TRILHA

Intensivo de Matemática na BNCC

Um passo a passo completo para você entender a Matemática na BNCC

Curso gratuito

Começar agora

o curso Intensivo de Matemática na BNCC

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Profesosres da Educação Infantil e Fundamental I

Sobre o curso

A chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um marco importante para o ensino de Matemática por trazer avanços e continuidades em relação às normas anteriores.

 

Neste curso, você conhecerá melhor o documento, a sua diferença em relação a referenciais anteriores (os Parâmetros Curriculares Nacionais), a organização dele em competências, objetos de ensino, unidades temáticas e habilidades e entenderá quais pistas ele apresenta sobre as metodologias que serão necessárias para a prática na sala de aula.

 

Ao final, também poderá assistir ao exemplo de uma aula em uma turma de Ensino Fundamental que utiliza estratégias alinhadas à BNCC.

 

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

  • Compreender os pressupostos básicos dos currículos de Matemática produzidos com base na BNCC;
  • Identificar a estrutura, a organização e as principais inovações propostas pela BNCC para a área de Matemática;
  • Diferenciar a BNCC dos PCN, na área de Matemática, analisando pontos de aproximações e distanciamentos;
  • Analisar uma prática de sala de aula que leva em conta os pressupostos didáticos e metodológicos que podem ser inferidos com base na BNCC.

O que você vai aprender

Do letramento à probalidade: compreenda os caminhos da BNCC para a Matemática

São cinco cursos para você entender, organizar e produzir suas aulas alinhadas ao documento

  • Matemática na BNCC: Conhecendo o documento
    4 horas
  • Matemática na BNCC: Habilidades e Competências
    4 horas
  • Matemática na BNCC: Desenvolvendo o letramento matemático
    4 horas
  • Matemática na BNCC: Álgebra no Fundamental 1
    4 horas
  • Matemática na BNCC: um novo olhar sobre probabilidade
    4 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre o autor

Cristiane Chica

Cristiane Chica

É gestora pedagógica do Mathema e coautora de diversos livros didáticos de Matemática. É bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mais de 25 anos de experiência em formação de professores.

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora do Mathema, é doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas, para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Foi co-autora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM),  do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.

Luciana Tenuta

Luciana Tenuta

Bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua como assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi Supervisora de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/UFMG) e especialista responsável pela área de Números na elaboração dos planos de aula NOVA ESCOLA. É autora de livros didáticos, consultora independente e formadora de professores em Educação Matemática de várias instituições públicas e privadas. É colaboradora na produção de materiais didáticos digitais do Mathema.

Sandra Amorin

Sandra Amorin

Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o corpo docente da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ministrando aulas no curso de Pedagogia, e também faz parte da equipe de formadores do Mathema. Colaborou com o Time de Autores dos planos de aula Nova Escola como especialista da área de álgebra. Além disso, atuou por mais 15 anos como professora de Matemática na rede estadual de São Paulo em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Rita Batista

Rita Batista

Doutoranda e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora de Matemática da Educação Básica há mais de 30 anos. Formadora de professores e pesquisadora do Geração (Grupo de Estudos em Combinatória e Probabilidade/UFPE). Especialista em Estatística e Probabilidade para elaboração dos planos de aula de Nova Escola. Colaboradora na produção de materiais didáticos digitais do Mathema.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Matemática na BNCC: Conhecendo o documento

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo