Curso Avulso
Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos
Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito
Começar agora- 10 horas
- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Mais informações
A quem se destina
Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Sobre o curso
Neste curso, você irá conhecer referências e exemplos realizados em sala de aula com estratégias e instrumentos de avaliação que vão auxiliá-lo a ir muito além das provas. Também poderá conhecer recursos variados para evidenciar as aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.
Conhecerá ainda propostas de como elaborar avaliações diagnósticas para que elas revelem os saberes dos alunos, auxiliando o docente a (re)planejar o trabalho pedagógico. Por fim, serão apresentadas estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata, que apoiam o processo de recomposição das aprendizagens essenciais ao longo do segmento e também nas etapas de transição entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e deste com o Ensino Médio.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final do curso, você, professor, seja capaz de:
- Construir e aplicar diferentes estratégias e instrumentos avaliativos, além de estabelecer uma análise crítica ao escolher atividades alcançáveis pelos estudantes, evitando desestimulá-los.
- Aprender a produzir seus planejamentos com base no planejamento reverso para focar nos resultados que devem ser alcançados pela turma.
- Desenvolver critérios claros com base nas expectativas curriculares e comunicá-los por meio de rubricas.
- Planejar estratégias para tornar visível aos estudantes o que ainda precisam desenvolver ao longo do ano e definir critérios para reconhecer suas dificuldades e superações.
- Estabelecer modelos de avaliação capazes de contemplar as especificidades de cada etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.