Curso Avulso

Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 5429 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Educação Financeira", de 30h e com 3 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

O curso Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar é o primeiro da Trilha Educação Financeira e visa, além de apresentar o percurso formativo – seus objetivos e os três cursos que dela fazem parte –, explicar o conceito de Educação Financeira, como ele está inserido na BNCC e como deve ser o trabalho com dinheiro, o primeiro tema dos cursos. Dessa forma, você aprenderá aqui como esse assunto pode ser explorado na prática, de forma transversal e multidisciplinar, investigando a história do dinheiro e o que envolve o orçamento familiar, com exemplos de Planos de Aula possíveis de serem replicados nas escolas, tanto para os Anos Iniciais quanto para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 

 

Especificamente relacionado ao tema central do curso, a ideia é refletir sobre o dinheiro desde antes de sua criação até as grandes operações financeiras que ocorrem em todo o mundo atualmente, sempre considerando os conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto. Também será alvo de estudo a questão da renda familiar: o que é, como economizar, como lidar com orçamento pessoal e como viver dentro de suas possibilidades financeiras, decidindo o que é o melhor a fazer com seu dinheiro. 

 

Objetivos de aprendizagem:

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

 

  • Diferenciar os conceitos de educação financeira e matemática financeira;
  • Identificar questões relacionadas ao dinheiro dentro do tema transversal de Educação Financeira presente na BNCC;
  • Reconhecer a importância de trabalhar conceitos relacionados ao dinheiro, sua origem, história, valor e formas de lidar com ele;
  • Compreender que lidar com dinheiro vai além de economizar, mas também está relacionado com gestão e orçamento pessoal e familiar;
  • Elaborar estratégias para trabalhar conceitos relacionados ao dinheiro com alunos dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Reconhecer a importância da educação financeira para o desenvolvimento de traços e comportamentos dos alunos que podem fazer a diferença no futuro deles e de suas famílias.
  • Aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O que vamos aprender hoje!
  • Vamos refletir!
  • O trabalho com Educação Financeira de acordo com a BNCC
  • Por que trabalhar Educação Financeira na escola
  • Diferença entre Educação Financeira e Matemática Financeira
  • História do dinheiro: por que esse tema é importante
  • Origem e evolução do dinheiro
  • Papel-moeda e moedas do Brasil e do mundo
  • Ideias para trabalhar o dinheiro no Ensino Fundamental
  • Diferença entre dinheiro, moeda e valor
  • Dinheiro no dia a dia: renda e gasto familiares
  • Diferença entre ganhar, economizar, poupar e investir
  • Cuidados ao trabalhar esse tema
  • Plano de aula: Anos Iniciais
  • Plano de aula: Anos Finais
  • Sistematização e encerramento
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Atividade final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre Educação Financeira.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas sobre o tema.
  • Acervo Nova Escola Reportagens, vídeos e cursos da Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Aline Soares

Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora pedagógica e formadora de professores de Educação Básica para uso de Metodologias Ativas. Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por cerca de 20 anos. É coautora do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação'' e uma das integrantes do Time de Formadores da Associação NOVA ESCOLA. Atuou como autora e mentora dos planos de aula de Ciências, História, Educação Empreendedora, Educação Financeira e Inteligência Artificial da NOVA ESCOLA. Atua como autora de cursos e materiais educacionais.

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, autor de cursos e materiais de ensino, e formador de professores. Fernando é licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Atualmente, ele também é especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola.

Parceria:

  • Instituto XP

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo