Curso Avulso

Defasagem de aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental - (Re)planejar para avançar

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora
  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Mais informações

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

A defasagem de aprendizagem ainda é um desafio a ser superado na educação pública e que foi agravado com a pandemia de covid-19. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos frequentes de dificuldades ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com a falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos Anos Finais do Ensino Fundamental impacta diretamente a transição dos anos escolares ao longo dessa etapa do ensino. Assim, é essencial agir não apenas para reverter o cenário decorrente da pandemia, mas também para reduzir a defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.

 

Neste curso você vivenciará conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens nos Anos Finais do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento dos professores nesse delicado e singular momento da educação. Você irá encontrar referências teóricas e práticas, envolver-se em atividades mão na massa e participar de reflexões que possibilitarão construir um planejamento com intencionalidades pedagógicas claras e objetivas, assegurando aprendizagens essenciais para os estudantes progredirem em seus estudos. 

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final do curso, você, professor, seja capaz de: 

  • Compreender os conceitos de recomposição, recuperação e defasagem de aprendizagens.
  • Entender as etapas do planejamento e execução do trabalho de recomposição de aprendizagem. 
  • Fazer uso adequado dos instrumentos avaliativos para mapear as necessidades e monitorar o progresso dos alunos.
  • Conhecer e implementar estratégias metodológicas que apoiem o aluno no processo de recomposição das aprendizagens.
  • Construir e selecionar planos de aula a fim de promover a recomposição das aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, a partir da BNCC e do currículo das redes de ensino.

O que você vai aprender

  • Introdução
    Etapa 1
  • Conheça o percurso formativo
    Etapa 2
  • Conheça os autores
    Etapa 3
  • Introdução
    Etapa 4
  • Módulo 1 – O que é defasagem, recuperação e recomposição?
    Etapa 5
  • Módulo 2 – Anos Finais: desafios e oportunidades
    Etapa 6
  • Sistematização da Unidade 1
    Etapa 7
  • Introdução
    Etapa 8
  • Módulo 3 - Superando desafios em busca da recomposição das aprendizagens
    Etapa 9
  • Módulo 4 – Motivação e mobilização para aprender
    Etapa 10
  • Sistematização da Unidade 2
    Etapa 11
  • Introdução
    Etapa 12
  • Módulo 5 - A indissociabilidade entre a docência e o planejamento
    Etapa 13
  • Módulo 6 - A centralidade das habilidades de pensamento
    Etapa 14
  • Sistematização da Unidade 3
    Etapa 15
  • Introdução
    Etapa 16
  • Módulo 7 – Avaliar e planejar
    Etapa 17
  • Módulo 8 – O monitoramento dos progressos
    Etapa 18
  • Sistematização do curso
    Etapa 19
  • Boas-vindas!
    Etapa 20
  • Assista à live
    Etapa 21
  • Material complementar
    Etapa 22
  • Referências
    Etapa 23
  • Avaliação final
    Etapa 24
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 25
  • Certificado
    Etapa 26

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, como: a realização de uma proposta de priorização curricular, o planejamento de uma avaliação diagnóstica e de situações didáticas inovadoras, com o uso de estratégias para auxiliar na recomposição de aprendizagens e no contínuo desenvolvimento de todos os alunos.
  • Videoaulas Vídeos das formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Vitória Rodrigues e Silva

Vitória Rodrigues e Silva

Doutora em História pela Universidade de São Paulo, área em que também fez a graduação e o mestrado (na PUC-SP). Atua há mais de 30 anos como professora. Inicialmente foi professora da Educação Básica e, mais tarde, do Ensino Superior, tendo lecionado em cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. É especialista em metodologia do Ensino de História para todos os níveis da Educação Básica. Nos últimos anos tem se dedicado a diversos trabalhos nas áreas de currículo e aprendizagem, especialmente a elaboração de projetos para o desenvolvimento de materiais didáticos em conformidade com a BNCC. É especialista na área de avaliação.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • Credit suisse
  • Fundação Telefônica Vivo

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora