Curso Avulso

Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2

  • 16 horas
  • 4 meses para concluir
  • 2336 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental II

Sobre o curso

Durante o curso Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2, os professores terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do tema energia e das possibilidades didáticas para levar esse conteúdo para suas aulas.


Ao longo das etapas, será possível conhecer caminhos para trabalhar atividades sobre os diversos tipos de energia, sobre a importância da energia para a realização das tarefas do dia a dia e sobre o impacto dessa utilização para a sociedade e o meio ambiente. Serão abordadas também informações sobre a matriz energética brasileira, o impacto do consumo acelerado dos recursos renováveis para a produção de energia e as possibilidades de geração de energia limpa.

 

As discussões apresentadas são interdisciplinares, podendo estar presentes em todas as áreas de conhecimento para ajudar no desenvolvimento das competências gerais 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo), 6 (Trabalho e Projeto de Vida), 7 (Argumentação) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

A proposta do curso enfatiza a relevância e a contribuição da temática da energia para o trabalho em sala de aula e oferece aos professores auxílio na elaboração de planos de aulas e projetos interdisciplinares, discutindo todos os pontos que devem ser considerados para fazer o projeto com docentes de componentes curriculares diferentes. 

 

Nesse sentido, os professores poderão conferir também um projeto modelo para as aulas de Ciências e Geografia, que une os dois componentes curriculares com uso de metodologias ativas.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de: 

  • compreender onde a energia está presente no dia a dia e qual a sua importância para a sociedade contemporânea;
  • diferenciar os principais tipos de energia;
  • identificar as etapas necessárias para trabalhos interdisciplinares com o tema energia;
  • aplicar e elaborar propostas de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas em suas estratégias.

 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O que é energia?
  • Por que é importante trabalhar o assunto na escola?
  • Quais são os principais tipos de energia e como falar sobre eles em diferentes componentes curriculares?
  • Como trabalhar o tema da energia nas aulas – um exemplo de Ciências e Matemática
  • Como trabalhar o tema da energia nas aulas – um exemplo de Ciências e Geografia
  • Como trabalhar o tema da energia nas aulas – um exemplo de Ciências e Língua Portuguesa
  • Propostas com o tema energia no ensino remoto
  • Como preparar uma proposta sobre energia unindo diferentes componentes curriculares?
  • Avaliação - Dicas para construir os critérios da rubrica
  • Plano de aula sobre energia (Passo 1 a 5)
  • Perguntas extras e sistematização
  • Ferramentas e Materiais para Download
  • Para continuar estudando
  • Atividade final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planos de aula sobre energia envolvendo mais de um componente curricular.
  • Materiais extras Artigos, vídeos, livros e pesquisas sobre uso da energia e os demais temas tratados ao longo do curso.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre energia e como trabalhar de maneira interdisciplinar.

Sobre os autores

Jaiana Richardo

Atua há 6 anos na Educação Básica como professora de Ciências e Biologia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá, é especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto IBRA, MBA em Gestão Ambiental, mestre em Ciências Biológicas pela UNICENTRO e doutoranda em Ciências Biológicas na UEL. Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de EaD e produziu planos de aula de Ciências para a Nova Escola.

Peter Trento

Revisor de conteúdo de Geografia no Youtube Edu, Mentor do Time de Autores da Nova Escola, professor de Geografia e Coordenador de inovação e tecnologia educacional da rede municipal de Vinhedo, em São Paulo.

Parceria:

  • Aneel
  • Neoenergia Pernambuco
  • Neoenergia Brasilia
  • Neoenergia Coelba
  • Neoenergia Elektro
  • Neoenergia Cosern

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo