Curso Avulso

Educação Baseada na Natureza: Ensino Fundamental Anos Finais

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 56 cursistas
  • Curso com certificado (válido como horas complementares)
  • Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professoras(es), auxiliares e gestoras(es) dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Sobre o curso

Neste curso gratuito, você será convidada(o) a conhecer e colocar em prática a Educação Baseada na Natureza com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entenda o papel da escola como lugar privilegiado de ações de adaptação e mitigação à emergência climática, de forma integrada ao currículo, contribuindo para o letramento climático de sua comunidade.  Aprofunde-se em temas como mudanças climáticas, eficiência energética, reaproveitamento de resíduos.

O conteúdo aborda os benefícios da relação direta com a natureza, na perspectiva da educação integral, com abordagem interdisciplinar, experiencial, inclusiva e decolonial. Promove ainda o desemparedamento, entendendo que a escola deve reconhecer e criar oportunidades para promover o contato  de crianças, adolescentes e jovens com a natureza, para que possam brincar e aprender com ela.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!

Como você aprende

  • Conteúdo 100% online Basta se inscrever gratuitamente nesta página para acessar todo material do curso pela internet.
  • Vídeos exclusivos Conteúdos gravados por formadoras da NOVA ESCOLA para ampliar e aprofundar as discussões realizadas no decorrer do curso.
  • Atividades práticas Estudos de caso, situações-problema, desafios e exemplos práticos da Educação Básica para refletir e aplicar os novos saberes, com dicas para planejar e experimentar diferentes atividades.
  • Materiais de apoio Links de reportagens, artigos, cursos e planos de aula, além de indicações de livros, vídeos, pesquisas e outros materiais para que você possa estender os estudos.
  • Certificado Para receber o certificado do curso, com validade para horas complementares em cursos superiores, é necessário acertar 75% das questões da avaliação final. O teste é feito 100% online com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos estudados.

Sobre os autores

Aline Soares

Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), coordenadora pedagógica e formadora de professores de Educação Básica para uso de Metodologias Ativas. Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por cerca de 20 anos. É coautora do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação'' e uma das integrantes do Time de Formadores da Associação NOVA ESCOLA. Atuou como autora e mentora dos planos de aula de Ciências, História, Educação Empreendedora, Educação Financeira e Inteligência Artificial da NOVA ESCOLA. Atua como autora de cursos e materiais educacionais.

Elizabeth Souza

Integrante do Time de Formadores da Educação Infantil da Associação NOVA ESCOLA. Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), graduada em Pedagogia pela UFMG, especialização nas áreas de Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Inclusiva, Neuroaprendizagem e Neuropsicopedagogia. Professora efetiva da rede municipal de Belo Horizonte, atuando no momento, como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mais de 20 anos de experiência na educação básica, ocupando vários espaços na educação: professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, direção e coordenação. Em 2018, fez parte do Time de Autores dos planos de aula para a Educação Infantil da NOVA ESCOLA.

Maria Cristina Muñoz Franco

Membro do time de autores dos planos de aula de ciências e time de formadores da NOVA ESCOLA, mestre em educação, bióloga e pedagoga, especialista em ensino de ciências, especialista em gestão ambiental, ativista socioambiental, Professora Destaque no estado de São Paulo no Prêmio Professores do Brasil 2017, conferido pelo Ministério da Educação (MEC). Professora do ensino fundamental anos iniciais pela Prefeitura Municipal de Bragança Paulista e anos finais do Instituto Educacional Coração de Jesus (IECJ).

Educação Baseada na Natureza

Iniciativa

  • Unicef
  • Entre no clima

Parceria institucional e de implementação

  • Alana
  • Escola + natureza

Parceria estratégica

  • NeoEnergia
  • Aneel

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Baseada na Natureza: Ensino Fundamental Anos Finais

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo