Curso Online

Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Valor: Gratuito

Começar agora
  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso? Entre em sua conta >>

Mais informações

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Sobre o curso

O curso Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos tem como objetivo retomar a definição de Ensino Híbrido e, especificamente, apresentar possibilidades para explorar os modelos – combinados ou não – como uma boa estratégia de trabalho em sala de aula presencial e como inspiração para aulas nos formatos remoto e parcialmente presencial. Alicerçado em planos de aulas reais, o curso mostra como os modelos podem ser usados em diferentes contextos escolares, inclusive em instituições sem laboratório de informática e acesso à internet.

Durante o curso, o autor e os coautores vão retomar as características de cada modelo e falar sobre as próprias experiências em classe ao combinar os modelos para trabalhar com os alunos. Todos os coautores são professores de escolas públicas brasileiras. Baseados na vivência de cada um em sala de aula, eles revelam as saídas que encontraram para driblar a falta de acesso à tecnologia, conquistar o interesse dos alunos, despertar a curiosidade deles para os temas explorados e mantê-los engajados. A promoção da autonomia dos estudantes também é assunto do curso, já que essa é uma forte característica do Ensino Híbrido.

A ideia é inspirar para inovar e, ao mesmo tempo, aprimorar a prática e garantir a aprendizagem dos estudantes em contextos adversos, como a pandemia de Covid-19. Serão abordados temas como plataformas adaptativas, formação continuada, uso do laboratório de informática e intencionalidade pedagógica, entre outros. 

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

  • compreender as características dos modelos escolhidos pelos autores; 
  • refletir sobre a validade dos modelos em questão para trabalhar com os alunos; 
  • reconhecer as adaptações necessárias para execução dos modelos escolhidos em aulas realizadas no processo de retorno para o ensino presencial;
  • compreender que é possível e interessante mesclar os modelos para trabalhar determinado tema; 
  • colocar os modelos em prática no processo de retorno às aulas presenciais. 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
    Etapa 1
  • Hora da revisão
    Etapa 2
  • Uso de aplicativos para potencializar os modelos
    Etapa 3
  • Dicas para adaptação durante a pandemia
    Etapa 4
  • Intencionalidade pedagógica
    Etapa 5
  • Plataformas adaptativas para otimizar o tempo
    Etapa 6
  • O laboratório de informática na pandemia
    Etapa 7
  • O lugar e o formato da formação continuada
    Etapa 8
  • O melhor do on-line e do presencial, juntos
    Etapa 9
  • Inspirações dinâmicas e flexíveis para a pandemia
    Etapa 10
  • Ferramentas e materiais para download
    Etapa 11
  • Para continuar estudando
    Etapa 12
  • Atividade final
    Etapa 13
  • Pesquisa de satisfação
    Etapa 14
  • Conclusão e certificado
    Etapa 15

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas baseadas nos modelos de Ensino Híbrido
  • Materiais extras Vídeos, livros e artigos sobre os temas
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre Ensino Híbrido

Sobre os autores

Ailton Luiz Camargo

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Parceria:

  • Fundação Telefônica Vivo
  • Fundação Lemann
  • Instituto Natura Ofical Horizontal
  • Instituto Sonho Grande

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Valor: Gratuito

Começar agora