Curso Avulso

Inglês e o projeto de vida no Ensino Médio: uma abordagem socioemocional com metodologias ativas

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito

Começar agora
  • 40 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Mais informações

A quem se destina

Professoras e professores de língua inglesa do Ensino Médio

Sobre o curso

Neste curso você aprenderá a utilização de metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos), além de ferramentas e estratégias (storytelling, rotinas de pensamento e Jogos) para ensino de Língua Inglesa, como um caminho possível para a mobilização e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes no Ensino Médio. Você irá encontrar referências teóricas e práticas, vai se envolver em atividades mão na massa e participar de reflexões que possibilitam construir uma prática pedagógica mais intencional para o desenvolvimento global dos estudantes, preparando-os, assim, para a elaboração de seu Projeto de Vida e para a conclusão do ciclo da Educação Básica.

 

O curso está organizado em seis unidades (leia abaixo). Para começar, clique em “Começar estudos”.

 

Objetivos de aprendizagem:

 

  • Compreender os referenciais teóricos sobre habilidades socioemocionais e sobre metodologias ativas.
  • Perceber o potencial das estratégias escolhidas para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
  • Reconhecer as características e implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Executar o planejamento do projeto com flexibilidade, buscando adequá-lo às características de suas turmas e às condições da escola.
  • Planejar momentos de uso de storytelling como uma estratégia de narração sobre o projeto e para a criação de jogos.
  • Desenvolver planos de aula utilizando a metodologia ativa e as ferramentas estudadas.
  • Eleger estratégias de aprendizagem que possam contribuir com a elaboração do projeto de vida dos jovens.
  • Utilizar rotinas de pensamento para feedback e reflexão sobre a aprendizagem e propor estratégias de avaliação que engajem os estudantes no processo.

 

E ainda temos uma novidade por tempo limitado:
Além do curso trazer todo o conhecimento necessário para desenvolver um projeto com seus alunos, você poderá enviar esse projeto para nós e receberá uma devolutiva exclusiva e individual da Danielle Toledo Pereira, autora do curso. Não deixe essa chance escapar!

 

Essa é uma iniciativa realizada pela Nova Escola em parceria com o Governo Britânico.

O que você vai aprender

  • Introdução
    Etapa 1
  • Módulo 1 - O paradigma da pós-modernidade e a escola que queremos construir
    Etapa 2
  • Módulo 2 - A fase da adolescência
    Etapa 3
  • Sistematização da unidade 1
    Etapa 4
  • Módulo 3 - O que é storytelling
    Etapa 5
  • Módulo 4 - Como construir uma narrativa
    Etapa 6
  • Sistematização da unidade 2
    Etapa 7
  • Módulo 5 - O que são emoções e sentimentos?
    Etapa 8
  • Módulo 6 - Desenvolvendo habilidades socioemocionais no espaço escolar
    Etapa 9
  • Sistematização da unidade 3
    Etapa 10
  • Módulo 7 - Metodologias ativas
    Etapa 11
  • Módulo 8 - O uso de jogos na Educação
    Etapa 12
  • Sistematização da unidade 4
    Etapa 13
  • Introdução
    Etapa 14
  • Módulo 9 – Habilidade socioemocional: Resiliência Emocional
    Etapa 15
  • Módulo 10 – Habilidade socioemocional: Engajamento com os Outros
    Etapa 16
  • Módulo 11 – Habilidade socioemocional: Amabilidade
    Etapa 17
  • Módulo 12 – Habilidade socioemocional: Autogestão
    Etapa 18
  • Módulo 13 – Habilidade socioemocional: Abertura ao Novo
    Etapa 19
  • Sistematização da unidade 5
    Etapa 20
  • Módulo 14 – Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
    Etapa 21
  • Módulo 15 – Resultado e avaliação da ABP
    Etapa 22
  • Módulo 16 – Proposta de projeto
    Etapa 23
  • Sistematização do curso
    Etapa 24
  • Boas-vindas!
    Etapa 25
  • Assista à live 1
    Etapa 26
  • Assista à live 2
    Etapa 27
  • Referências bibliográficas
    Etapa 28
  • Avaliação Final
    Etapa 29
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 30
  • Certificado
    Etapa 31

Como você aprende

  • Atividades práticas Colocar a mão na massa utilizando os novos conhecimentos sobre storytelling, metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e habilidades socioemocionais. Para isso você será convidado a conhecer exemplos e estudos de caso, fazer reflexões ativas e planejar atividades com sua turma.
  • Vídeo-aulas Vídeos das formadoras, especialistas em suas áreas de atuação.
  • Indicações de materiais Links para reportagens do acervo Nova Escola e materiais de outros sites de educação especializados nas temáticas do curso, além de dicas de aprofundamento em artigos e livros.
  • Envio e devolutiva Planeje um projeto que gostaria de desenvolver com seus alunos, nos envie e receba uma devolutiva exclusiva individual.

Sobre os autores

Anita Lilian Zuppo Abed

Anita Lilian Zuppo Abed

Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP e em Neuroeducação pelo CEFAC, é mestre em Psicologia pela UNIMARCOS. É consultora da UNESCO sobre o tema “O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem”. Atualmente é doutoranda na UNIFESP e pesquisa o uso de jogos de regras para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Básica. Atuou como psicoterapeuta, psicopedagoga clínica e psicopedagoga institucional. É docente em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, palestrante, elaboradora, consultora e parecerista de programas e materiais didáticos e paradidáticos voltados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Danielle Toledo Pereira

Danielle Toledo Pereira

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Instituto Singularidades), especialista em Língua Inglesa (Universidade São Judas Tadeu) e em Língua Espanhola (Unibero) e graduada em Letras-Tradução (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Atualmente, especializa-se em Aprendizagem Visível (Project Zero, Universidade de Harvard). Tem experiência como professora de inglês, espanhol e português, na preparação para exames internacionais e como coordenadora da área de línguas estrangeiras. Atua nos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Elaborou o projeto pedagógico para licenciatura em Letras no Senac. É autora de materiais pedagógicos e formadora de professores.

Skills for Prosperity

Skills for Prosperity

Este curso faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity, programa de cooperação do Governo Britânico em educação, com foco na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Quer saber mais? Acesse o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (https://www.inglesnasescolas.org.br/), uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Lá você encontra todas as ações desenvolvidas pelo Uk-Brazil Skills for Prosperity

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • UK Government
  • Skills for Prosperity

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora