Curso Avulso
Ensino Híbrido - Modelo Virtual Aprimorado
Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito
Começar agora- 10 horas
- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Mais informações
A quem se destina
Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Sobre o curso
O curso Ensino Híbrido – Modelo Virtual Aprimorado tem como objetivo retomar a definição de Ensino Híbrido e, especificamente, tratar do modelo Virtual Aprimorado como uma boa estratégia de trabalho em sala de aula presencial e como inspiração para aulas nos modos remoto e parcialmente presencial. Alicerçado em planos de aulas reais, o curso mostra como esse modelo pode ser usado em diferentes contextos escolares, inclusive em instituições sem laboratório de informática e sem acesso à internet.
Durante o curso, o autor e os coautores vão falar sobre as características do modelo Virtual Aprimorado, contando um pouco da própria experiência em classe. Todos os coautores são professores de escolas públicas brasileiras. Baseados na vivência de cada um em sala de aula, eles revelam as saídas que encontraram para driblar a falta de acesso à tecnologia, conquistar o interesse dos alunos, despertar a curiosidade deles para os temas explorados e mantê-los engajados e trabalhando com o modelo Virtual Aprimorado. A promoção da autonomia dos estudantes também é assunto do curso, já que essa é uma característica marcante do Ensino Híbrido.
A ideia é inspirar para inovar e, ao mesmo tempo, aprimorar a prática e garantir a aprendizagem dos estudantes em contextos adversos, como a pandemia de Covid-19. Serão abordados temas como lição de casa, engajamento dos alunos, roteiro de estudo e importância do feedback.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de:
– compreender o conceito de Ensino Híbrido;
– conhecer o modelo de trabalho Virtual Aprimorado;
– identificar possíveis contribuições do modelo abordado para o ensino presencial, parcialmente presencial e remoto;
– planejar uma aula que considere o trabalho com o modelo Virtual Aprimorado.