Curso Avulso

Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora
  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Mais informações

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

Neste curso, você irá conhecer referências e exemplos realizados em sala de aula com estratégias e instrumentos de avaliação que vão auxiliá-lo a ir muito além das provas. Também poderá conhecer recursos variados para evidenciar as aprendizagens, que incluem desde questionários e modelos de autoavaliação até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema e produções com o uso de recursos digitais.

Conhecerá ainda propostas de como elaborar avaliações diagnósticas para que elas revelem os saberes dos alunos, auxiliando o docente a (re)planejar o trabalho pedagógico. Por fim, serão apresentadas estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata, que apoiam o processo de recomposição das aprendizagens essenciais ao longo do segmento e também nas etapas de transição entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e deste com o Ensino Médio.

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final do curso, você, professor, seja capaz de: 

  • Construir e aplicar diferentes estratégias e instrumentos avaliativos, além de estabelecer uma análise crítica ao escolher atividades alcançáveis pelos estudantes, evitando desestimulá-los.
  • Aprender a produzir seus planejamentos com base no planejamento reverso para focar nos resultados que devem ser alcançados pela turma.
  • Desenvolver critérios claros com base nas expectativas curriculares e comunicá-los por meio de rubricas.
  • Planejar estratégias para tornar visível aos estudantes o que ainda precisam desenvolver ao longo do ano e definir critérios para reconhecer suas dificuldades e superações.
  • Estabelecer modelos de avaliação capazes de contemplar as especificidades de cada etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O que você vai aprender

  • Introdução
    Etapa 1
  • Conheça o percurso formativo
    Etapa 2
  • Conheça os autores
    Etapa 3
  • Introdução
    Etapa 4
  • Módulo 1 - Como as avaliações traduzem as diferentes realidades educacionais
    Etapa 5
  • Módulo 2 - O planejamento da avaliação: o que considerar
    Etapa 6
  • Módulo 3 - O planejamento da avaliação: exemplos práticos
    Etapa 7
  • Sistematização da Unidade 1
    Etapa 8
  • Introdução
    Etapa 9
  • Módulo 4 - Como comunicar o processo avaliativo para as turmas
    Etapa 10
  • Módulo 5 - Construir e aplicar diferentes estratégias e instrumentos avaliativos
    Etapa 11
  • Sistematização da Unidade 2
    Etapa 12
  • Introdução
    Etapa 13
  • Módulo 6 - A percepção do aprendizado pelos estudantes
    Etapa 14
  • Módulo 7 - Aprendizagem visível
    Etapa 15
  • Sistematização da Unidade 3
    Etapa 16
  • Introdução
    Etapa 17
  • Módulo 8 - A avaliação nos momentos de transição de etapa de ensino
    Etapa 18
  • Sistematização da Unidade 4
    Etapa 19
  • Introdução
    Etapa 20
  • Assista à live
    Etapa 21
  • Material complementar
    Etapa 22
  • Referências
    Etapa 23
  • Avaliação final
    Etapa 24
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 25
  • Certificado
    Etapa 26

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, como a realização de uma proposta de priorização curricular e o planejamento de uma avaliação diagnóstica e de situações didáticas inovadoras, com o uso de estratégias para auxiliar na recomposição de aprendizagens e no contínuo desenvolvimento de todos os alunos.
  • Videoaulas Vídeos com os autores do curso para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do percurso, além de sugestões de vídeos externos que oferecem mais exemplos para seu processo de estudo.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

Aline Mendes Geraldi

Aline Mendes Geraldi

Bióloga e Pedagoga. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na educação há 13 anos como professora (Ensino Fundamental e Ensino Médio), além de formadora de professores e assessora pedagógica. Atuou como mentora do Time de Autores de Ciências e faz parte do Time de Formadores, ambos da Associação Nova Escola. Já trabalhou como coordenadora de projetos de Iniciação Científica Júnior e Laboratório Maker. Orientadora de projetos científicos, com participações e premiações em Feiras Científicas para a Educação Básica. Atualmente, está envolvida na implementação do Novo Ensino Médio na Escola Divina Providência, em Jundiaí (SP), e no desenvolvimento de projetos STEAM na Tríade Educacional, além de na edição e produção de recursos educacionais para a Editora Moderna.

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. É também autor do curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2 oferecido em Nova Escola.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo
  • Credit suisse

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora