TRILHAS

Educação Financeira

Saiba mais sobre o que você vai aprender nesta trilha:

Curso gratuito

Começar agora

o curso Educação Financeira

  • 10 horas por curso
  • 120 dias para conclusão
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Sobre o curso

O curso Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar é o primeiro da Trilha Educação Financeira e visa, além de apresentar o percurso formativo – seus objetivos e os três cursos que dela fazem parte –, explicar o conceito de Educação Financeira, como ele está inserido na BNCC e como deve ser o trabalho com dinheiro, o primeiro tema dos cursos. Dessa forma, você aprenderá aqui como esse assunto pode ser explorado na prática, de forma transversal e multidisciplinar, investigando a história do dinheiro e o que envolve o orçamento familiar, com exemplos de Planos de Aula possíveis de serem replicados nas escolas, tanto para os Anos Iniciais quanto para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 

 

Especificamente relacionado ao tema central do curso, a ideia é refletir sobre o dinheiro desde antes de sua criação até as grandes operações financeiras que ocorrem em todo o mundo atualmente, sempre considerando os conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto. Também será alvo de estudo a questão da renda familiar: o que é, como economizar, como lidar com orçamento pessoal e como viver dentro de suas possibilidades financeiras, decidindo o que é o melhor a fazer com seu dinheiro. 

 

Objetivos de aprendizagem:

 

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

 

  • Diferenciar os conceitos de educação financeira e matemática financeira;
  • Identificar questões relacionadas ao dinheiro dentro do tema transversal de Educação Financeira presente na BNCC;
  • Reconhecer a importância de trabalhar conceitos relacionados ao dinheiro, sua origem, história, valor e formas de lidar com ele;
  • Compreender que lidar com dinheiro vai além de economizar, mas também está relacionado com gestão e orçamento pessoal e familiar;
  • Elaborar estratégias para trabalhar conceitos relacionados ao dinheiro com alunos dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Reconhecer a importância da educação financeira para o desenvolvimento de traços e comportamentos dos alunos que podem fazer a diferença no futuro deles e de suas famílias.
  • Aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática.

O que você vai aprender

  • Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar
    10 horas
  • Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade
    10 horas
  • Educação Financeira: como aprender a se planejar
    10 horas

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas sobre Educação Financeira.
  • Materiais extras Artigos e sugestões bibliográficas sobre o tema.
  • Acervo Nova Escola Reportagens, vídeos e cursos da Nova Escola sobre os assuntos abordados no curso.

Sobre os autores

Aline Soares

Aline Soares

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Educação, Ciência e Tecnologia pela PUC/MG. Atua como professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1. É coautora do capítulo sobre Avaliação do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação

Elisa Greenhalgh Vilalta

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Aline Soares

Aline Soares

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Educação, Ciência e Tecnologia pela PUC/MG. Atua como professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1. É coautora do capítulo sobre Avaliação do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação

Elisa Greenhalgh Vilalta

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Aline Soares

Aline Soares

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Educação, Ciência e Tecnologia pela PUC/MG. Atua como professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1. É coautora do capítulo sobre Avaliação do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação

Elisa Greenhalgh Vilalta

Elisa Greenhalgh Vilalta

Formada em Pedagogia pela UERJ e licenciada em História pela UFRJ, ambas no Rio de Janeiro. Atua há 31 anos na Educação Básica, tanto no ensino público quanto no privado. Na rede de Maceió é professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Foi autora e mentora no projeto de planos de aula alinhados à BNCC da Nova Escola. Também é autora de materiais didáticos para os Sistemas de Ensino Ari de Sá, Eleva e Poliedro.

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Professor com experiência em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior e especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino e atua na formação de professores em todo o país.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • parceiro

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo