Curso Online
Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:
Valor: R$ 179,50
Quero ComprarAté 6x de R$ 29,92
-
40 horas
-
4 meses para concluir
-
Curso com certificado
-
Alinhado à BNCC
Já iniciou esse curso? Entre em sua conta >>
Mais informações
A quem se destina
Fundamental 1 e 2
Sobre o curso
Metodologias que facilitem o protagonismo do aluno e o motivem na construção de seu conhecimento são valiosas para o professor que está envolvido com a transformação da educação atualmente.
Na primeira parte do curso, iremos refletir sobre duas metodologias ativas: trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. O trabalho em grupo colaborativo e com melhor resultados é planejado com base em uma tarefa desafiadora que instigue os estudantes a realizar investigações, a refletirem sobre seu trabalho e a colaborar entre si. O grande ganho dessa estratégia, em comparação a outras, é o desenvolvimento de competências como as listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a aprendizagem baseada em problemas engaja os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. Além da construção cognitiva, essa estratégia possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando o grupo para uma atuação responsável frente à comunidade. Assim, essa etapa do curso é um convite à reflexão sobre o planejamento, a implementação e a avaliação dessas estratégias. Na segunda parte do curso vamos acompanhar a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza. No início de sua carreira docente, Harley apostou em aulas expositivas para apresentar os conteúdos a seus estudantes. Com o tempo, ele passou a rever sua prática, investindo na sua formação continuada e no uso de metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. Harley irá contar um pouco sobre sua trajetória, sobre os desafios enfrentados para mudar sua atuação e sobre a Técnica dos Incidentes Críticos, utilizada por ele em suas aulas. Objetivos de aprendizagem - Compreender o trabalho em grupo com a participação ativa e coletiva dos alunos. - Identificar o desenvolvimento de competências da BNCC no trabalho em grupo e na aprendizagem baseada em problemas. - Estruturar e avaliar uma proposta para trabalho em grupo e aprendizagem baseada em problemas. Como você vai aprender - Videoaula – Aulas ao vivo com o propósito de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso. - Na prática – Vídeos que permitem a reflexão sobre as situações didáticas e a prática de sala de aula. - Acervo Nova Escola – Indicação de reportagens, planos de aula e todo acervo de Nova Escola sobre o tema do curso. - Materiais complementares – Textos, entrevistas, artigos, referências bibliográficas etc. - Ferramentas – Materiais para aplicar em sala de aula. Bom curso!