Curso

Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 29,92
  • Carga Horária:   40 horas
  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

Esse curso faz parte da trilha de cursos “Intensivo Metodologias ativas”, de 50h e com 2 cursos. Aproveite preços especiais!

Saiba mais sobre a trilha

Por Harley Sato, Kalina Elis, Marly Machado Campos,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Olá, cursista!

Metodologias que facilitem o protagonismo do aluno e o motivem na construção de seu conhecimento são valiosas para o professor que está envolvido com a transformação da educação atualmente.

Na primeira parte do curso, iremos refletir sobre duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. O trabalho em grupo colaborativo e com melhor resultados é planejado com base em uma tarefa desafiadora que instigue os estudantes a realizar investigações, a refletirem sobre seu trabalho e a colaborar entre si. O grande ganho dessa estratégia, em comparação a outras, é o desenvolvimento de competências como as listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias.

Na segunda parte do curso vamos acompanhar a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza. No início de sua carreira docente, Harley apostou em aulas expositivas para apresentar os conteúdos a seus estudantes. Com o tempo, ele passou a rever sua prática, investindo na sua formação continuada e no uso de metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Harley irá contar um pouco sobre sua trajetória, sobre os desafios enfrentados para mudar sua atuação e sobre a Técnica dos Incidentes Críticos, utilizada por ele em suas aulas.

Objetivos de aprendizagem

- Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos.

- Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas.

- Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas.

Como você vai aprender

- Videoaula – Aulas ao vivo com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso.

- Na prática – Vídeos que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula.

- Acervo Nova Escola – Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso.

- Materiais complementares – Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc.

- Ferramentas – Materiais para aplicar em sala de aula.

Bom curso!

O que você vai aprender

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

    Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

    Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

    Baixe materiais alinhados à BNCC

  • Etapa 1 Vamos começar?
  • Etapa 2 Como implementar metodologias ativas
  • Etapa 3 Desafio do engajamento
  • Etapa 4 A importância da escuta
  • Etapa 5 Da escuta à aprendizagem
  • Etapa 6 Questionário dos incidentes críticos (QIC)
  • Etapa 7 QIC: Aprendizados para o professor
  • Etapa 8 Perguntas e respostas da primeira parte
  • Etapa 9 Um olhar inovador sobre o trabalho em grupo
  • Etapa 10 Superando de desafios do trabalho em grupo

Sobre os autores

Harley Sato

Harley Sato

Harley Sato é bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É mestrando em “Formação de formadores” na mesma instituição. É formador de professores, coordenador de área em projetos de formação de professores e diretores no instituto Singularidades e selecionador do Prêmio Educador Nota Dez, da fundação Victor Civita. É professor, autor livros didáticos de física para os Ensinos Fundamental e Médio. Foi coordenador de área no Ensino Médio e em pré-vestibulares, autor de currículos norteados pela BNCC,  consultor pedagógico em escolas no interior de São Paulo e diretor pedagógico.

Kalina Elis

É formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez pós-graduação na mesma área e, hoje, cursa o mestrado em Educação. Atua com assessoria pedagógica e formação de professores em escolas privadas e públicas de São Paulo.

Marly Machado Campos

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.