Educação Infantil

Combo - BNCC na Educação Infantil

Essa trilha conta com os seguintes cursos:

Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC

Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC

Evandro Tortora, Tamira de Souza,

Carga Horária: 10 horas

BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências

BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências

Beatriz Ferraz,

Carga Horária: 10 horas

Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura

Denise Guilherme, Maria de Lurdes M Martins,

Carga Horária: 30 horas

  • Valor:   6x de R$ 37,79
  • Carga Horária:   50 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificados de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Já começou essa trilha?
Faça login aqui >

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a entender a BNCC e a planejar atividades que respeitem e valorizem a forma da criança se expressar e aprender nesse momento de sua vida.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC (10h);
- BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências (10h);
- Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura (30h).

 
No curso "Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC" (10h), nossos especialistas Evandro Tortora e Tamira de Souza, do Time de Autores dos planos de aula de NOVA ESCOLA, mostram as principais mudanças propostas pela BNCC para a Educação Infantil e sobre como considerar todos os itens apresentados pelo documento para avaliar as atividades que você já realiza e pensar em novas propostas.
 
Já em "BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências" (10h), Beatriz Ferraz vai ensinar a concepção de criança proposta pela BNCC, analisar práticas educativas que promovem os direitos das crianças. Também mostra estratégias de como planejar uma atividade alinhada à BNCC.
 
Por fim, o curso "Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura" (30h), as autoras reforçam o lugar da literatura na Educação Infantil, como montar um acervo de livros e planejar atividades de leitura. Também é apresentado um exemplo prático em sala de aula com vídeos completos das gravações da professora Lurdinha e suas turmas, docente da rede municipal de Santos (SP).
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial das crianças.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Conheça as principais mudanças propostas pela BNCC para a Educação Infantil e comece a refletir sobre o que é planejar nessa etapa.
  • Etapa 2 Entenda como uma atividade de contagem foi transformada para dar mais protagonismo às crianças e garantir o cumprimento dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Etapa 3 Veja um passo-a-passo sobre como considerar todos os itens apresentados pela BNCC para avaliar as atividades que você já realiza e pensar em novas propostas.
  • Etapa 4 Os professores do curso respondem a dúvidas enviadas por profissionais da Educação Infantil de todo o país.
  • Etapa 5 Responda a um rápido questionário e elabore um plano de atividades alinhado à BNCC.
  • Etapa 6 Conteúdos para Formação continuada
  • Etapa 1 A criança potente na proposta da BNCC: - Apresentação do curso e da aula. - Um breve bate-papo com Beatriz Ferraz, sua trajetória e área de estudo. - O que é uma Educação Infantil de qualidade? - A BNCC e seu potencial para promover a qualidade da Educação Infantil. - As crianças e suas experiências no centro do planejamento.
  • Etapa 2 Atividades que valorizam a potencialidade e o protagonismo da criança: - Apresentação da aula. - Conhecendo uma proposta de planejamento. - Identificando aspectos do planejamento a partir de um contexto de aprendizagem: estratégias de apoio à aprendizagem, campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Etapa 3 Bate-papo com a autora: - Apresentação da aula. - Perguntas e respostas dos especialistas e do público. - Considerações finais. - Encerramento.
  • Etapa 1 Vamos começar?
  • Etapa 2 O lugar da literatura na Educação Infantil
  • Etapa 3 Crianças como leitoras
  • Etapa 4 Perguntas e respostas
  • Etapa 5 Aula exclusiva: modalidades de leitura na Educação Infantil
  • Etapa 6 Na prática
  • Etapa 7 Ferramentas
  • Etapa 8 Retomada
  • Etapa 9 Referências bibliográficas
  • Etapa 10 Atividade final

Sobre os autores

Evandro Tortora

Evandro Tortora

Pedagogo, Mestre em Educação para Ciência, Professor de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas há 6 anos e autor de planos de atividade da Nova Escola.

Tamira de Souza

Tamira de Souza

Graduada em Pedagogia e Letras e especialista em coordenação pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos. É professora efetiva da rede pública do município de São José dos Campos, em São Paulo, atuando na equipe técnica da Secretaria de Educação como orientadora de ensino, formando professores e equipe gestora. Também atua como formadora de alfabetizadores. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento do Fundeb. Foi redatora do Currículo Paulista, fez parte do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA e integra o time de formadores da mesma organização.

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz

É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University, em Introdução à pedagogia pikleriana pela Fundação Léczy pela criança (Budapeste/Hungria) e em A cotidianidade nas escolas de Reggio Emilia pelo Centro Internacional  Loris Malaguzzi (Reggio Emilia, Itália).

De Educação Infantil Global Me e diretora da Escola de Educadores trabalhando como  consultora em projetos na área da educação Infantil, Consultora de Projetos Educacionais do investimento social do Banco Itaú BBA e do Banco Mundial, Assessora Pedagógica do Projeto Planos de Aula – time Educação Infantil da Fundação Nova Escola, Associada do Movimento Todos Pela Educação, Membro do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, participando da produção de materiais  de apoio a implementação da BNCC, consultora da Fundação Lemann em projetos específicos para BNCC da Educação Infantil e membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Educação do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

Atuou em diversos Projetos junto ao Ministério da Educação: consultora na revisão dos Parâmetros Nacionais de qualidade da Educação Infantil, autora do conteúdo da ferramenta curricular da Educação infantil do site basenacionalcomum.mec.gov.br, autora de texto de apoio e leitora crítica da Base Nacional Comum Curricular, Especialista do ProBNCC EI, consultora dos Indicadores de Qualidade da EI, coautora e formadora do Programa Proinfantil, formadora do Programa de implementação dos Referenciais Curriculares Nacionais da EI.

Denise Guilherme

Denise Guilherme

É idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil. Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna entre outros.

Maria de Lurdes M Martins

Maria de Lurdes M Martins

Pedagoga, participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. Atualmente é professora de Ed. Infantil na rede municipal de Santos, em São Paulo, e colaboradora da Revista Emília. É ex-aluna da Pós Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.