Curso Avulso

Como avaliar os alunos a distância?

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 2 horas
  • 4 meses para concluir
  • 11421 cursistas

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Sobre o curso

Identificar o que os estudantes aprenderam sobre os conteúdos abordados já é um desafio na sala de aula, no trabalho cotidiano. E como a avaliação deve ser organizada neste momento em que as atividades estão sendo propostas a distância, muitas vezes usando recursos digitais e exigindo mobilização de famílias e profissionais da educação?

 

Neste curso, vamos discutir essas questões e mostrar as funcionalidades do Padlet, ferramenta gratuita que permite a construção de portfólios e acompanhamento do desempenho dos estudantes. Veremos ainda a experiência de um educador, que vai compartilhar com a gente como ele tem avaliado os seus alunos, falar qual a importância das diferentes atividades, mostrar exemplos de ferramentas para avaliar e como estabelecer critérios de avaliação alinhados à BNCC.

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • O que é o Padlet?
  • Como traduzir para o português!
  • Primeiros passos no padlet
  • Outros tipos de uso do Padlet
  • Como fazer a avaliação na prática?
  • Atividade
  • Pesquisa de satisfação
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Renata Capovilla

Renata Capovilla é Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Psicopedagoga formada pela Universidade Metrocamp e Neuropsicóloga formada pela Unicamp. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos e como autora e revisora de planos de aula de Matemática no Time de Autores Nova Escola. Atuou na gestão pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Formadora de professores em tecnologia educacional, metodologias ativas, Pedagogia de Projetos no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e parte do Time de Formadores de Nova Escola. Líder do Grupo de Educadores Google de Campinas e formadora de professores na Foreducation Edtech, na área de metodologias ativas e tecnologias para a sala de aula. Co-fundadora da Íntegra Educacional.

Rodrigo Padilha

Formador de professores no Ensino Básico, supervisor da área de Ciências da Natureza em colégio bilíngue e organizador de matriz de avaliação baseada na BNCC. Rodrigo é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestrando em “Formação de formadores” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atua como professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas de São Paulo e de outros estados.

Parceria:

  • Facebook

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Como avaliar os alunos a distância?

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo