Curso Avulso

Defasagem de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – (Re)planejar para avançar

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 12766 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em início de carreira e estudantes de pedagogia

Sobre o curso

Neste curso gratuito, vamos refletir sobre as expectativas de aprendizagem e o que envolve a defasagem. Você conhecerá propostas de como elaborar avaliações diagnósticas para que elas revelem os saberes dos alunos, auxiliando o docente a (re)planejar o seu trabalho. 

 

Por fim, serão apresentadas estratégias metodológicas como a personalização do ensino, a interdisciplinaridade e os agrupamentos produtivos para reverter a defasagem.

 

Este curso vai apoiar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que desejam atualizar seus conhecimentos sobre defasagem de aprendizagem, professores em início de carreira e estudantes de pedagogia que buscam adquirir ferramentas para iniciar bem sua jornada em sala de aula.

O que você vai aprender

  • Introdução
  • Conheça o percurso formativo
  • Conheça as autoras

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo o material desenvolvido pelos professores do curso.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados pelas formadoras para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso e para contextualizar e sensibilizar sobre a defasagem escolar, evidenciando que se trata de um problema antigo, mas que foi intensificado em decorrência da pandemia, tira-dúvidas com as autoras e muito mais!
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos para que você possa refletir e aplicar os novos saberes, como a realização de uma proposta de priorização curricular e o planejamento de uma avaliação diagnóstica e de situações didáticas inovadoras.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos e planos de aula, além de indicações de livros, vídeos, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, válido como horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 65% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Heloisa Jordão

Doutora em Linguagem e Educação pela USP, em São Paulo, professora do Ensino Fundamental e formadora de coordenadores e professores da rede pública paulista. Heloísa é autora de disciplinas do curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul e do curso de Pedagogia do Centro Universitário Senac. Atualmente, dedica-se ao trabalho como consultora em Língua Portuguesa, realizando análises curriculares, edição e revisão técnica de materiais didáticos alinhados à BNCC. É autora do livro “Literatura infantil, leitura e produção de textos”, publicado pela Editora Senac (2020).

Eliane de Siqueira

Professora da Educação Básica e do Ensino Superior e formadora de professores em Guarulhos (SP) e na Nova Escola. Eliane é graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Guarulhos. É mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de Ensino à Distância (EaD) de diversas instituições de ensino, com livros e capítulos publicados na área da educação com foco em práticas pedagógicas, metodologias ativas e educação ambiental. Foi mentora dos times de autores dos Planos de Aula de Nova Escola para os componentes de Ciências e Geografia, Educação empreendedora e Educação financeira.

Parceria:

  • Credit suisse
  • Fundação Lemann
  • Fundação Telefone Oficial

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo