Professores do Ensino Fundamental 1

Intensivo de Matemática na BNCC

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

Matemática na BNCC: Conhecendo o documento

Matemática na BNCC: Conhecendo o documento

Cristiane Chica,

Carga Horária: 4 horas

Matemática na BNCC: Habilidades e Competências

Matemática na BNCC: Habilidades e Competências

Maria Ignez Diniz,

Carga Horária: 4 horas

Matemática na BNCC: Desenvolvendo o letramento matemático

Matemática na BNCC: Desenvolvendo o letramento matemático

Luciana Tenuta,

Carga Horária: 4 horas

Matemática na BNCC: Álgebra no Fundamental 1

Matemática na BNCC: Álgebra no Fundamental 1

Sandra Amorin,

Carga Horária: 4 horas

Matemática na BNCC: um novo olhar sobre probabilidade

Matemática na BNCC: um novo olhar sobre probabilidade

Rita Batista,

Carga Horária: 4 horas

  • Valor:   6x de R$ 19,80
  • Carga Horária:   20 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Já começou essa trilha?
Faça login aqui >

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Olá, professor!

Você está prestes a conhecer, de forma detalhada, os caminhos que a BNCC traça para o componente de Matemática com nosso intensivo formado por 5 cursos exclusivos.
 
Eles foram desenvolvidos para você colocar a BNCC no planejamento das aulas de Matemática, aliando forte embasamento teórico e apresentando atividades e recursos para você aplicar temas importantes com os alunos da Educação Infantil e Fundamental I.
 
Os cursos nesse intensivo são: Matemática na BNCC: Conhecendo o documento Matemática na BNCC: Desenvolvendo o letramento matemático Matemática na BNCC: Habilidades e Competências Matemática na BNCC: Álgebra no Fundamental 1 Matemática na BNCC: um novo olhar sobre probabilidade
 
Todos eles foram realizados em parceria com o Mathema, nossa parceira que é especialista no campo da Matemática e desenvolve conteúdos para inovar e transformar o aprendizado.
 
Inicie agora mesmo sua caminhada com esse intensivo e tire a BNCC do papel e a traga para sua sala de aula.
 

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Estrutura e competências da BNCC de Matemática
  • Etapa 3 A BNCC e os PCNs: O que mudou?
  • Etapa 4 Desafios e metodologias para a área de Matemática
  • Etapa 5 Exemplo de aula alinhada à BNCC
  • Etapa 6 Discussão sobre a prática
  • Etapa 7 Sistematização
  • Etapa 8 Atividade final
  • Etapa 9 Atividade extra (opcional)
  • Etapa 10 Pesquisa de Satisfação
  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O que são competências?
  • Etapa 3 Como se desenvolvem competências?
  • Etapa 4 As competências na BNCC de Matemática
  • Etapa 5 O percurso de uma competência na BNCC
  • Etapa 6 Sistematização
  • Etapa 7 Atividade final
  • Etapa 8 Atividade extra (opcional)
  • Etapa 9 Pesquisa de Satisfação
  • Etapa 10 Conclusão e certificado
  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Como as metodologias podem contribuir para o letramento matemático?
  • Etapa 3 Modelagem matemática
  • Etapa 4 O trabalho com projetos nas aulas de matemática
  • Etapa 5 Exemplo de aula alinhada à BNCC
  • Etapa 6 Sistematização
  • Etapa 7 Atividade final
  • Etapa 8 Para continuar estudando
  • Etapa 9 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 10 Conclusão e certificado
  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O que é pensamento algébrico?
  • Etapa 3 Padrões, regularidades e generalizações
  • Etapa 4 Igualdade e equivalência
  • Etapa 5 Exemplo de aula
  • Etapa 6 Sistematização
  • Etapa 7 Atividade Final
  • Etapa 8 Atividade extra (opcional)
  • Etapa 9 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 10 Conclusão e certificado
  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Probabilidade para quê?
  • Etapa 3 Progressão ao longo do ensino fundamental
  • Etapa 4 Quando uma sequência é aleatória?
  • Etapa 5 Explorando o espaço amostral
  • Etapa 6 Exemplo de aula alinhada à bncc
  • Etapa 7 Discussão sobre a prática
  • Etapa 8 Sistematização
  • Etapa 9 Atividade final
  • Etapa 10 Pesquisa de satisfação

Sobre o autor

Cristiane Chica

Cristiane Chica

É gestora pedagógica do Mathema e coautora de diversos livros didáticos de Matemática. É bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Tem mais de 25 anos de experiência em formação de professores.

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora do Mathema, é doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas, para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Foi co-autora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM),  do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.

Luciana Tenuta

Luciana Tenuta

Bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua como assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi Supervisora de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/UFMG) e especialista responsável pela área de Números na elaboração dos planos de aula NOVA ESCOLA. É autora de livros didáticos, consultora independente e formadora de professores em Educação Matemática de várias instituições públicas e privadas. É colaboradora na produção de materiais didáticos digitais do Mathema.

Sandra Amorin

Sandra Amorin

Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o corpo docente da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ministrando aulas no curso de Pedagogia, e também faz parte da equipe de formadores do Mathema. Colaborou com o Time de Autores dos planos de aula Nova Escola como especialista da área de álgebra. Além disso, atuou por mais 15 anos como professora de Matemática na rede estadual de São Paulo em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Rita Batista

Rita Batista

Doutoranda e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora de Matemática da Educação Básica há mais de 30 anos. Formadora de professores e pesquisadora do Geração (Grupo de Estudos em Combinatória e Probabilidade/UFPE). Especialista em Estatística e Probabilidade para elaboração dos planos de aula de Nova Escola. Colaboradora na produção de materiais didáticos digitais do Mathema.

Sobre os APOIADORES: