Curso Avulso
Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.
100% Grátis
- 40 horas
- 4 meses para concluir
- 16708 cursistas
- Curso com certificado
- Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso?
Esse curso faz parte da trilha de cursos "Intensivo Metodologias ativas", de 50h e com 2 cursos.
Ver trilha completaA quem se destina
Fundamental 1 e 2
Sobre o curso
Olá, cursista!
Metodologias que facilitem o protagonismo do aluno e o motivem na construção de seu conhecimento são valiosas para o professor que está envolvido com a transformação da educação atualmente.
Na primeira parte do curso, iremos refletir sobre duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. O trabalho em grupo colaborativo e com melhor resultados é planejado com base em uma tarefa desafiadora que instigue os estudantes a realizar investigações, a refletirem sobre seu trabalho e a colaborar entre si. O grande ganho dessa estratégia, em comparação a outras, é o desenvolvimento de competências como as listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Já a aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias.
Na segunda parte do curso vamos acompanhar a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza. No início de sua carreira docente, Harley apostou em aulas expositivas para apresentar os conteúdos a seus estudantes. Com o tempo, ele passou a rever sua prática, investindo na sua formação continuada e no uso de metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Harley irá contar um pouco sobre sua trajetória, sobre os desafios enfrentados para mudar sua atuação e sobre a Técnica dos Incidentes Críticos, utilizada por ele em suas aulas.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos.
- Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas.
- Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.
Bom curso!
O que você vai aprender
- Boas-vindas!
- Como implementar metodologias ativas
- Desafio do engajamento
- A importância da escuta
- Da escuta à aprendizagem
- Questionário dos incidentes críticos (QIC)
- QIC: Aprendizados para o professor
- Perguntas e respostas da primeira parte
- Um olhar inovador sobre o trabalho em grupo
- Superando desafios do trabalho em grupo
- Planejamento e avaliação
- Relato de experiência
- Aprendizagem baseada em problema (ABP) e BNCC
- ABP: Prática
- Etapas da ABP
- Avaliação da ABP
- Perguntas e respostas da segunda parte
- Avaliação Final
- Ferramentas e materiais para download
- Para continuar estudando
- Pesquisa de satisfação
- Conclusão e certificado
Como você aprende
- Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
- Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
- Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares
- Materiais complementares Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc
- Ferramentas Materiais para aplicar em sala de aula