Curso Avulso

Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 5433 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em início de carreira e estudante de licenciatura

Sobre o curso

Neste curso gratuito, você irá conhecer recursos variados para evidenciar as aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais. 

 

Além desses recursos, você vai aprender estratégias metodológicas, como o planejamento reverso e o planejamento em cascata.

 

Este curso vai apoiar professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental que desejam atualizar seus conhecimentos sobre avaliação, professores em início de carreira e estudantes de licenciatura que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça os autores

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelos formadores para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso e para contextualizar e sensibilizar sobre como planejar e replanejar os percursos pedagógicos a partir da avaliação, tira-dúvidas com os autores e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, como a realização de uma proposta de priorização curricular e o planejamento de uma avaliação diagnóstica e de situações didáticas inovadoras.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Aline Mendes Geraldi

Bióloga e Pedagoga. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Ensino Fundamental e Ensino Médio, assessora pedagógica e formadora de professores. Aline atuou como mentora do Time de Autores de Ciências e faz parte do Time de Formadores, ambos da Associação Nova Escola. Já trabalhou como coordenadora de projetos de Iniciação Científica Júnior e Laboratório Maker. É orientadora de projetos científicos, com participações e premiações em Feiras Científicas para a Educação Básica. Atualmente, está envolvida na implementação do Novo Ensino Médio na Escola Divina Providência, em Jundiaí (SP), no desenvolvimento de projetos STEAM na Tríade Educacional, e na edição e produção de recursos educacionais para a Editora Moderna.

Rodrigo Padilha

Formador de professores no Ensino Básico, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Rodrigo é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atua como professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas de São Paulo e de outros estados.

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo
  • Credit suisse

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo