Professores do Ensino Fundamental 1

Matemática na BNCC: Habilidades e Competências

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Maria Ignez Diniz,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Compreender o significado de habilidades e competências e saber como elas se desenvolvem por meio do ensino são fatores essenciais para o entendimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este é o objetivo central deste curso, que irá tratá-lo com a apresentação de exemplos significativos da relação entre as competências gerais, os objetivos de conhecimento, as habilidades e a prática de sala de aula. Você ainda vai ter a chance de desenvolver seu próprio planejamento, aplicando o que aprendeu no curso.

Objetivos de aprendizagem:

- Compreender os conceitos de competências e letramento matemático presentes na BNCC;

- Entender algumas estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades;

- Compreender como as noções de competências e letramento matemático podem ser desenvolvidas em trabalhos que usem a BNCC como referência.

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 O que são competências?
  • Etapa 3 Como se desenvolvem competências?
  • Etapa 4 As competências na BNCC de Matemática
  • Etapa 5 O percurso de uma competência na BNCC
  • Etapa 6 Sistematização
  • Etapa 7 Atividade final
  • Etapa 8 Atividade extra (opcional)
  • Etapa 9 Pesquisa de Satisfação
  • Etapa 10 Conclusão e certificado

Sobre o autor

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora do Mathema, é doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas, para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Foi co-autora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM),  do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.