de incluir as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico e conhecerá os passos para realizar a identificação e a coleta de evidências a fim de viabilizar o avanço da turma. Vale lembrar que as evidências são ferramentas essenciais do processo e das estratégias avaliativas.

 

Serão apresentadas boas práticas de como fazer isso no dia a dia a partir dos diferentes desafios que o professor já tem pelo caminho, respeitando o trabalho feito por cada educador e a realidade de cada escola pelo país. 


Este curso faz parte do Programa de Recomposição de Aprendizagem, que reúne outros conteúdos e cursos autoinstrucionais sobre Defasagem de aprendizagem, Avaliação e Priorização curricular.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça os autores

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes. Ao longo do curso, uma das atividades é ajudar uma professora a planejar evidências de aprendizagem, colocá-las em práticas e entender o que fazer com a coleta de informações depois desse processo. Tudo isso dentro do contexto de recomposição de aprendizagem pós-pandemia.
  • Videoaulas Vídeos dos formadores para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

Alessandra Novak

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, onde desenvolve pesquisas na área de Percepção, Microbiologia e Biologia Molecular. Docente há mais de 18 anos nas redes pública e privada em diferentes etapas do ensino em Santa Catarina. Desde 2016, dedica-se à profissionalização docente nas áreas de Planejamento Reverso, Metodologias Ativas e Avaliação. Professora formadora no Programa de Especialização Docente (em Parceria com a Universidade de Stanford) e integrante do Time de Formadores da Associação Nova Escola. Na pós-graduação em Educação, atua nas disciplinas Educação 5.0 e Metodologias e ferramentas para práticas integradas Inovadoras.

Leonardo Anselmo Perez

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos e com titulação de Mestre em Ciências pela USP São Carlos/SP. Atualmente é doutorando no Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da UNICAMP na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática. Professor há mais de 14 anos na rede pública do Estado de São Paulo, em colégios particulares e em cursos pré-vestibulares de São Carlos. Trabalhou na rede SESI-SP por 6 anos como professor de Matemática do Ensino Fundamental e de Física do Ensino Médio. Atuou na Educação de Jovens e Adultos e ministrou aulas de Vivências de Educação Financeira. Foi docente no Ensino Superior em cursos de graduação em Administração e pós-graduação em Gestão de Negócios. Participa atualmente do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (PSIEM/UNICAMP) e desenvolve projeto de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores no âmbito do Ensino Híbrido. Também é facilitador/bolsista nos cursos de graduação da Univesp e membro do Time de Formadores da Associação Nova Escola.

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo