TRILHAS

Trilhas do Amanhã - Ensino Hibrido

Aprenda com professores como é possível se inspirar em modelos de ensino híbrido para práticas em aulas remotas e presenciais

Valor: Gratuito

Começar agora
  • até 10 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou essa trilha? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Sobre o curso

Para contribuir com a atividade docente em tempos de pandemia, a Trilha Ensino Híbrido é composta por seis cursos que tratam de forma organizada e prática de modelos de trabalho possíveis de serem realizados em salas de aula presenciais, parcialmente presenciais e remotas. São eles:

- Módulo zero - BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula

- Curso 1| Ensino Híbrido - Rotação por Estações

- Curso 2 | Ensino Híbrido - Laboratório Rotacional

- Curso 3 | Ensino Híbrido - Sala de Aula Invertida

- Curso 4 | Ensino Híbrido - Modelo Virtual Aprimorado

- Curso 5 | Ensino Híbrido - Como selecionar e trabalhar com os modelos

O objetivo principal da Trilha é, de forma prática, inspirar os docentes a trabalhar com esses modelos no processo de retorno às aulas num esquema com combinações do modelo remoto, presencial e parcialmente presencial.

O que você vai aprender

Trabalhe com vários modelos do Ensino Híbrido

A aula fica ainda mais instigante quando o aluno é protagonista do conhecimento

  • BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula
    4 horas
  • Ensino Híbrido – Rotação por Estações
    10 horas
  • Ensino Híbrido - Laboratório Rotacional
    10 horas
  • Ensino Híbrido - Sala de Aula Invertida
    10 horas
  • Ensino Híbrido - Modelo Virtual Aprimorado
    10 horas
  • Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos
    10 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas baseadas nos modelos de Ensino Híbrido.
  • Materiais extras Vídeos, livros e artigos sobre os temas.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre Ensino Híbrido.

Sobre os autores

ELIANE SIQUEIRA

ELIANE SIQUEIRA

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, possui magistério pelo Cefam, mestrado e doutorado em Ciências pela USP. Atua há 23 anos na Educação Básica, 18 anos no Ensino Superior e há 6 anos na formação de professores em Guarulhos (SP). Produz materiais e recursos de aprendizagem para EaD e foi mentora dos planos de aula de Ciências e Geografia alinhados à BNCC de NOVA ESCOLA.

Nova Escola

Nova Escola

Este curso foi elaborado por NOVA ESCOLA. Nossa missão é fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria

  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro
  • parceiro

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: Gratuito

Começar agora