Curso Online

Consumo consciente e eficiência energética: como trabalhar a temática no ensino híbrido

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Valor: Gratuito

Começar agora
  • 16 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Sobre o curso

Voltado para educadores dos anos finais do Ensino Fundamental, o curso Consumo consciente e eficiência energética: como trabalhar a temática no ensino híbrido oferece uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito do uso de energia na sociedade, com indicações didáticas para levar o tema a diferentes formatos de aula.

 

O objetivo é inspirar com experiências, planos de aula e caminhos didáticos para proporcionar atividades dinâmicas, participativas e significativas para seus alunos.

 

Além de fazer parte do conteúdo previsto para os anos finais do Ensino Fundamental, o tema da energia é de extrema importância na atualidade, pois ela tornou-se um item essencial para o desenvolvimento das mais diversas atividades humanas. Discutir o uso consciente da energia passa a ser uma demanda indispensável em todas as instâncias sociais, incluindo a educação. 

 

Contudo, muitas perguntas surgem quando pensamos no tema: Como nos transformamos em uma sociedade tão dependente da energia elétrica que uma possível escassez causa pânico em nós? Como chegamos ao alto nível de consumo energético atual? Como transformamos a paisagem de campos em cidades altamente industrializadas? Como podemos proporcionar um desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico tendo como base o consumo consciente?

 

Para consolidar a discussão, apresentaremos um plano de aula interdisciplinar construído com base em competências e habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que une dois componentes diferentes: Ciências e História.  

 

Neste curso, você saberá como abordar esses temas usando modelos híbridos de ensino, incluindo sala de aula invertida, rotação por estações e laboratório rotacional, entre outros.  

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

 

Espera-se que, ao final deste curso, o educador seja capaz de:

 

  • diferenciar e identificar as temáticas de consumismo, consumo consciente e eficiência energética como conteúdos transdisciplinares, que, portanto, podem ser trabalhadas em diferentes componentes curriculares e anos;
  • reconhecer as consequências socioambientais do consumismo, incluindo o consumo energético;
  • identificar possíveis inspirações para adaptações das propostas ao ensino remoto e ao parcialmente presencial;
  • aplicar e elaborar propostas de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas, em especial os modelos híbridos de ensino.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas
    Etapa 1
  • Qual o papel da energia em nossa sociedade e por que é importante trabalhar o tema na escola?
    Etapa 2
  • Como o consumo de energia mudou ao longo da história?
    Etapa 3
  • Refletindo com os alunos: fatores que influenciam o consumo consciente e a eficiência energética
    Etapa 4
  • Como manter o crescimento da sociedade com menor impacto ambiental?
    Etapa 5
  • O que é bioeconomia e como ela pode ser abordada nas aulas?
    Etapa 6
  • O que é consumo consciente e como trabalhar o conceito nas aulas?
    Etapa 7
  • O que é a eficiência energética e como apresentar o tema para os alunos?
    Etapa 8
  • O que são bandeiras tarifárias e como levar esse conhecimento prático para seus alunos?
    Etapa 9
  • Outros indicadores de eficiência energética para citar nas aulas
    Etapa 10
  • Como trabalhar o consumo consciente e a eficiência energética no Ensino Fundamental 2?
    Etapa 11
  • Como as metodologias ativas contribuem para trabalhar esses temas?
    Etapa 12
  • Plano de aula interdisciplinar sobre o consumo consciente e a eficiência energética (Parte 1 a 3)
    Etapa 13
  • Como adaptar as discussões deste curso para diferentes contextos
    Etapa 14
  • Perguntas extras e sistematização
    Etapa 15
  • Ferramentas e materiais para download
    Etapa 16
  • Para continuar estudando
    Etapa 17
  • Atividade final
    Etapa 18
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 19
  • Conclusão e certificado
    Etapa 20

Como você aprende

  • Na prática: Exemplos de planos de aula sobre consumo consciente e eficiência energética para usar em diferentes componentes curriculares e com metodologias de ensino híbrido.
  • Materiais extras: Exemplos de planejamento de aula de Ciências e História, com os temas consumo consciente e eficiência energética, usando metodologias ativas e modelos híbridos de ensino, além de sugestões de vídeos, livros, jogos e artigos sobre os temas.
  • Acervo Nova Escola: Reportagens de Nova Escola sobre consumo consciente de energia, eficiência energética, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com ideias de como trabalhar os temas para além da área de Ciências.

Sobre os autores

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • Cosern
  • Aneel
  • Celpe
  • Elektro
  • Neoenergia Distribuição brasilia
  • Coelba

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: Gratuito

Começar agora