TRILHA

Novo Ensino Médio, Inglês e o Projeto de vida

Aprenda práticas que colocam os estudantes do ensino médio no centro do processo de aprendizagem!

Curso gratuito

Começar agora
  • até 50 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Mais informações

A quem se destina

Professoras e professores de língua inglesa do Ensino Médio

Sobre o curso


A Trilha Novo Ensino Médio, Inglês e o Projeto de vida é composta por dois cursos em formato de vídeo-aulas que somam 50 horas de conteúdo. Uma iniciativa realizada pela Nova Escola que faz parte do Skills for Prosperity, programa global do Governo Britânico que apoia sistemas de educação em nove países com economias de rápido crescimento, apoiando grupos jovens e em maior desvantagem com educação de alta qualidade e habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

Os cursos têm o objetivo de apoiar o professor do Ensino Médio no cotidiano junto aos adolescentes e jovens. Além do conteúdo do curso, há materiais exclusivos como indicações de conteúdos do acervo Nova Escola, ferramentas para aplicar em sala de aula e acesso às duas lives gravadas.

Curso 1: Desmistificando o Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula!
Neste primeiro curso, buscamos compreender as mudanças mais recentes na reforma do Ensino Médio através de explicações conceituais, exemplos e relatos de professores de escolas públicas que já atuam no formato proposto pelo Novo Ensino Médio e compartilharão ideias práticas para cada área do conhecimento. Assim, nos aprofundaremos nas práticas de interdisciplinaridade que ganham destaque no Novo Ensino Médio.

Curso 2: Inglês e o Projeto de Vida no Ensino Médio: uma abordagem socioemocional com metodologias ativas
O segundo curso mostra a utilização de metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos), além de ferramentas e estratégias (storytelling, rotinas de pensamento e Jogos) para ensino de Língua Inglesa, como um caminho possível para a mobilização e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes no Ensino Médio. Também contará com teóricas e práticas, vai se envolver em atividades mão na massa e participar de reflexões que possibilitam construir uma prática pedagógica mais intencional para o desenvolvimento global dos estudantes, preparando-os, assim, para a elaboração de seu Projeto de Vida e para a conclusão do ciclo da Educação Básica.

E ainda temos uma novidade por tempo limitado:
Além do curso trazer todo o conhecimento necessário para desenvolver um projeto com seus alunos, você poderá enviar esse projeto para nós e receberá uma devolutiva exclusiva e individual da Danielle Toledo Pereira, autora do curso. Não deixe essa chance escapar!


Esperamos que você goste e que aproveite bastante o conteúdo que preparamos com todo cuidado.

O que você vai aprender

  • Desmistificando o Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula
    10 horas
  • Inglês e o projeto de vida no Ensino Médio: uma abordagem socioemocional com metodologias ativas
    40 horas

Como você aprende

  • Atividades práticas Colocar a mão na massa utilizando os novos conhecimentos sobre storytelling, metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e habilidades socioemocionais. Para isso você será convidado a conhecer exemplos e estudos de caso, fazer reflexões ativas e planejar atividades com sua turma.
  • Vídeo-aulas Vídeos das formadoras, especialistas em suas áreas de atuação.
  • Indicações de materiais Links para reportagens do acervo Nova Escola e materiais de outros sites de educação especializados nas temáticas do curso, além de dicas de aprofundamento em artigos e livros.
  • Envio e devolutiva Planeje um projeto que gostaria de desenvolver com seus alunos, nos envie e receba uma devolutiva exclusiva individual.

Sobre os autores

 Daniel Cordeiro

Daniel Cordeiro

Especialista em Gestão Pública pelo Insper e Administrador Público pela FGV-SP. Atua na temática do Novo Ensino Médio desde 2020, quando coordenou, pela Frente Currículo e Novo Ensino Médio do CONSED, 27 consultores de gestão alocados nas Secretarias estaduais e distrital de educação. Também foi consultor para o Novo Ensino Médio do Movimento pela Base. Atualmente é gerente de projetos de formação continuada na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Daniel também já foi professor de cursinho popular durante a graduação e lecionou Língua Portuguesa pelo programa Ensina Brasil, em Campo Grande (MS). É apaixonado por políticas públicas, educação e é cinéfilo de carteirinha.

Franci Alves

Franci Alves

Mestre em Educação e Licenciada em Geografia pela UFS, atuou como professora por 20 anos e contribuiu para a formação de jovens na Educação Básica. Contribuiu também com uma breve passagem pelo Ensino Superior, cursinhos vestibulares e Educação de Jovens e Adultos. Para além da sala de aula, possui experiência com avaliação em larga escala adquirida no período em que trabalhou como colaboradora na Comissão Técnica de Ciências Humanas da DAEB/INEP. Um marco importante na sua carreira foi a oportunidade que teve de liderar a expansão de escolas integrais no seu estado quando esteve como Coordenadora Geral de Programa de Ensino Médio em Tempo Integral. Assumiu por um tempo a função de Conselheira Estadual de Educação, quando pôde contribuir de outra forma pela qualidade da educação. De forma transversal, também trabalhou como formadora de equipes escolares, escritora de material didático e palestrante. Atualmente é gerente pedagógica no Instituto Sonho Grande. É apaixonada pela educação integral e entende que esse é o caminho para a transformação da educação brasileira. E para além do profissional, ama viajar, literatura, cinema, fotografia e estuda astrologia.

Gabriel Medina

Gabriel Medina

Psicólogo, 40 anos, trabalha com a temática de juventude e educação, tanto no contexto nacional quanto internacional há mais de 20 anos. É autor de livro didático, tendo sua obra “Jovem Protagonista” aprovado no PNLD de 2020, que trabalha a dimensão do Projeto de Vida, conteúdo do novo Ensino Médio do país. É organizador do Podcast "A Escola Tá On" que debate os desafios da educação na contemporaneidade.

Skills for Prosperity

Skills for Prosperity

Este curso faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity, programa de cooperação do Governo Britânico em educação, com foco na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Quer saber mais? Acesse o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (https://www.inglesnasescolas.org.br/), uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Lá você encontra todas as ações desenvolvidas pelo Uk-Brazil Skills for Prosperity

Anita Lilian Zuppo Abed

Anita Lilian Zuppo Abed

Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP e em Neuroeducação pelo CEFAC, é mestre em Psicologia pela UNIMARCOS. É consultora da UNESCO sobre o tema “O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem”. Atualmente é doutoranda na UNIFESP e pesquisa o uso de jogos de regras para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Básica. Atuou como psicoterapeuta, psicopedagoga clínica e psicopedagoga institucional. É docente em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, palestrante, elaboradora, consultora e parecerista de programas e materiais didáticos e paradidáticos voltados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Danielle Toledo Pereira

Danielle Toledo Pereira

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Instituto Singularidades), especialista em Língua Inglesa (Universidade São Judas Tadeu) e em Língua Espanhola (Unibero) e graduada em Letras-Tradução (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Atualmente, especializa-se em Aprendizagem Visível (Project Zero, Universidade de Harvard). Tem experiência como professora de inglês, espanhol e português, na preparação para exames internacionais e como coordenadora da área de línguas estrangeiras. Atua nos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Elaborou o projeto pedagógico para licenciatura em Letras no Senac. É autora de materiais pedagógicos e formadora de professores.

Skills for Prosperity

Skills for Prosperity

Este curso faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity, programa de cooperação do Governo Britânico em educação, com foco na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Quer saber mais? Acesse o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (https://www.inglesnasescolas.org.br/), uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Lá você encontra todas as ações desenvolvidas pelo Uk-Brazil Skills for Prosperity

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora