TRILHA

Combo - BNCC na Educação Infantil

Faça atividades alinhadas à BNCC com os pequenos

100% Grátis

Começar agora

o curso Combo - BNCC na Educação Infantil

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • 7317 cursistas
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores da Educação Infantil

Sobre o curso

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a entender a BNCC e a planejar atividades que respeitem e valorizem a forma da criança se expressar e aprender nesse momento de sua vida.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC (10h);
- BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências (10h);
- Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura (30h).

 
No curso "Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC" (10h), nossos especialistas Evandro Tortora e Tamira de Souza, do Time de Autores dos planos de aula de NOVA ESCOLA, mostram as principais mudanças propostas pela BNCC para a Educação Infantil e sobre como considerar todos os itens apresentados pelo documento para avaliar as atividades que você já realiza e pensar em novas propostas.
 
Já em "BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências" (10h), Beatriz Ferraz vai ensinar a concepção de criança proposta pela BNCC, analisar práticas educativas que promovem os direitos das crianças. Também mostra estratégias de como planejar uma atividade alinhada à BNCC.
 
Por fim, o curso "Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura" (30h), as autoras reforçam o lugar da literatura na Educação Infantil, como montar um acervo de livros e planejar atividades de leitura. Também é apresentado um exemplo prático em sala de aula com vídeos completos das gravações da professora Lurdinha e suas turmas, docente da rede municipal de Santos (SP).
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial das crianças.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

Três cursos para implementar a BNCC com atividades, planos de aula e jogos

Entenda o documento e implemente a BNCC de forma prática

  • Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC
    10 horas
  • BNCC na Educação Infantil: as crianças e suas experiências
    10 horas
  • Literatura na Educação Infantil - Como planejar atividades de leitura
    30 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre os autores

Evandro Tortora

Professor de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas e doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Bauru (SP). Evandro também tem experiências como professor nos cursos de Pedagogia e Matemática. Junto à Nova Escola, participou do time de autores de planos de atividade para Educação Infantil, é colunista de Educação Infantil do site da Nova Escola e desenvolve ações para formação continuada de professores.

Tamira de Souza

Especialista em coordenação pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora da rede pública de São José dos Campos (SP), presidente do Cacs-Fundeb e vice-presidente do CME de São José dos Campos. Tamira também atua como formadora de professores na Escola de Formação de Educadores em São José dos Campos (SP), produtora de conteúdo digital e formadora de professores alfabetizadores. Ela foi coordenadora pedagógica de escolas de Educação Infantil, fez parte da equipe técnica da coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cidadania, e foi gestora de parceria das creches conveniadas da prefeitura. Foi redatora do currículo paulista e fez parte do time de autores da ZAPCarinos. É produtora de conteúdo digital e formadora de professores alfabetizadores.

Beatriz Ferraz

Beatriz Ferraz é psicóloga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University. É diretora da Escola de Educadores que trabalha com projetos na área da educação Infantil, é membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Educação do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Atua em projetos para Banco Itaú BBA, Banco Mundial, Fundação Lemann e Fundação Lucia e Pelerson Penido. Foi assessora Pedagógica do Projeto Planos de Aula – time Educação Infantil da Fundação Nova Escola e consultora em diversos projetos do Ministério da Educação, como o PróInfantil, Próinfância, Indicadores de qualidade, ferramenta de apoio à implementação da BNCC EI entre outros.

Denise Guilherme

Idealizadora da Taba, empresa de curadoria de livros infantis e juvenis, e professora do curso de pós-graduação Literatura para crianças e jovens, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo (SP). Denise foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019, na categoria livro Infantil, e é mestre em Educação com mais de 20 anos de experiência na área. Ela também atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações e empresas, como Fundação Victor Civita, SEE do Estado de SP, Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Grupo Somos, Editora Moderna, entre outras.

Maria de Lurdes M Martins

Professora de Educação Infantil na rede municipal de Santos (SP) e colaboradora da Revista Emília. Pedagoga, Maria participou como formadora do PCN em Ação e do PROFA, ambos projetos do MEC. Trabalhou por mais de dez anos como formadora na CEDAC. É ex-aluna do curso de pós-graduação Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz, onde concluiu sua pesquisa intitulada “Um estudo sobre a prática de leitura de poemas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Combo - BNCC na Educação Infantil

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo