Curso Avulso

Avaliação de aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora

o curso Avaliação de aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

Neste curso, você, professor, conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que o auxiliarão a avaliar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Também poderá ver exemplos de recursos variados para evidenciar as aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo. Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e o ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, leitura e escrita, bem como dos conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final do curso, você, professor, seja capaz de:

  • Identificar os tipos de avaliações (diagnóstica, formativa e somativa) diferenciando-as, bem como seus conceitos, técnicas e instrumentos.
  • Utilizar de forma adequada a avaliação por rubricas e a autoavaliação, construindo processos avaliativos mais transparentes e coerentes.
  • Reconhecer e implementar instrumentos avaliativos que possam contribuir para a aprendizagem, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, a partir da BNCC e consequentemente do currículo das redes de ensino.
  • Retomar o planejamento com os objetivos de aprendizagem priorizados no início do ano para definir ações que viabilizem a aprendizagem até o final do ano letivo.
  • Reconhecer a importância da retomada do planejamento anual, elencando e revisando as habilidades que serão priorizadas para definir ações que viabilizem a aprendizagem até o final do ano letivo

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça os autores

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, reflexões e exemplos práticos para que você possa desenvolver e aplicar novos saberes, como: a relação da avaliação com as habilidades e o planejamento de aprendizagens; a criação de modelos de rubrica e autoavaliação que permitem tornar explícitos os critérios do processo avaliativo; estratégias para avaliar considerando os aprendizados essenciais em Língua Portuguesa e Matemática; e caminhos para avaliar na transição entre os segmentos.
  • Videoaulas Vídeos com as autoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer de cada unidade do curso.
  • Indicações de materiais Referências de reportagens, artigos, planos de aula e acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

Alessandra Novak

Alessandra Novak

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, onde desenvolve pesquisas na área de Percepção, Microbiologia e Biologia Molecular. Docente há mais de 18 anos nas redes pública e privada em diferentes etapas do ensino em Santa Catarina. Desde 2016, dedica-se à profissionalização docente nas áreas de Planejamento Reverso, Metodologias Ativas e Avaliação. Professora formadora no Programa de Especialização Docente (em Parceria com a Universidade de Stanford) e integrante do Time de Formadores da Associação Nova Escola. Na pós-graduação em Educação, atua nas disciplinas Educação 5.0 e Metodologias e ferramentas para práticas integradas Inovadoras.

Aline Soares

Aline Soares

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Educação, Ciência e Tecnologia pela PUC/MG. Atua como professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1. É coautora do capítulo sobre Avaliação do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação

Parceria:

  • Credit suisse
  • Fundação Lemann
  • Fundação Telefone Oficial

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo