TRILHA

Intensivo Metodologias ativas

Coloque as Metodologias Ativas em suas aulas e transforme o aprendizado de seus alunos!

Curso gratuito

Começar agora

o curso Intensivo Metodologias ativas

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores da Educação Básica

Sobre o curso

Como colocar em prática um antigo desejo de todo educador: permitir que os alunos sejam protagonistas da própria aprendizagem?

 

Neste curso, você irá conhecer as metodologias Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos. Elas oferecem orientações e servem de modelo para transformar o seu planejamento.

 

Com base em estudos de caso reais, a formadora de professores Lilian Bacich vai apresentar estratégias, como sala de aula invertida e rotação por estação de aprendizagem, que promovem maior engajamento dos alunos por meio de uma participação mais ativa na construção de conhecimento.

 

As técnicas estão ancoradas em duas abordagens, o Ensino Híbrido e a Aprendizagem Baseada em Projetos, que apoiam a implementação da BNCC, documento que prevê o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

 

Os Objetivos de aprendizagem desse curso são:

 

- Entender o que são metodologias ativas e como elas se relacionam com a BNCC

- Identificar características relacionadas a estratégias de metodologias ativas.

- Estruturar propostas com base nas metodologias de Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos

O que você vai aprender

Trabalhe o aprendizado do aluno de forma compartilhada

A aula fica ainda mais instigante quando o aluno é protagonista do conhecimento

  • Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos
    10 horas
  • Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
    40 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre o autor

Lilian Bacich

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola e tem experiência na formação de professores. Atualmente, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade educacional, voltada para a formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades.  

Harley Sato

Harley Sato

Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando na mesma instituição. Trabalha como formador de professores, coordenador de área em projetos de formação, autor de currículos norteados pela BNCC e livros didáticos de Física para os Ensinos Fundamental e Médio. Nos últimos anos, dedicou-se a entender melhor a gestão pedagógica dentro de um ambiente escolar ou corporativo de educação. Defende uma gestão com olhar formativo, que seja próxima ao professor e respeitando a sua individualidade.

Kalina Elis

É formada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez pós-graduação na mesma área e, hoje, cursa o mestrado em Educação. Atua com assessoria pedagógica e formação de professores em escolas privadas e públicas de São Paulo.

Marly Machado Campos

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Durante sua trajetória na docência, Marly buscou maneiras de inovar e desenvolver trabalhos que ampliassem o protagonismo dos estudantes. Foi coordenadora do laboratório de Física e criadora do currículo de STEAM do Colégio Bandeirantes e membro do Grupo de Reelaboração do Ensino Física do Instituto de Física da USP.

Ilustração de um certificado

Certificados que valem a pena!

Todos os nossos certificados vêm com as principais informações e validações necessárias para a sua rede de ensino!

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo