Curso Avulso

Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Começar agora

o curso Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 1476 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Sobre o curso

Durante o curso Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas, os professores aprenderão sobre o que é mobilidade urbana, sua relação com a cidadania e sua importância na escola, nas diversas áreas de conhecimento, tendo as competências 7 (Argumentação), 9 (Empatia e Cooperação) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fios condutores. Para isso, serão apresentadas informações sobre o cenário atual da mobilidade urbana, com ênfase no impacto da pandemia de Covid-19. Nesta abordagem, a temática será tratada como um campo rico para explorar aprendizagens diversas, com grande potencial interdisciplinar. 

 

 

Com planos de aula elaborados e comentados especialmente sobre o tema, os docentes vão poder se inspirar e levar os conhecimentos para suas aulas, em diferentes componentes curriculares, lançando mão de metodologias ativas. Nessas propostas, os alunos são tratados como agentes transformadores, refletindo sobre a realidade e agindo positivamente diante dela. Por possibilitarem o protagonismo e a autonomia dos estudantes em contextos variados, as metodologias ativas são ferramentas importantes na construção das competências e, por isso, têm destaque nos exemplos práticos. Serão apresentados temas fundamentais, que abordam os aspectos a seguir: 

 

  • Mobilidade urbana e sustentabilidade
  • Inclusão social na mobilidade urbana e o acesso à cidade
  • Condição de acesso da mulher à mobilidade urbana
  • Fatores de insegurança na mobilidade urbana: comportamento versus estrutura

 

Objetivos de aprendizagem:

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

  • compreender o conceito de mobilidade urbana e sua importância em diversas áreas do conhecimento;
  • entender o contexto atual da mobilidade urbana e sua relação com fatores estruturais e comportamentais;
  • relacionar a mobilidade urbana aos conceitos de cidadania, empatia e responsabilidade;
  • ampliar os saberes sobre temas que podem ser relacionados à mobilidade urbana como campos férteis para o desenvolvimento de aprendizagens;
  • identificar as etapas necessárias para um trabalho com o tema mobilidade urbana;
  • diferenciar o que acontece nos nossos espaços de vivências que se relacionam com a mobilidade urbana;
  • aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas em suas estratégias.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas
  • O que é mobilidade urbana?
  • O que mobilidade urbana tem a ver com cidadania?
  • Por que é importante trabalhar o assunto na escola?
  • Por que a mobilidade urbana é um tema interdisciplinar?
  • Como o aluno se encaixa nesse processo?
  • Recapitulando aprendizados até o momento!
  • Apresentação das propostas de atividades com metodologias ativas
  • Tema 1: Mobilidade urbana e sustentabilidade
  • Tema 2: Inclusão social e o acesso à cidade
  • Tema 3: Condição de acesso da mulher à mobilidade urbana
  • Tema 4: Fatores de insegurança na mobilidade urbana: comportamento versus estrutura (Geografia)
  • Tema 5: Fatores de insegurança na mobilidade urbana: comportamento versus estrutura (Matemática)
  • Sistematização
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Atividade final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre mobilidade urbana.
  • Materiais extras Artigos, vídeos e pesquisas sobre mobilidade urbana e sobre os demais temas tratados nos planos de aula sugeridos.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre mobilidade urbana e os demais assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Eliane de Siqueira

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, magistrada pela CEFAM, é Mestre e Doutora em Ciências pela USP. Atua há 23 anos na Educação Básica, há 18 anos no Ensino Superior e há 6 anos na formação de professores em Guarulhos (SP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância) e foi mentora nos times de autores de planos de aula da Nova Escola nos componentes de Ciências e Geografia

Suzana Nogueira

Suzana Nogueira é consultora em Planejamento e Mobilidade Urbana, com conhecimento em elaboração e análise de dados, em projetos básicos e em financiamento na área de mobilidade. Atuou na elaboração do Plano de Mobilidade nos Municípios de Guarulhos e São Paulo. Tem 20 anos de experiência na área de mobilidade, com foco em transportes coletivos e modos ativos, tendo exercido atividades tanto na Administração Pública como em consultoria para diferentes municípios. Formou-se em Pedagogia pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é mestranda em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (USP).

Parceria:

  • Fundação Volkswagen

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Mobilidade e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar com metodologias ativas

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo