Curso Avulso

Ensino Híbrido - Laboratório Rotacional

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 10508 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Trilhas do Amanhã - Ensino Hibrido", de 54h e com 6 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Sobre o curso

O curso tem como objetivo retomar a definição de Ensino Híbrido e, especificamente, tratar do modelo Laboratório Rotacional como uma estratégia potente de trabalho em sala de aula presencial e como inspiração para aulas no modelo remoto e parcialmente presencial. Alicerçado em planos de aulas reais, o curso mostra como o modelo pode ser usado em diferentes contextos escolares, inclusive em instituições sem laboratório de informática e sem acesso à internet. 

 

Durante o curso, o autor e os coautores vão falar sobre as características do modelo Laboratório Rotacional, contando um pouco da própria experiência em sala. Todos os coautores são professores de escolas públicas brasileiras. Baseados na vivência de cada um em sala de aula, eles revelam as saídas que encontraram para driblar a falta de acesso à tecnologia, despertar a curiosidade deles pelos temas explorados e mantê-los engajados e trabalhando com o modelo Laboratório Rotacional. 

 

A ideia é inspirar para inovar e, ao mesmo tempo, aprimorar a prática e garantir a aprendizagem dos estudantes em contextos adversos, como a atual pandemia. Serão abordados temas como aprendizagem significativa, autonomia dos alunos, docência reflexiva, espaços escolares e recursos digitais e avaliação. 

 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final do curso, o professor seja capaz de: 

– compreender o conceito de Ensino Híbrido;

– conhecer o modelo de trabalho Laboratório Rotacional; 

– identificar possíveis contribuições do modelo abordado para os ensinos presencial, parcialmente presencial e remoto;

– planejar uma aula que considere o trabalho com o modelo de Laboratório Rotacional.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas
  • O que é Laboratório Rotacional
  • Sugestão de leitura
  • Aprendizagem significativa
  • Como fazer durante a pandemia
  • Espaços da escola para ensinar
  • O que fazer com poucos recursos digitais?
  • Avaliação e personalização
  • Formulários eletrônicos para avaliar
  • O que é docência reflexiva
  • Discussões com o professor
  • E se a escola não tem laboratório de informática?
  • Game em casa, textos em sala
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Atividade Final
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Na prática Exemplos de planejamento de aulas baseadas nos modelos de Ensino Híbrido.
  • Materiais extras Vídeos, livros e artigos sobre os temas.
  • Acervo Nova Escola Reportagens de Nova Escola sobre Ensino Híbrido.

Sobre os autores

Ailton Luiz Camargo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Professor da rede pública e privada há quinze anos, desenvolve materiais didáticos. Foi vencedor do Prêmio Educador Nota Dez, da Fundação Victor Civita, em 2012. Além disso, fez parte do grupo de experimentações sobre o Ensino Híbrido da Fundação Lemann e é coautor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Carla Fernanda Ferreira Pires

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Já produziu aulas para a plataforma Educopédia e participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Atualmente, é professora da rede pública do Rio de Janeiro.

Fernando de Mello Trevisani

Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Pós-Graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades), Matemático (USP). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Possui experiências como professor de educação básica e superior. Atualmente é professor do Colégio Sidarta, da pós-graduação em Metodologias Ativas do Instituto Singularidades, consultor educacional e formador de professores em Metodologias Ativas de ensino.

Flávia Moura

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Avaliação Educacional pela mesma instituição. Atualmente, cursa especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora de Matemática na rede municipal do Rio de Janeiro, onde já coordenou o estúdio de gravação de videoaulas e podcasts da Educopédia. Embaixadora e formadora da Khan Academy pela Fundação Lemann, é referência como educadora em Ensino Híbrido, tendo participado do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, em 2014. É também uma das autoras do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao Prêmio Jabuti 2016.

Parceria:

  • Fundação Lemann
  • Fundação Telefônica Vivo
  • Instituto Sonho Grande
  • Instituto Natura Ofical Horizontal

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Ensino Híbrido - Laboratório Rotacional

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo