TRILHAS

Educação Ambiental, Energia e Consumo Consciente

Faça a trilha e aprofunde seus conhecimentos acerca dos temas.

Valor: Gratuito

Começar agora
  • Até 16 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou essa trilha? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental II

Sobre o curso

A Trilha é composta por três cursos:

Curso 1: Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2, os professores terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do tema energia e das possibilidades didáticas para levar esse conteúdo para suas aulas.

Curso 2: Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: como usar projetos com os alunos, os educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do debate ambiental e das possibilidades didáticas para levar esse conteúdo para suas aulas.

Curso 3: Consumo consciente e eficiência energética: como trabalhar a temática no ensino híbrido oferece uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos a respeito do uso de energia na sociedade, com indicações didáticas para levar o tema a diferentes formatos de aula.

Após essa trilha, você saberá como abordar esses temas usando modelos híbridos de ensino, incluindo sala de aula invertida, rotação por estações e laboratório rotacional, entre outros.

O que você vai aprender

  • Como trabalhar energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2
    16 horas
  • Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: como usar projetos com os alunos
    16 horas
  • Consumo consciente e eficiência energética: como trabalhar a temática no ensino híbrido
    16 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planos de aula sobre energia envolvendo mais de um componente curricular.
  • Materiais extras Artigos, vídeos, livros e pesquisas sobre uso da energia e os demais temas tratados ao longo do curso.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre energia e como trabalhar de maneira interdisciplinar.

Sobre os autores

Jaiana Richardo

Jaiana Richardo

Atua há 6 anos na Educação Básica como professora de Ciências e Biologia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá, é especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto IBRA, MBA em Gestão Ambiental, mestre em Ciências Biológicas pela UNICENTRO e doutoranda em Ciências Biológicas na UEL. Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos de EaD e produziu planos de aula de Ciências para a Nova Escola.

Peter Trento

Peter Trento

Revisor de conteúdo de Geografia no Youtube Edu, Mentor do Time de Autores da Nova Escola, professor de Geografia e Coordenador de inovação e tecnologia educacional da rede municipal de Vinhedo, em São Paulo.

Eliane de Siqueira

Eliane de Siqueira

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, magistrada pela CEFAM, é Mestre e Doutora em Ciências pela USP. Atua há 23 anos na Educação Básica, há 18 anos no Ensino Superior e há 6 anos na formação de professores em Guarulhos (SP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância) e foi mentora nos times de autores de planos de aula da Nova Escola nos componentes de Ciências e Geografia

Everton Rodrigues Clovis

Everton Rodrigues Clovis

Mestrando no programa de Entomologia em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Educação Ambiental pela Universidade Guarulhos, onde também se graduou em Ciências Biológicas. Licenciado pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente, é docente nos colégios Solução e Marupiara, lecionando Ciências no Ensino Fundamental 2 e Biologia no Ensino Médio.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria

  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: Gratuito

Começar agora