Curso Avulso

Inglês e o projeto de vida no Ensino Médio: uma abordagem socioemocional com metodologias ativas

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Inglês e o projeto de vida no Ensino Médio: uma abordagem socioemocional com metodologias ativas

  • 40 horas
  • 4 meses para concluir
  • 3897 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Novo Ensino Médio, Inglês e o Projeto de vida", de 50h e com 2 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professoras e professores de língua inglesa do Ensino Médio

Sobre o curso

Neste curso você aprenderá a utilização de metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos), além de ferramentas e estratégias (storytelling, rotinas de pensamento e Jogos) para ensino de Língua Inglesa, como um caminho possível para a mobilização e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes no Ensino Médio. Você irá encontrar referências teóricas e práticas, vai se envolver em atividades mão na massa e participar de reflexões que possibilitam construir uma prática pedagógica mais intencional para o desenvolvimento global dos estudantes, preparando-os, assim, para a elaboração de seu Projeto de Vida e para a conclusão do ciclo da Educação Básica.

 

O curso está organizado em seis unidades (leia abaixo). Para começar, clique em “Começar estudos”.

 

Objetivos de aprendizagem:

 

  • Compreender os referenciais teóricos sobre habilidades socioemocionais e sobre metodologias ativas.
  • Perceber o potencial das estratégias escolhidas para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
  • Reconhecer as características e implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Executar o planejamento do projeto com flexibilidade, buscando adequá-lo às características de suas turmas e às condições da escola.
  • Planejar momentos de uso de storytelling como uma estratégia de narração sobre o projeto e para a criação de jogos.
  • Desenvolver planos de aula utilizando a metodologia ativa e as ferramentas estudadas.
  • Eleger estratégias de aprendizagem que possam contribuir com a elaboração do projeto de vida dos jovens.
  • Utilizar rotinas de pensamento para feedback e reflexão sobre a aprendizagem e propor estratégias de avaliação que engajem os estudantes no processo.

 

E ainda temos uma novidade por tempo limitado:
Além do curso trazer todo o conhecimento necessário para desenvolver um projeto com seus alunos, você poderá enviar esse projeto para nós e receberá uma devolutiva exclusiva e individual da Danielle Toledo Pereira, autora do curso. Não deixe essa chance escapar!

 

Essa é uma iniciativa realizada pela Nova Escola em parceria com o Governo Britânico.

O que você vai aprender

  • Introdução

Como você aprende

  • Atividades práticas Colocar a mão na massa utilizando os novos conhecimentos sobre storytelling, metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e habilidades socioemocionais. Para isso você será convidado a conhecer exemplos e estudos de caso, fazer reflexões ativas e planejar atividades com sua turma.
  • Vídeo-aulas Vídeos das formadoras, especialistas em suas áreas de atuação.
  • Indicações de materiais Links para reportagens do acervo Nova Escola e materiais de outros sites de educação especializados nas temáticas do curso, além de dicas de aprofundamento em artigos e livros.
  • Envio e devolutiva Planeje um projeto que gostaria de desenvolver com seus alunos, nos envie e receba uma devolutiva exclusiva individual.

Sobre os autores

Anita Lilian Zuppo Abed

Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP e em Neuroeducação pelo CEFAC, é mestre em Psicologia pela UNIMARCOS. É consultora da UNESCO sobre o tema “O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem”. Atualmente é doutoranda na UNIFESP e pesquisa o uso de jogos de regras para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Básica. Atuou como psicoterapeuta, psicopedagoga clínica e psicopedagoga institucional. É docente em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, palestrante, elaboradora, consultora e parecerista de programas e materiais didáticos e paradidáticos voltados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Danielle Toledo Pereira

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Instituto Singularidades), especialista em Língua Inglesa (Universidade São Judas Tadeu) e em Língua Espanhola (Unibero) e graduada em Letras-Tradução (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Atualmente, especializa-se em Aprendizagem Visível (Project Zero, Universidade de Harvard). Tem experiência como professora de inglês, espanhol e português, na preparação para exames internacionais e como coordenadora da área de línguas estrangeiras. Atua nos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Elaborou o projeto pedagógico para licenciatura em Letras no Senac. É autora de materiais pedagógicos e formadora de professores.

Skills for Prosperity

Este curso faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity, programa de cooperação do Governo Britânico em educação, com foco na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Quer saber mais? Acesse o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (https://www.inglesnasescolas.org.br/), uma plataforma online voltada para professores, pesquisadores, técnicos e gestores de educação. Lá você encontra todas as ações desenvolvidas pelo Uk-Brazil Skills for Prosperity

Parceria:

  • UK Government
  • Skills for Prosperity

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo