Curso Avulso

Defasagem de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – (Re)planejar para avançar

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora
  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Mais informações

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sobre o curso

Neste curso vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem, diferenciando-a das dificuldades e da heterogeneidade esperadas nas salas de aula. As aprendizagens fundamentais expressas em documentos pedagógicos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), serão usadas como eixos estruturantes dessa reflexão, para a qual serão compartilhados estudos de caso e situações práticas que auxiliem o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na recomposição da aprendizagem dos estudantes. 

 

O educador conhecerá propostas de como elaborar avaliações diagnósticas para que elas revelem os saberes dos alunos, auxiliando o docente a (re)planejar o trabalho pedagógico. 

 

Por fim, serão apresentadas estratégias metodológicas inovadoras, levando em conta os contextos remoto e presencial, como a personalização do ensino, a interdisciplinaridade e os agrupamentos produtivos, que podem ser incluídas no planejamento para combater à defasagem.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

  • compreender o conceito de defasagem e no que ele se diferencia de dificuldades de aprendizagens;
  • identificar as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver, para progredir em suas construções;
  • reconhecer a importância da avaliação diagnóstica, identificando saberes e defasagens dos alunos; 
  • fazer uso adequado dos resultados avaliativos para mapear as necessidades dos alunos;
  • planejar propostas que garantam a personalização do ensino, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes em defasagem.

O que você vai aprender

  • Introdução
    Etapa 1
  • Conheça o percurso formativo
    Etapa 2
  • Conheça as autoras
    Etapa 3
  • Introdução
    Etapa 4
  • Módulo 1 - Defasagem ou dificuldade?
    Etapa 5
  • Módulo 2 - Reconhecendo as aprendizagens fundamentais
    Etapa 6
  • Sistematização da unidade
    Etapa 7
  • Introdução
    Etapa 8
  • Módulo 3 - Avaliação Diagnóstica
    Etapa 9
  • Módulo 4 - Tempos e espaços
    Etapa 10
  • Sistematização da unidade
    Etapa 11
  • Introdução
    Etapa 12
  • Módulo 5 – A pandemia e o contexto remoto: o que mudou?
    Etapa 13
  • Módulo 6 – Inovação pedagógica e personalização do ensino
    Etapa 14
  • Módulo 7 – Interdisciplinaridade e agrupamentos produtivos
    Etapa 15
  • Sistematização da unidade
    Etapa 16
  • Boas-vindas!
    Etapa 17
  • Assista à live
    Etapa 18
  • Material complementar
    Etapa 19
  • Referências bibliográficas
    Etapa 20
  • Avaliação
    Etapa 21
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 22
  • Certificado
    Etapa 23

Como você aprende

  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, como: a realização de uma proposta de priorização curricular, o planejamento de uma avaliação diagnóstica e de situações didáticas inovadoras, com o uso de estratégias para auxiliar na recomposição de aprendizagens e no contínuo desenvolvimento de todos os alunos.
  • Videoaulas Vídeos das formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso.
  • Indicações de materiais Links de reportagens, artigos, cursos, planos de aula e vídeos do acervo de Nova Escola, além de indicações de livros, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.

Sobre os autores

 Heloisa Jordão

Heloisa Jordão

Doutora e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel em Letras (FFLCH-USP). Mais de 15 anos de experiência como professora do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e como formadora de coordenadores, professores de Língua Portuguesa e alfabetizadores de redes públicas paulistas.

Eliane de Siqueira

Eliane de Siqueira

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, magistrada pela CEFAM, é Mestre e Doutora em Ciências pela USP. Atua há 23 anos na Educação Básica, há 18 anos no Ensino Superior e há 6 anos na formação de professores em Guarulhos (SP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância) e foi mentora nos times de autores de planos de aula da Nova Escola nos componentes de Ciências e Geografia

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • Credit suisse
  • Fundação Lemann

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora