Curso Avulso

Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

  • 30 horas
  • 4 meses para concluir
  • 6943 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

Esse curso faz parte da trilha de cursos "Especial Jogos ", de 90h e com 4 cursos.

Ver trilha completa

A quem se destina

Professores do Ensino Fundamental 1

Sobre o curso

Para ampliar o uso de jogos de História em classe, o curso destaca o trabalho interdisciplinar, sugerindo explorar outros componentes curriculares - como Geografia, Matemática e Língua Portuguesa.

 

Também será apresentada uma sugestão para organizar uma mostra cultural com os jogos e outra sobre como produzir jogos diretamente no caderno dos estudantes ou com papelão, madeira, materiais recicláveis ou alta tecnologia (usando impressora 3D).  

 

O curso também ajudará os educadores a planejar aulas de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC com um método de três etapas: contextualização (aproxima a habilidade ou competência da realidade da turma); problematização (insere práticas que utilizam fontes históricas para a análise dos alunos); e sistematização (o aluno aplica o que aprendeu e é avaliado).

 

A metodologia contempla pontos importantes da Base, como o trabalho com fontes e a “atitude historiadora”. Além disso, será explorado como avaliar se as práticas estão sendo eficazes.   

 

Objetivos de aprendizagem

 

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Propor práticas pedagógicas que utilizam jogos como estratégia de melhoria do aprendizado; 

- Produzir planos de aula alinhados à BNCC que utilizam jogos;

- Conhecer a História de cinco jogos: Rota, jogo da Antiga Roma com mais de 2 mil anos; Latrúnculo, jogo romano e com mais de 2.500 anos; Alquerque, jogo de origem árabe com mais de mil anos; Jogo da Onça, criado por populações indígenas do Brasil com aproximadamente 500 anos e Jogo Real de Ur, com mais de 4.500 anos, originário da Antiga Mesopotâmia.

- Conhecer diferentes formas de produzir estes jogos com os alunos. 

 

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Por que trabalhar com jogos em sala
  • Conhecendo jogos históricos para trabalhar com os anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Johan Huizinga, o Homo Ludens e o conceito de círculo mágico
  • Quais as vantagens de se trabalhar com jogos
  • Jogos em sala de aula e a BNCC
  • Metodologia para aulas com jogos alinhadas à BNCC e como trabalhar em sala
  • Outros jogos para trabalhar na escola
  • Sistematização
  • Atividade Final
  • Ferramentas e materiais para download
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de Satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre o autor

Jair Ferreira

Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC

Mais cursos

Veja outras trilhas e cursos que podem te interessar.

Ver catálogo