TRILHAS

Educação Financeira

Saiba mais sobre o que você vai aprender nesta trilha:

100% Grátis

Começar agora

o curso Educação Financeira

  • 10 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • 3621 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Sobre o curso


A Trilha Educação Financeira é composta por três cursos de 10 horas cada, totalizando 30 horas de formação com certificado. Eles tratam de forma clara e prática de três grandes temas – dinheiro, consumo e planejamento financeiro – dialogando com a realidade de sala de aula e as necessidades do mundo atual e apresentando teoria e exemplos práticos para abordar os conteúdos com os alunos. São eles:

Curso 1 – Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar Curso 2 – Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade
Curso 3 – Educação Financeira: como aprender a se planejar

O objetivo principal da trilha é inspirar os docentes a trabalhar com Educação Financeira, quebrando os tabus que rondam o tema. Afinal, falar sobre dinheiro, ganhos, gastos e dívidas, geralmente, provoca vergonha nas pessoas, mas não precisa ser assim; pelo contrário, a Educação Financeira tem grande importância na formação de cidadãos mais conscientes com o próprio dinheiro. Para isso, é fundamental que os estudantes aprendam como tomar decisões financeiras que podem impactar a sua vida e a do coletivo de forma mais autônoma e responsável.

A organização desta trilha formativa dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece a Educação Financeira como um tema transversal a ser explorado de forma concomitante com os diferentes componentes curriculares. Em cada curso serão apresentados Planos de Aula interdisciplinares sobre os três grandes temas para que os professores se inspirem nos exemplos e os coloquem em prática com as turmas, fazendo adaptações necessárias de acordo com o contexto em que vivem.

O que você vai aprender

  • Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar
    10 horas
  • Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade
    10 horas
  • Educação Financeira: como aprender a se planejar
    10 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre Educação Financeira.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas sobre o tema.
  • Acervo Nova Escola Reportagens, vídeos e cursos da Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Aline Soares

Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela PUC Minas, especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), e coordenadora pedagógica e formadora de professores de Educação Básica para uso de Metodologias Ativas. Aline se formou em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos. Atualmente participa do grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, é coautora do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação'' e uma das integrantes do Time de Formadores da Associação Nova Escola. Atuou como autora e mentora dos planos de aula de Ciências, História, Educação Empreendedora e Educação Financeira da Nova Escola.

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, autor de cursos e materiais de ensino, e formador de professores. Fernando é licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Atualmente, ele também é especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola.

Parceria

  • Instituto XP

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Financeira

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo