Curso

Como avaliar os alunos a distância?

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   Gratuito
  • Carga Horária:   2 horas

Parceria:

Por Renata Capovilla, Rodrigo Padilha,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Identificar o que os estudantes aprenderam sobre os conteúdos abordados já é um desafio na sala de aula, no trabalho cotidiano. E como a avaliação deve ser organizada neste momento em que as atividades estão sendo propostas a distância, muitas vezes usando recursos digitais e exigindo mobilização de famílias e profissionais da educação? 

 

Neste curso, vamos discutir essas questões e mostrar as funcionalidades do Padlet, ferramenta gratuita que permite a construção de portfólios e acompanhamento do desempenho dos estudantes. Veremos ainda a experiência de um educador, que vai compartilhar com a gente como ele tem avaliado os seus alunos, falar qual a importância das diferentes atividades, mostrar exemplos de ferramentas para avaliar e como estabelecer critérios de avaliação alinhados à BNCC. 

O que você vai aprender

  • Etapa 1 BOAS-VINDAS!
  • Etapa 2 O que é o Padlet?
  • Etapa 3 Como traduzir para o português!
  • Etapa 4 Primeiros passos no padlet
  • Etapa 5 Outros tipos de uso do Padlet
  • Etapa 6 Como fazer a avaliação na prática?
  • Etapa 7 Atividade
  • Etapa 8 Pesquisa de satisfação
  • Etapa 9 Ferramentas e materiais para download
  • Etapa 10 Para continuar estudando

Sobre os autores

Renata Capovilla

Renata Capovilla

Renata Capovilla é Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Psicopedagoga formada pela Universidade Metrocamp e Neuropsicóloga formada pela Unicamp. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos e como autora e revisora de planos de aula de Matemática no Time de Autores Nova Escola. Atuou na gestão pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formadora de professores em tecnologia educacional, metodologias ativas, Pedagogia de Projetos no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e parte do Time de Formadores de Nova Escola. Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas e formadora de professores na Foreducation Edtech, na área de metodologias ativas e tecnologias para a sala de aula. Co-fundadora da Íntegra Educacional.

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha, Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Formador de professores no ensino básico, atuando em escolas dentro e fora de São Paulo. Supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue, atuando também como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. É também autor do curso Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2 oferecido em Nova Escola.

Sobre os APOIADORES: