Curso

Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 20,68
  • Carga Horária:   30 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Jair Ferreira,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Para ampliar o uso de jogos de História em classe, o curso destaca o trabalho interdisciplinar, sugerindo explorar outros componentes curriculares - como Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. Também será apresentada uma sugestão para organizar uma mostra cultural com os jogos e outra sobre como produzir jogos diretamente no caderno dos estudantes ou com papelão, madeira, materiais recicláveis ou alta tecnologia (usando impressora 3D).

O curso também ajudará os educadores a planejar aulas de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC com um método de três etapas: contextualização (aproxima a habilidade ou competência da realidade da turma); problematização (insere práticas que utilizam fontes históricas para a análise dos alunos); e sistematização (o aluno aplica o que aprendeu e é avaliado). A metodologia contempla pontos importantes da Base, como o trabalho com fontes e a “atitude historiadora”. Além disso, será explorado como avaliar se as práticas estão sendo eficazes. 

Objetivos de aprendizagem

Espera-se que, ao final deste curso, o cursista seja capaz de:

- Propor práticas pedagógicas que utilizam jogos como estratégia de melhoria do aprendizado; 

- Produzir planos de aula alinhados à BNCC que utilizam jogos;

- Conhecer a História de cinco jogos: Rota, jogo da Antiga Roma com mais de 2 mil anos; Latrúnculo, jogo romano e com mais de 2.500 anos; Alquerque, jogo de origem árabe com mais de mil anos; Jogo da Onça, criado por populações indígenas do Brasil com aproximadamente 500 anos e Jogo Real de Ur, com mais de 4.500 anos, originário da Antiga Mesopotâmia.

- Conhecer diferentes formas de produzir estes jogos com os alunos. 

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Por que trabalhar com jogos em sala?
  • Etapa 3 Conhecendo jogos históricos para trabalhar com os anos iniciais do ensino fundamental
  • Etapa 4 Johan huizinga, o homo ludens e o conceito de círculo mágico
  • Etapa 5 Quais as vantagens de se trabalhar com jogos
  • Etapa 6 Jogos em sala de aula e a bncc
  • Etapa 7 Metodologia para aulas com jogos alinhadas à bncc e como trabalhar em sala
  • Etapa 8 Outros jogos para trabalhar na escola
  • Etapa 9 Sistematização
  • Etapa 10 Atividade Final

Sobre o autor

Jair Ferreira

Jair Ferreira

Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.