TRILHAS

Educação Ambiental, Energia e Consumo Consciente

Faça a trilha e aprofunde seus conhecimentos acerca dos temas.

100% Grátis

  • Até 16 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • 694 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental II

Sobre o curso

A Trilha é composta por três cursos:

Curso 1: Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2, os professores terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do tema energia e das possibilidades didáticas para levar esse conteúdo para suas aulas.

Curso 2: Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: como usar projetos com os alunos, os educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do debate ambiental e das possibilidades didáticas para levar esse conteúdo para suas aulas.

Curso 3: Consumo consciente e eficiência energética: como trabalhar a temática no ensino híbrido oferece uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito do uso de energia na sociedade, com indicações didáticas para levar o tema a diferentes formatos de aula.

Após essa trilha, você saberá como abordar esses temas usando modelos híbridos de ensino, incluindo sala de aula invertida, rotação por estações e laboratório rotacional, entre outros.

O que você vai aprender

  • Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2
    16 horas
  • Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: como usar projetos com os alunos
    16 horas
  • Consumo consciente e eficiência energética: como trabalhar a temática no ensino híbrido
    16 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planos de aula sobre energia envolvendo mais de um componente curricular.
  • Materiais extras Artigos, vídeos, livros e pesquisas sobre uso da energia e os demais temas tratados ao longo do curso.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre energia e como trabalhar de maneira interdisciplinar.

Sobre os autores

Jaiana Richardo

Atua há 6 anos na Educação Básica como professora de Ciências e Biologia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá, é especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto IBRA, MBA em Gestão Ambiental, mestre em Ciências Biológicas pela UNICENTRO e doutoranda em Ciências Biológicas na UEL. Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de EaD e produziu planos de aula de Ciências para a Nova Escola.

Peter Trento

Revisor de conteúdo de Geografia no Youtube Edu, Mentor do Time de Autores da Nova Escola, professor de Geografia e Coordenador de inovação e tecnologia educacional da rede municipal de Vinhedo, em São Paulo.

Eliane de Siqueira

Professora da Educação Básica e do Ensino Superior e formadora de professores em Guarulhos (SP) e na Nova Escola. Eliane é graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Guarulhos. É mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de Ensino à Distância (EaD) de diversas instituições de ensino, com livros e capítulos publicados na área da educação com foco em práticas pedagógicas, metodologias ativas e educação ambiental. Foi mentora dos times de autores dos Planos de Aula de Nova Escola para os componentes de Ciências e Geografia, Educação empreendedora e Educação financeira.

Everton Rodrigues Clovis

Mestrando no programa de Entomologia em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Educação Ambiental pela Universidade Guarulhos, onde também se graduou em Ciências Biológicas. Licenciado pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente, é docente nos colégios Solução e Marupiara, lecionando Ciências no Ensino Fundamental 2 e Biologia no Ensino Médio.

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Parceria

  • Aneel
  • Neoenergia Pernambuco
  • Neoenergia Brasilia
  • Neoenergia Coelba
  • Neoenergia Elektro
  • Neoenergia Cosern

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Ambiental, Energia e Consumo Consciente

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo