Curso Avulso

Desmistificando o Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora
  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Mais informações

A quem se destina

Professores do Ensino Médio

Sobre o curso

Neste curso você aprenderá as mudanças da mais recente reforma do Ensino Médio. O material conta com explicações conceituais em texto e recursos audiovisuais que abrangem desde a legislação respectiva até detalhamento de estruturação das aprendizagens. 

 

Você também irá assistir relatos de professores de escolas públicas que já atuam no formato proposto pelo Novo Ensino Médio e que oferecem ideias práticas para cada área do conhecimento. O objetivo do curso é servir como material de referência para subsídio dos educadores de redes públicas e privadas ao longo da implantação da reforma.

 

Objetivos de aprendizagem:

Espera-se que, ao final deste curso, os educadores participantes sejam capazes de: 

  • Compreender as mudanças instituídas pela reforma do Ensino Médio.
  • Entender como as mudanças afetam cada área do conhecimento.
  • Compreender o conceito e o papel da escola no Projeto de Vida do aluno.
  • Ser capaz de pensar em projetos interdisciplinares para suas turmas.
  • Basear-se em exemplos práticos para planejar suas aulas.

 

E ainda temos uma novidade por tempo limitado:
Além do curso trazer todo o conhecimento necessário para desenvolver um projeto com seus alunos, você poderá enviar esse projeto para nós e receberá uma devolutiva exclusiva e individual da Danielle Toledo Pereira, autora do curso. Não deixe essa chance escapar!

 

Essa é uma iniciativa realizada pela Nova Escola em parceria com o Governo Britânico e com o apoio do Movimento pela Base.

O que você vai aprender

  • Introdução
    Etapa 1
  • Introdução
    Etapa 2
  • Módulo 1 - Por que um Novo Ensino Médio?
    Etapa 3
  • Módulo 2 - Legislação por trás da mudança
    Etapa 4
  • Sistematização da unidade 1
    Etapa 5
  • Introdução
    Etapa 6
  • Módulo 3 - O Novo Ensino Médio e a BNCC
    Etapa 7
  • Módulo 4 - Como desenvolver, na prática, as competências gerais?
    Etapa 8
  • Módulo 5 - Por que as competências gerais são relevantes?
    Etapa 9
  • Sistematização da unidade 2
    Etapa 10
  • Introdução
    Etapa 11
  • Módulo 6 - O que são os itinerários formativos?
    Etapa 12
  • Módulo 7 - Como ajudar os alunos a escolher?
    Etapa 13
  • Sistematização da unidade 3
    Etapa 14
  • Introdução
    Etapa 15
  • Módulo 8 - O papel da equipe gestora na integração curricular
    Etapa 16
  • Módulo 9 - O papel dos professores na integração curricular
    Etapa 17
  • Módulo 10 - Trabalho integrado e interdisciplinar
    Etapa 18
  • Sistematização da unidade 4
    Etapa 19
  • Introdução
    Etapa 20
  • Módulo 11 - A nova arquitetura curricular da Formação Geral Básica
    Etapa 21
  • Módulo 12 - Formação Geral no contexto do Novo Ensino Médio
    Etapa 22
  • Introdução
    Etapa 23
  • Módulo 13 - Projeto de vida
    Etapa 24
  • Módulo 14 - Como pensar o projeto de vida com o aluno
    Etapa 25
  • Sistematização da unidade 5
    Etapa 26
  • Introdução
    Etapa 27
  • Módulo 15 - Formação para o futuro
    Etapa 28
  • Módulo 16 - Um mundo do trabalho em transformação
    Etapa 29
  • Módulo 17 - Como dialogar com a estrutura do Enem e dos vestibulares?
    Etapa 30
  • Módulo 18 - Oportunidades para todos?
    Etapa 31
  • Sistematização da unidade 6
    Etapa 32
  • Sistematização do curso
    Etapa 33
  • Referências bibliográficas
    Etapa 34
  • Avaliação Final
    Etapa 35
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 36
  • Certificado
    Etapa 37

Como você aprende

  • Video aula Videoaulas com autores e professores convidados.
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas, ferramentas para usar no seu dia a dia e exemplos de planejamento interdisciplinar.
  • Acervo nova escola Acervo de reportagens, vídeos e cursos de Nova Escola.
  • Materiais Site, artigos, áudios, vídeos e outros materiais de referência.

Sobre os autores

 Daniel Cordeiro

Daniel Cordeiro

Especialista em Gestão Pública pelo Insper e Administrador Público pela FGV-SP. Atua na temática do Novo Ensino Médio desde 2020, quando coordenou, pela Frente Currículo e Novo Ensino Médio do CONSED, 27 consultores de gestão alocados nas Secretarias estaduais e distrital de educação. Também foi consultor para o Novo Ensino Médio do Movimento pela Base. Atualmente é gerente de projetos de formação continuada na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Daniel também já foi professor de cursinho popular durante a graduação e lecionou Língua Portuguesa pelo programa Ensina Brasil, em Campo Grande (MS). É apaixonado por políticas públicas, educação e é cinéfilo de carteirinha.

Franci Alves

Franci Alves

Mestre em Educação e Licenciada em Geografia pela UFS, atuou como professora por 20 anos e contribuiu para a formação de jovens na Educação Básica. Contribuiu também com uma breve passagem pelo Ensino Superior, cursinhos vestibulares e Educação de Jovens e Adultos. Para além da sala de aula, possui experiência com avaliação em larga escala adquirida no período em que trabalhou como colaboradora na Comissão Técnica de Ciências Humanas da DAEB/INEP. Um marco importante na sua carreira foi a oportunidade que teve de liderar a expansão de escolas integrais no seu estado quando esteve como Coordenadora Geral de Programa de Ensino Médio em Tempo Integral. Assumiu por um tempo a função de Conselheira Estadual de Educação, quando pôde contribuir de outra forma pela qualidade da educação. De forma transversal, também trabalhou como formadora de equipes escolares, escritora de material didático e palestrante. Atualmente é gerente pedagógica no Instituto Sonho Grande. É apaixonada pela educação integral e entende que esse é o caminho para a transformação da educação brasileira. E para além do profissional, ama viajar, literatura, cinema, fotografia e estuda astrologia.

Gabriel Medina

Gabriel Medina

Psicólogo, 40 anos, trabalha com a temática de juventude e educação, tanto no contexto nacional quanto internacional há mais de 20 anos. É autor de livro didático, tendo sua obra “Jovem Protagonista” aprovado no PNLD de 2020, que trabalha a dimensão do Projeto de Vida, conteúdo do novo Ensino Médio do país. É organizador do Podcast "A Escola Tá On" que debate os desafios da educação na contemporaneidade.

Skills for Prosperity

Skills for Prosperity

Este curso faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity, programa de cooperação do Governo Britânico em educação, com foco na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Quer saber mais? Acesse o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (https://www.inglesnasescolas.org.br/), uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Lá você encontra todas as ações desenvolvidas pelo Uk-Brazil Skills for Prosperity

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • UK Government
  • Skills for Prosperity

Apoio

  • Movimento pela Base

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora