Curso Avulso
Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2
Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito
Começar agorao curso Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2
- 16 horas
- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Mais informações
A quem se destina
Professores do Ensino Fundamental II
Sobre o curso
Durante o curso Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2, os professores terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do tema energia e das possibilidades didáticas para levar esse conteúdo para suas aulas.
Ao longo das etapas, será possível conhecer caminhos para trabalhar atividades sobre os diversos tipos de energia, sobre a importância da energia para a realização das tarefas do dia a dia e sobre o impacto dessa utilização para a sociedade e o meio ambiente. Serão abordadas também informações sobre a matriz energética brasileira, o impacto do consumo acelerado dos recursos renováveis para a produção de energia e as possibilidades de geração de energia limpa.
As discussões apresentadas são interdisciplinares, podendo estar presentes em todas as áreas de conhecimento para ajudar no desenvolvimento das competências gerais 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo), 6 (Trabalho e Projeto de Vida), 7 (Argumentação) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A proposta do curso enfatiza a relevância e a contribuição da temática da energia para o trabalho em sala de aula e oferece aos professores auxílio na elaboração de planos de aulas e projetos interdisciplinares, discutindo todos os pontos que devem ser considerados para fazer o projeto com docentes de componentes curriculares diferentes.
Nesse sentido, os professores poderão conferir também um projeto modelo para as aulas de Ciências e Geografia, que une os dois componentes curriculares com uso de metodologias ativas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Espera-se que, ao final deste curso, o professor seja capaz de:
- compreender onde a energia está presente no dia a dia e qual a sua importância para a sociedade contemporânea;
- diferenciar os principais tipos de energia;
- identificar as etapas necessárias para trabalhos interdisciplinares com o tema energia;
- aplicar e elaborar propostas de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas em suas estratégias.