Curso Avulso
Avaliação de aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas
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Curso gratuito
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- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
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A quem se destina
Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Sobre o curso
Neste curso, você, professor, conhecerá materiais teóricos e ferramentas práticas que o auxiliarão a avaliar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, permitindo ir muito além das provas. Também poderá ver exemplos de recursos variados para evidenciar as aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo. Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e o ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, leitura e escrita, bem como dos conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final do curso, você, professor, seja capaz de:
- Identificar os tipos de avaliações (diagnóstica, formativa e somativa) diferenciando-as, bem como seus conceitos, técnicas e instrumentos.
- Utilizar de forma adequada a avaliação por rubricas e a autoavaliação, construindo processos avaliativos mais transparentes e coerentes.
- Reconhecer e implementar instrumentos avaliativos que possam contribuir para a aprendizagem, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, a partir da BNCC e consequentemente do currículo das redes de ensino.
- Retomar o planejamento com os objetivos de aprendizagem priorizados no início do ano para definir ações que viabilizem a aprendizagem até o final do ano letivo.
- Reconhecer a importância da retomada do planejamento anual, elencando e revisando as habilidades que serão priorizadas para definir ações que viabilizem a aprendizagem até o final do ano letivo