Curso Avulso
Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos
Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Curso gratuito
Começar agora- 10 horas
- 4 meses para concluir
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Mais informações
A quem se destina
Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Sobre o curso
O curso Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos tem como objetivo retomar a definição de Ensino Híbrido e, especificamente, apresentar possibilidades para explorar os modelos – combinados ou não – como uma boa estratégia de trabalho em sala de aula presencial e como inspiração para aulas nos formatos remoto e parcialmente presencial. Alicerçado em planos de aulas reais, o curso mostra como os modelos podem ser usados em diferentes contextos escolares, inclusive em instituições sem laboratório de informática e acesso à internet.
Durante o curso, o autor e os coautores vão retomar as características de cada modelo e falar sobre as próprias experiências em classe ao combinar os modelos para trabalhar com os alunos. Todos os coautores são professores de escolas públicas brasileiras. Baseados na vivência de cada um em sala de aula, eles revelam as saídas que encontraram para driblar a falta de acesso à tecnologia, conquistar o interesse dos alunos, despertar a curiosidade deles para os temas explorados e mantê-los engajados. A promoção da autonomia dos estudantes também é assunto do curso, já que essa é uma forte característica do Ensino Híbrido.
A ideia é inspirar para inovar e, ao mesmo tempo, aprimorar a prática e garantir a aprendizagem dos estudantes em contextos adversos, como a pandemia de Covid-19. Serão abordados temas como plataformas adaptativas, formação continuada, uso do laboratório de informática e intencionalidade pedagógica, entre outros.
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de:
- compreender as características dos modelos escolhidos pelos autores;
- refletir sobre a validade dos modelos em questão para trabalhar com os alunos;
- reconhecer as adaptações necessárias para execução dos modelos escolhidos em aulas realizadas no processo de retorno para o ensino presencial;
- compreender que é possível e interessante mesclar os modelos para trabalhar determinado tema;
- colocar os modelos em prática no processo de retorno às aulas presenciais.